Às vésperas do início da trigésima primeira edição do Rally dos Sertões, que se inicia no dia 11 de agosto na cidade pernambucana de Petrolina, a Mitsubishi Motors apresenta a série especial L200 Triton Savana Sertões. Desenvolvida em parceria com os organizadores do maior rali das Américas, o modelo será produzido sob encomenda na fábrica da Mitsubishi na cidade goiana de Catalão, com preço partindo de R$ 311.990. A série Sertões já foi lançada em anos anteriores do evento e está disponível no site da Mitsubishi Motors, trazendo uma série de detalhes exclusivos que fazem alusão à competição.
Por fora, a picape tem a nova cor Cinza Concrete Spot com detalhes em laranja, mesma cor usada no emblema oficial do Rally dos Sertões. Na parte da frente, o Laranja Sertões está presente em faixas que saem da parte superior da grade e percorrem todo o capô. O “skid plate” na parte inferior da dianteira do modelo também recebeu a cor da série especial, que contrasta com o preto brilhante de parte da grade. Um bagageiro com acabamento X-Liner antirriscos e identificação “Savana” tem capacidade de até 50 quilos. Ele carrega uma exclusiva prancha de desencalhe de cor preta, para situações de off-road extremo. As rodas em liga leve de aro 17 polegadas foram pintadas em preto com um pequeno detalhe em laranja, com pneus Goodyear Duratrack 265/70R17, projetados para enfrentar situações severas de fora-de-estrada. A série Sertões traz um adesivo em preto e laranja com o emblema “4×4”, que reveste todo o espaço de entre-eixos na parte inferior da lateral da picape. As maçanetas receberam acabamento em preto e um adesivo laranja com a logomarca “Sertões” no final da caçamba, próximo à lanterna. A traseira é marcada ainda pelo logo do Sertões colocado bem abaixo do badge com o nome da versão da picape, colado na tampa da caçamba, na qual a maçaneta teve o acabamento cromado tradicional substituído por um preto brilhante.
No interior, destaque para o revestimento em borracha vulcanizada no assoalho. De fácil lavagem, o revestimento é indicado para situações de fora-de-estrada. O painel central recebeu detalhes de acabamento em laranja brilhante, assim como as saídas de ar e a moldura do sistema de transmissão. O contraste dos detalhes em laranja é evidenciado no revestimento das portas, todo em preto. O sistema de entretenimento é da marca JBL, com tela sensível ao toque de 7 polegadas. Pode ser integrado aos smartphones por meio das tecnologias Apple CarPlay e Android Auto para espelhar uma série de aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify. O ar-condicionado conta com saídas colocadas no teto, que permitem a refrigeração de toda a cabine, captando o ar refrigerado da primeira fileira e transferindo trás. Os passageiros do banco traseiro podem ajustar a intensidade da ventilação em até quatro níveis, por meio de um comando localizado no teto. O seletor de temperatura é digital de duas zonas, permitindo ajustes diferentes para o motorista e o carona.
A proposta da picape é reunir o conforto e dirigibilidade de um SUV de luxo com a capacidade 4×4 presente no modelo desde sua primeira geração, apresentada há mais de 40 anos. O sistema de suspensão da L200 Triton Savana Sertões é independente na dianteira e com eixo rígido na traseira. O sistema Super Select 4WD-II (SS4-II) oferece ao motorista quatro modos de operação incluindo a reduzida: “2H” – usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave –, “4H” – para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serra e em condição de chuva, com o sistema distribuindo automaticamente a tração entre os dois eixos, por meio do diferencial central –, “4HLc” – para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência como terra e cascalho – e “4LLc” – para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama. Ela ainda conta com o “Off-Road Mode”, preparando a picape para ficar mais resistente para terrenos mais severos, e o controle de descida em rampas (HDC). A versão da L200 tem ângulo de entrada de 32 graus, de saída de 23 graus e “brake over” de 25 graus, com capacidade de submersão de até 70 centímetros. Para situações em que uma ou mais rodas estão sem o contato com o chão, a picape conta com o sistema ativo de controle de tração (ATC). O bloqueio do diferencial permite que as rodas de trás recebam tração de forma idêntica, sendo muito útil em atolamentos ou quando uma delas não esteja em contato com o solo.
O motor que equipa todas as versões da L200 é o 2.4 turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio. O propulsor traz a tecnologia de válvulas variáveis MIVEC e turbina de geometria variável, desenvolvendo 190 cavalos de potência e torque de 43,9 kgfm. A série especial L200 Triton Savana Sertões traz um sistema de transmissão automática de 6 marchas, com opção para trocas sequenciais por meio de “paddles shifters” localizados atrás do volante.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: