Aposta na transição
A GWM apresentou uma visão otimista de sua atuação no Brasil com a proposta do programa “Mobilidade Verde”. Na avaliação da GWM, a indústria automotiva nacional tem dois anos para se preparar para uma nova era, desenvolvendo tecnologia local de última geração e criando a infraestrutura que os consumidores precisam para os carros híbridos e 100% elétricos. “Por ora, é muito importante a importação destes modelos para criar um mercado, já que ninguém produz carros 100% elétricos no Brasil. Estamos vendendo muito bem com os carros vindo da China, mas queremos criar uma nova cultura de produção dos eletrificados aqui”, afirma Ricardo Bastos, diretor de Assuntos Institucionais da GWM. A montadora apoia a estratégia de promover uma verdadeira reindustrialização do setor automotivo brasileiro. “Esta é a oportunidade para o Brasil atrair investimentos em engenharia de última geração, tornando o país um polo exportador de veículos elétricos. E a GWM pretende fazer isso com um foco muito grande também na sustentabilidade da nossa fábrica. Quanto à nossa participação de vendas no Brasil, ela ainda é pequena, mas sólida e crescente. De fato, as outras montadoras estão preocupadas é com o trabalho que estamos fazendo. Quem não enxergar que o carro a combustão é coisa do passado, estará perdido”, arremata Bastos.
Terceira onda
A Nissan coloca no mercado a linha 2024 do Kicks, com destaque para a série especial XPlay, trazida pela terceira vez. Com preço de R$ 140.490, a série tem visual exclusivo, detalhes com apelo esportivo e com a cor Preto Premium e teto em Vermelho Malbec. A nova XPlay se coloca entre a Advance (R$ 132.990) e a topo de linha Exclusive (R$ 146.790). Produzida em Resende, no Estado do Rio de Janeiro, assim como toda a linha Kicks, a edição limitada com a assinatura “XPlay” está visível nas soleiras das portas, acima do acabamento da placa na tampa do porta-malas e nos bancos dianteiros. No teto, surge um aerofólio com estilo esportivo e desenhado especificamente para a versão. Os diferenciais da parte traseira são complementados com novos adesivos no canto superior das colunas “C”. O motor é o mesmo de toda a família, um 1.6 aspirado com 113 cavalos de potência e 15,3 kgfm de torque com etanol, associado ao câmbio tipo CVT.
Cavalaria solta
A Ford reuniu no Salão de Detroit, pela primeira vez, todas as versões da nova geração do Mustang, incluindo a GTD, modelo de rua mais rápido já produzido do mais famoso “muscle car”, com motor 5.2 V8 superalimentado com mais de 800 cavalos de potência e um inédito sistema de redução de arrasto, aliado à transmissão automática de dupla embreagem de 8 marchas e à tração traseira. Chamada pela marca norte-americana de aerodinâmica ativa, ela é proibida nos modelos da categoria GT3, na qual o Mustang GTD tem como base. Ou seja, o carro de rua tem mais recursos que o Mustang GT3 feito para as pistas. O sistema de redução de arrasto conta com atuadores hidráulicos que variam o ângulo da asa traseira e ativam os flaps dianteiros para encontrar o equilíbrio ideal do fluxo de ar, seja para privilegiar a velocidade nas retas ou para aumentar a “downforce” (pressão do ar de cima para baixo) nas curvas. Cada superfície e abertura da carroceria são funcionais, com parte do ar direcionada para resfriamento, outra para a aerodinâmica e aderência. A carroceria oferece boa distância em relação ao solo para encarar as lombadas e outras imperfeições do chão. Colocado na pista, pode ser rebaixado em quatro centímetros.
A arte dos novos Mini
O estúdio de design da Mini convidou o artista de colagem Constantin Prozorov, de 36 anos, alemão nascido no Cazaquistão e que vive em Paris, para criar uma apresentação da nova família de modelos da marca britânica pertencente ao BMW Group. Durante mais de um ano de parceria entre o artista e o estúdio de design da Mini, foram criadas três colagens que posicionam os futuros modelos totalmente elétricos da marca no centro do palco, em meio a ilustrações e animações, desde o colorido telhado imponente do palco para o novo Mini Cooper, passando por uma paisagem rica em água com área de piquenique para o novo Countryman, até um ambiente urbano brilhante e animado para mostrar o futuro Mini Aceman. Os resultados da parceria foram apresentados no IAA Mobility 2023, em Munique. O BMW Group anunciou um novo investimento de mais de 600 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 3,6 bilhões) nas fábricas da Mini em Oxford e Swindon, na Inglaterra.
Já no porto
A Seres Brasil recebeu as primeiras unidades do Seres 5 BEV, um SUV de propulsão 100% elétrica. Com potência de 585 cavalos, o carro acelera de zero a 100 km/h em 3,7 segundos e pode chegar a 200 km/h. Os veículos chegaram ao Brasil pelo porto de Vitória (ES). O preço é de R$ 419.900, mas se o comprador quiser, o modelo pode vir blindado de fábrica. De acordo com a marca chinesa nascida no Vale do Silício, na Califórnia, o Seres 5 oferece alto nível de conforto e comodidade. Com 4,71 metros de comprimento, 1,9 metro de largura e 1,62 metro de altura – com espaço para cinco pessoas -, o carro é o único da categoria com tela de LCD de 12,3 polegadas para controle das funções de direção, tela de LCD de 15,6 polegadas no console central para todas as demais funções e sistema multimídia que permite conectividade para Apple CarPlay (sem fio) e Android Auto (com fio). A bateria de lítio ternário de 90 kW pode ser carregada em eletroposto (70 kWh DC) em 36 minutos, de 20 a 90% da capacidade. O modelo tem autonomia de 530 quilômetros no Exterior. No Brasil, isso deve cair porque os padrões do Inmetro são mais rigorosos.
Parque energizado
Pelo segundo ano seguido, o Parque do Ibirapuera, na capital paulista, recebeu o Electric Days, realizado de 21 a 27 de setembro. Além de servir como palco para o lançamento do Renault Megane E-Tech, o mais recente 100% elétrico da marca francesa desembarcado no Brasil, o evento debateu eletrificação veicular e soluções de mobilidade e apresentou o novo logo da fabricante. “Fazer novamente o Renault E-Tech 100% Electric Days no Ibirapuera é motivo de grande orgulho para nós”, explicou Ricardo Gondo, presidente da Renault. A marca francesa tem mais de dez anos de experiência na concepção, no desenvolvimento, na fabricação e comercialização de veículos elétricos, com mais de 450 mil “verdes” circulando por todo o mundo. Também estiveram presentes o novíssimo Kangoo E-Tech e um Kwid E-Tech, que integra uma parceria com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) para a estruturação de uma frota de veículos elétricos compartilhados. O projeto iniciado em março alcançará 30 veículos até o final deste ano, via aplicativo Mobilize Share.
Válida em Portugal
Motoristas brasileiros que moram em Portugal terão a possibilidade de usar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) emitida no Brasil sem necessidade de troca do documento pelo do país europeu. O mesmo ocorrerá com portugueses dirigindo no Brasil. A medida de acordo de reciprocidade foi assinada pelo Ministro dos Transportes, Renan Filho, pelo embaixador brasileiro Raimundo Carreiro e pelo Ministro das Infraestruturas de Portugal, João Galamba. “É um acordo muito importante para os dois países”, afirmou Renan Filho, logo após a assinatura, completada no final do roadshow “Brasil Transport Invest – Portugal”, em Lisboa.
Como funciona o acordo:
– O documento de habilitação deve ser emitido no Brasil ou em Portugal.
– Ter menos de 15 anos de emissão.
– O portador do documento deve respeitar a legislação local.
– Serve para condutores com até 60 anos de idade.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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