A linha Sprinter da Mercedes-Benz estreou em 1995 na Alemanha e está agora em sua terceira geração. No Brasil, o lançamento do produto foi em 1997, com opções de vans de passageiros, furgões e chassis para transporte de carga, distribuição urbana e prestação de serviços. Já foram vendidas mais de 150 mil unidades no mercado brasileiro. A atual geração fez sua estreia no país no final de 2019 e, atualmente, a linha Sprinter apresenta um portfólio com 87 configurações. Em março do ano passado, a Mercedes-Benz Vans lançou no Brasil a nova linha de furgões Sprinter Street 315 CDI com o motor a diesel de quatro cilindros OM654.
Com seu motor turbodiesel 2.0 16V de 150 cavalos a 3.800 rpm e 34,7 kgfm a 1.500 rpm, o furgão Street 315 CDI apresenta uma redução de consumo de combustível de 6% em trechos urbanos e de 11% em trechos rodoviários com relação ao antecessor, o OM651. Acoplado a uma transmissão manual ZF-6S, de 6 marchas, o OM654 também conta com menor emissões de poluentes, agora 5% mais potente e com torque 3% a mais, se comparado ao anterior. Com um tanque de combustível de 71 litros, a Sprinter alcança uma autonomia que ultrapassa os 700 quilômetros em ambiente urbano.
A geração de motores OM654 foi desenvolvida com características de melhor desempenho, mais silencioso e com menos vibrações. Visando a reduzir o atrito do motor, o bloco é 100% de alumínio e conta com a combinação de pistões em aço com perfil escalonado. O novo motor apresenta a recirculação dinâmica dos gases de escape por diferentes vias e o pós-tratamento, contribuindo para menores taxas de emissões.
Primeiras Impressões
Pelos fretes da vida
Limeira/SP – O teste do Sprinter 2.0 CDI 315 Street Furgão de 7,5 metros 2024 foi feito nas estradas do entorno do Centro Logístico da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil, localizado na cidade paulista de Limeira. Com PBT de 3.500 quilos, o modelo está disponível em todos as concessionárias da marca com o preço público sugerido a partir de R$ 270 mil.
O motor OM654, com potência de 150 cavalos e um bom torque de 34,7 kgfm disponível já aos 1.500 giros, é ágil e forte para rodar na cidade. Trabalha em harmonia com a transmissão mecânica de 6 marchas ZF-6S, com engates precisos e conhecida do mercado por sua robustez. O Sprinter 2.0 CDI 315 Street Furgão apresenta performances convincentes em trechos urbanos e mistos, cumprindo o objetivo de viabilizar entregas mais rápidas e seguras. Esse “powertrain”, além de apresentar menor consumo de combustível em comparação ao antecessor, supera todos os requisitos de emissões do Proconve L7, atingindo nota “A” do Ibama nesse aspecto.
O conjunto, que já foi testado e aprovado nos mercados mais exigentes, possibilita uma operação suave e confiável, reduzindo o nível de estresse do motorista – característica que também é reforçada pela boa habitabilidade da cabine e pela generosa visibilidade proporcionada. A cabine é um amplo “escritório”, e os bancos são bastante ergonômicos, com uma posição de direção que não cansa o motorista. Destaque para a central multimídia e o sistema MUBX, que tem tela grande e muitas opções de configurações.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: