Eletromobilidade no Sul
A primeira Eletric Move – Mostra de Veículos e Mobilidade Elétrica do Rio Grande do Sul – está programada de 1º a 3 de setembro, no Centro de Eventos do Parque de Exposições da Festa da Uva, em Caxias do Sul. A expectativa é de que mais de 20 mil pessoas compareçam aos estandes dos mais de 20 expositores. A entrada para o público é gratuita, com sugestão de doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul. A Eletric Move terá exposição de veículos elétricos, passando do ônibus e do caminhão a carros de passeio e off-roads, patinetes, bicicletas, karts, motos, vans e cadeira de rodas. Várias empresas e entidades já confirmaram presença na mostra, como a Marcopolo, a Ford, a FNM, a Arrow, o Badesul, a Brazmaq, a DFSUL Veículos e Serviços, a Iesa Veículos, a Inova RS, a Mercosul Motores, a Nissei Veículos, o Sebrae e o Senai. Haverá ainda congressos e palestras durante os três dias da Eletric Move.
Novas versões
A Hyundai Motor Brasil está apresentando novas versões do SUV compacto Creta, produzido em Piracicaba (SP). Assim como já ocorreu com o HB20, as denominações Plus e Safety foram acrescidas ao Creta para identificar as novas configurações. Apresentado aos brasileiros no Salão de São Paulo de 2016, o Creta tornou-se um sucesso no Brasil, algumas vezes até superando as vendas do carro-chefe da fabricante sul-coreana, o HB20. Neste ano, o Creta teve 35.262 unidades emplacadas de janeiro a julho, colocando-se na oitava posição entre os carros de passeio. Com preço de R$ 135.890, a nova Comfort Plus 1.0 TGDI traz sensor de estacionamento traseiro e novidades no pacote visual, com destaque para a grade frontal hexagonal com acabamento em cinza fosco. Dentro, o modelo passa a contar com maçanetas e botão de freio de mão em cromo acetinado. Já a Platinum Safety 1.0 TGDI, com preço de R$ 158.890, oferece o pacote de segurança avançada Smartsense, com funções como frenagem automática, assistente de permanência e centralização em faixa, farol alto adaptativo e detector de fadiga. O Creta tem ainda o motor 2.0 16V Flex na topo de linha Ultimate (R$ 179.890), com câmbio automático de 6 marchas em todas as versões.
Para ganhar as ruas
A BMW M (Motorsport) encerrou os testes de desenvolvimento do X5 M Competition e do X6 M Competition. Os novos utilitários esportivo e SUV-cupê de luxo estreiam o motor V8 com tecnologia híbrida leve de 48V e têm atualizações no design externo e no sistema iDrive, complementado pelo BMW Curved Display e o BMW Operating System 8. A tecnologia híbrida leve dos dois carros está integrada à transmissão M Steptronic de 8 marchas, fornecendo até 9 kW (13 cavalos) de potência e 20,5 kgfm de torque adicionais, funcionando como um gerador de partida montado no virabrequim. No total, o novo “powertrain” conta com 460 kW (625 cavalos) de potência a 6 mil rotações por minuto e 75,4 kgfm de torque de 1.800 a 5.800 rpm. Tanto o X5 M Competition quanto o X6 M Competition aceleram de zero a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. De acordo com a marca bávara, a natureza mais forte do sistema de acionamento pode ser sentida como uma “explosão” nas reacelerações.
