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Para quem roda

No dia 16 de setembro é celebrado o Dia Nacional do Caminhoneiro, profissão de extrema importância e que desempenha papel fundamental no transporte de produtos essenciais em todos os setores da economia. “A Dunlop tem sido uma parceira constante dos caminhoneiros brasileiros e continua empenhada em fornecer os melhores produtos, aprimorando a performance e a confiabilidade dos pneus utilizados por esses profissionais. Nessa celebração do Dia do Caminhoneiro, trouxemos orientações práticas e rápidas para que possam enfrentar as estradas com maior tranquilidade”, explica Rodrigo Alonso, diretor de Vendas e Marketing da Dunlop, marca do grupo japonês Sumitomo Rubber Industries, que atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo.

Dicas para os caminhoneiros

1) Atenção ao peso e à velocidade: evitar sobrecarga e excesso de velocidade é crucial, tendo em vista que o excesso de peso em relação à configuração do veículo pode ocasionar acidentes. 

2) Rodízio adequado dos pneus: é fundamental compreender o manual do fabricante para fazer um rodízio adequado dos pneus, levando em consideração que os veículos podem ter requisitos específicos. 

3) Avaliar as rodas e válvulas antes da montagem dos pneus: é importante escovar e pintar as rodas para eliminar ferrugem e usar pasta vegetal sem água para montar os pneus usando ferramentas de qualidade. 

4) Substituição no momento oportuno: manter uma verificação regular dos pneus é de suma importância para determinar o momento certo para substituições. Para que haja maior aproveitamento da carcaça no momento da recapagem, priorizar a remoção dos pneus com no máximo quatro milímetros de profundidade de sulcos da banda de rodagem.

5) Combinação precisa de pneus duplos: para garantir uma eficiência máxima dos pneus, é crucial harmonizar o desempenho nos eixos de tração e eixos livres. Pneus duplos devem compartilhar características idênticas, como tipo de construção, dimensões, marcas, larguras, diâmetros e padrões de desenho, além de terem profundidades de sulco iguais. 

6) Alinhamento e balanceamento adequados: o alinhamento e o balanceamento corretos das rodas contribuem para um desgaste uniforme dos pneus, reduzindo o consumo de combustível e prevenindo o gasto prematuro dos componentes da suspensão. 

7) Manter a revisão do sistema de freios e suspensão em dia: esse cuidado é fundamental para garantir a segurança durante a viagem e contribuir para maior vida útil do pneu.   

Reutilização racional

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A PepsiCo, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo, traz mais um avanço em sua agenda ESG, que chama globalmente de PepsiCo Positive (pep+), agora com foco na distribuição de seus produtos. A companhia acaba de anunciar a evolução de sua frota, com a implementação de mais de 400 caminhões com seus baús feitos à base de BOPP – plástico flexível de embalagens de snacks, além de PET de garrafas recicladas de em sua composição junto à fibra de vidro. O projeto integra também a instalação de painéis solares de filmes fotovoltaicos orgânicos (Organic Photovoltaics – OPV) – uma tecnologia pioneira no país para frotas e que garante a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) em mais de 250 desses veículos. Por meio do investimento nos painéis solares em parceria com a Sunew – fabricante brasileira dos painéis solares orgânicos (OPV) -, parte do combustível que seria consumido pelos caminhões agora será substituído por energia zero carbono, captada por meio de painéis instalados no teto dos veículos e fabricados com um filme tecnológico que propicia a recarga constante da bateria, inclusive com o veículo desligado. A instalação dos painéis solares OPV nos caminhões da frota da PepsiCo foi feita pela Facchini. A empresa instala kits plug-and-play para três modelos de veículos usados pela PepsiCo em sua operação e tem a capacidade de adaptar o sistema para atender a qualquer modelo usado. A Facchini também foi parceira da PepsiCo no projeto de desenvolvimento do baú de caminhão que leva vários materiais reciclados.

Sinal verde na Amazônia

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O sistema de transporte coletivo de Manaus renovou sua frota com 125 ônibus Mercedes-Benz Euro 6. Trinta unidades da nova frota são do O 500 M Super Padron, maior chassi da categoria 4×2 urbano do mercado brasileiro, para carrocerias de 14 metros e para até cem passageiros. O primeiro ônibus elétrico a baterias a circular na cidade de Manaus, capital do Amazonas, foi montado sobre o chassi Mercedes-Benz O 500 U Low Entry. Trata-se de um veículo produzido pela Eletra, e começou a circular no início deste mês, na linha que faz a ligação da Universidade Federal do Amazonas com o centro da cidade. Da atual renovação de frota, 40 ônibus já foram entregues, com o restante previsto até o final deste ano. “Com seu primeiro ônibus elétrico, Manaus dá um belo exemplo de sintonia com a preservação ambiental e a descarbonização na mobilidade urbana. Ao mesmo tempo, merece total reconhecimento por também dirigir foco à renovação da atual frota de urbanos a diesel com modelos Euro 6, que reduzem as emissões de poluentes”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Carga de otimismo

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A Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir) atualizou a previsão de desempenho do setor para 2023. A entidade acredita que este ano poderão ser emplacados 145 mil produtos, ante 135 mil unidades da estimativa anterior. “A redução na taxa de juros somada à procura de produtos pesados com quarto eixo poderão influenciar positivamente nosso mercado em 2023”, explica José Carlos Spricigo, presidente da Anfir. O segmento de reboques e semirreboques deverá ser responsável pelo crescimento acima da previsão inicial. O setor poderá entregar 85 mil produtos, ante os 75 mil previstos inicialmente. “Temos uma conjunção favorável de fatores que deverá dar suporte a esse crescimento”, acredita o presidente da Anfir.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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