Centena comemorada
Novo integrante da família de caminhões leves da Volkswagen, o Delivery 13.180 acaba de fechar a primeira grande encomenda. Foram contratadas cem unidades para operar na distribuição de bebidas pelo país. Equipado com terceiro eixo, o modelo é mais leve que sua versão anterior e tem a maior capacidade de carga de sua categoria. O Delivery 13.180 tem peso bruto total (PBT) de 13,2 toneladas, tendo sido projetado de acordo com a legislação de circulação de Veículo Urbano de Carga (VUC) nas cidades onde há restrição de tráfego. Seu motor Cummins ISF, de 3,8 litros e com tecnologia SCR, foi desenhado com robustez sob medida e entrega torque máximo de 61,2 kgfm e 175 cavalos de potência. No trem de força, o Delivery 13.180 conta ainda com a transmissão manual ESO-6206, com 6 velocidades.
Nas ruas cariocas
Empresas de transporte coletivo da cidade do Rio de Janeiro adquiriram 300 unidades do urbano Apache Vip, ônibus líder de vendas da Caio Induscar e do país. A cidade do Rio de Janeiro tem aproximadamente 7 milhões de habitantes e, para atender à essa crescente demanda, foi firmado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta), entre a Prefeitura Municipal e o Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas do município. Dentre as especificações, está a renovação da frota até 2020, com
ônibus que tenham itens de tecnologia e segurança, além da mudança de padronização visual, na qual cada empresa é representada por uma cor diferente, facilitando a identificação da linha pelos passageiros nos pontos. As 300 unidades do Apache Vip, algumas já entregues e outras em produção, contam com ar-condicionado, carregadores USB em cada assento, sistema wi-fi, poltronas ergonômicas e lâmpadas em leds para iluminação da carroceria. Elevador e assentos para pessoas com deficiência (PCD), mobilidade reduzida e idosos garantem a acessibilidade.
Entrada social
A Volkswagen Caminhões e Ônibus venceu a licitação para entrega de 500 micro-ônibus ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Os veículos poderão ser adquiridos por prefeituras de todo o país, no período de um ano. As primeiras 54 unidades foram entregues em Brasília. O veículo disponível para a compra na licitação é o micro-ônibus Volkswagen configurado para atender às regiões rurais do Brasil, o Volksbus 8.160 ODR, o mesmo do programa federal Caminho da Escola. O modelo conta com carroceria Neobus, oferece acessibilidade via DPM (Dispositivo de Poltrona Móvel) e tem capacidade para transportar 25 pessoas. A aquisição dos veículos pelo MDS tem a finalidade de viabilizar a realização das ações da assistência social, beneficiando os usuários e as equipes multidisciplinares referenciadas à rede de proteção social básica e especial integrantes do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O objetivo dessa rede socioassistencial é identificar e direcionar programas e benefícios a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade.
Areias escaldantes
A Mercedes-Benz do Brasil fechou mais um negócio na região do Oriente Médio. A marca da estrela de três pontas vendeu 40 caminhões semipesados Atego 1726 4×4 para Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Os Atego foram enviados à Emirates Motor Company, concessionária credenciada da Mercedes-Benz na cidade árabe, para venda à clientes que atuam no transporte de água, óleo e gás, serviços municipais, transporte de cargas e construção civil. Todas essas aplicações são caracterizadas como mistas de curtas ou médias distâncias, envolvendo cidade, vias não pavimentadas e deserto. Para atender às demandas do mercado externo, o Atego 1726 4×4 Euro 5 e também o Atego 1725 4×4 Euro 3 ganham customizações para qualquer condição e terreno. Para Abu Dhabi, os modelos saem de fábrica com pneus largos supersingle 365/85, a fim de aumentar a eficiência nas operações fora-de-estrada no deserto, escape vertical, iluminação externa de emergência no teto da cabina (giroflex) e painel de instrumentos com idioma árabe.