Aventureira renovada
A Honda XRE 300 ABS na linha 2019 traz design renovado, sistema de iluminação full-led e relação peso-potência mais favorável. Para comemorar uma década de mercado, a moto recebeu uma completa reestilização e importantes atualizações tecnológicas, sem perder seu característico espírito aventureiro. Equipada com motor monocilindro bicombustível arrefecido a ar, quatro tempos e 291,6 centímetros cúbicos, a XRE 300 tem 25,6 cavalos de potência a 7.500 rpm e torque de 2,80 kgfm a 6 mil rpm. A transmissão final por corrente está associada a um câmbio de 5 velocidades, conhecido por sua docilidade e robustez, que tem como grande aliada a embreagem multidisco em banho de óleo, de acionamento macio e capaz de suportar eventuais maus tratos, comuns em situações de trânsito pesado e na prática do off-road. A Honda XRE 300 ABS 2019 será oferecida nas novas cores Vermelho (Rally), Verde Fosco (Adventure), Azul Escuro Perolizado e Prata Metálico e chegará às concessionárias a partir de novembro com preços sugeridos de R$ 18.690 (Rally e Adventure) e de R$ 18.200 para as cores azul e prata.
Mobilidade elétrica
A MXF Motors, de Curitiba/PR, acaba de lançar a versão 2019 do MUV (Veículo de Mobilidade Urbana), com acessórios exclusivos. O novo modelo – uma espécie de patinete elétrico – agrega duas bolsas opcionais para armazenagem destinadas a condutores que, por exemplo, utilizam o MUV para o trabalho ou ir ao supermercado. Elétrico, o MUV tem motor de 1.600 watts e é fabricado em aço e carbono. A bateria de 48V oferece uma autonomia de 2 horas ou até 50 quilômetros com uso ininterrupto. O veículo atinge velocidade máxima de 50 km/h e não exige habilitação para ser pilotado, podendo trafegar inclusive em ciclovias. A fabricante recomenda o uso de capacete e demais equipamentos de segurança. Pioneira na fabricação de veículos de mobilidade urbana para o mercado brasileiro, a MXF lançou a primeira versão do MUV em 2017, vendendo desde então mais de 5 mil unidades. O preço do MUV é de R$ 4.990.
Acelerada
Líder mundial no segmento de motocicletas de média cilindrada, a Royal Enfield competiu na Bonneville Salt Flats, em Salt Flats, nos Estados Unidos, e alcançou a marca recorde de 252,75 km/h com uma máquina projetada especialmente para o evento. A motocicleta Bonneville Racer foi desenvolvida em colaboração com a S&S Cycle e a Harris Performance e mostra todo o potencial dos novos motores de 650cc de dois cilindros da Royal Enfield, reforçando a reputação e o potencial de customização dos modelos da marca. O feito foi alcançado por Cayla Rivas, uma piloto de 18 anos. A Bonneville Racer passou por 22 testes antes de atingir a velocidade de 212,4 km/h sem uso de óxido nitroso. A capacidade do motor, contudo, levou a equipe a tentar voos mais altos. Com mudanças no sistema de transmissão e ajuste de distância entre-eixos, veio a marca de Cayla – recorde com confirmação ainda pendente por parte da Federação Internacional de Motociclismo (FIM).
Na festa alheia
Para a Honda, o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo serviu também seus mais recentes lançamentos em motocicletas para o mercado nacional. A marca japonesa está mostrando no SP Expo os modelos CB 1000R, GL 1800 Goldwing Tour, PCX 150, a superesportiva CBR 1000RR Fireblade SP e a maxi-scooter X-ADV. As motocicletas são parte indissociável da história da Honda, surgida em 1946. Foi por meio das motos que a marca oriental ganhou notoriedade mundial. Sob o comando de seu fundador, Soichiro Honda, o desafio de oferecer produtos de qualidade, confiabilidade e desempenho foi incorporado à alma da empresa. A consequência foi o reconhecimento de clientes de todo o planeta. Apenas 10 anos depois de sua fundação, a Honda se tornou a maior fabricante mundial de motocicletas, condição que preserva até os dias de hoje.