Fórmula Leopardo
A chinesa BYD, maior fabricante mundial de veículos de energia limpa, acaba de apresentar sua nova marca de veículos personalizados, a Fangchengbao, juntamente com a sofisticada tecnologia Plataforma Super Híbrida DMO (Dual Mode Off-Road). O primeiro modelo da nova marca é o Bao 5, um SUV híbrido. No evento de apresentação da nova marca, foram mostrados ainda os conceitos Bao 8 e Bao 3. Aliás, os carros podem ser chamados também de “Leopardo”, o real significado do fonema chinês “Bao”, enquanto “Fangcheng” pode ser traduzido como “Fórmula”. A plataforma DMO funde a bateria Blade à estrutura de aço de alta resistência, evoluindo para a tecnologia Cell to Chassis (CTC), aumentando a segurança da bateria – e do próprio carro – durante o off-road severo. O Bao 5 tem um motor a gasolina como gerador e um conjunto de elétricos com uma potência combinada de quase 700 cavalos. Mas o que mais chama a atenção no novo modelo é o torque, de 3.250 kgfm. Isto mesmo!
Rebelde com causa
A Lamborghini “retirou o pano” para desvendar seu primeiro veículo 100% elétrico, o magnífico Lanzador. Apresentado na Monterey Car Week, na Califórnia, o carro-conceito com “cara” de furioso tem a concepção inédita GT de 2+2 lugares, com uma altura bastante elevada em relação ao solo. “Com o Lanzador, inauguramos um novo segmento de automóvel: o dos Ultra GT, que oferecerá aos clientes uma nova experiência de condução Lamborghini, sem paralelo, graças às tecnologias pioneiras”, afirmou Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Automobili Lamborghini. Segundo a marca italiana, o Lanzador tem um MegaWatt de potência, equivalente a 1.300 cavalos, e conta com as melhores tecnologias existentes atualmente na mobilidade elétrica. O Lanzador não é um mero capricho de designers e engenheiros. Ele fornece uma antevisão concreta do veículo de produção que a Lamborghini lançará em 2028, produzido em Sant’Agata Bolognese, na região de Emília-Romanha, na Itália.
Radical ao extremo
A Maserati também aproveitou a Monterrey Car Week, na Califórnia, para revelar o MCXtrema, um “bólido” projetado para as pistas, sem homologação (por enquanto) para desfilar pelas ruas e estradas. O carro tem 730 cavalos de potência saído de fábrica, ainda sem a preparação para a competição. “O Maserati MCXtrema foi criado com o propósito de oferecer um produto incrível e exclusivo, que pode estabelecer um novo paradigma para os nossos carros de competição. O projeto é dedicado a uma clientela específica que está atenta aos detalhes mais distintos, passando pelo design inovador e exclusivo. O MCXtrema personifica o espírito esportivo típico da Maserati e assinala um novo caminho para a nossa marca, focado na fabricação superlativa e capaz de se destacar no mundo da produção de automóvel de luxo com o seu desempenho intransigente”, comemora Davide Grasso, CEO da Maserati. Nunca se deve esquecer que o argentino Juan Manuel Fangio conquistou seu quinto título na Fórmula-1, em 1957, a bordo da lendária Maserati 250F1.
Mais tecnológica
Enquanto prepara o lançamento oficial da Silverado no mercado brasileiro, a Chevrolet revela o conteúdo de conectividade que a nova picape grande da marca norte-americana terá. Depois de popularizar tecnologias como Android Auto e Apple CarPlay, sistema de concierge com o OnStar, apps para comandar funções do carro à distância e atualização remota de sistemas eletrônicos, a Chevrolet promete que a Silverado atingirá um novo patamar nesses quesitos com o lançamento do Google Built-in. Esse sistema conecta-se automaticamente ao perfil digital do usuário para importar da nuvem desde os apps preferidos, passando por sua relação de destinos até a agenda pessoal, operando de forma independente e não necessitando da conexão de um smartphone para funcionar. O Google Built-in possibilita ainda comandar itens como o ar-condicionado, o sistema de áudio por comando de voz e interage com a tecnologia com base em Inteligência Artificial para consultar sobre a previsão do tempo, por exemplo. A Silverado terá motor 5.3 V8 a gasolina e será exibida ao público pela primeira vez na Expointer, feira agropecuária que será realizada de 26 de agosto a 3 de setembro em Esteio (RS).
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: