Divulgação

No embalo do programa

A Mercedes-Benz do Brasil anunciou a primeira grande venda de caminhões e ônibus no âmbito da Medida Provisória 1.175 de 2023. O programa de renovação de frota estabelece um mecanismo de desconto, patrocinado pelo Governo Federal, para facilitar a compra de veículos mais sustentáveis por autônomos e pessoas jurídicas. As primeiras vendas envolvem 110 ônibus, sendo 90 modelos urbanos OF 1721 para a Suzantur e 20 rodoviários O 500 RSD para a Viação Itapemirim, empresas do mesmo grupo. No segmento de caminhões, são seis modelos extrapesados para a empresa capixaba Carga Pesada Engenharia e Transportes: cinco Axor e um Actros. A solenidade contou com a presença do vice-presidente e (Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Orlando Morando, prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Claudinei Brogliato, CEO da Suzantur, James Bellini, presidente do Conselho de Administração da Marcopolo, e Aroaldo Oliveira da Silva, diretor-executivo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. “Estamos colocando em circulação 110 ônibus novos e tirando das ruas 110 veículos velhos, com mais de 20 anos de fabricação. Ou seja, as estradas brasileiras e as cidades do Grande ABC ganharão veículos zero-quilômetro. São modelos Mercedes-Benz BlueTec 6, que atendem ao Proconve P8 (Euro 6), que consomem menos combustível, emitem menos poluentes e são mais seguros e eficientes. Esperamos que a medida provisória seja uma ponte até chegarmos a um cenário econômico melhor, com juros mais baixos, crédito mais acessível e um PIB mais otimista”, explica Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Rumo à África

Divulgação

Acabam de desembarcar em solo africano dez novas unidades do chassis Volksbus 17.230 EOD. Os chassis de ônibus produzidos na fábrica da Volkswagen em Resende (RJ) vão para Cabo Verde para atender às demandas do transporte urbano do país africano para o cliente Solatlantico. Com isso, o volume de ônibus Volkswagen em sua frota totaliza 56 chassis, o maior (sem este ‘frota’) da marca em operação naquele país. Na mais recente negociação, os modelos foram encarroçados pela empresa Mascarello. Os modelos exportados para Cabo Verde contam com tecnologia Euro 3 de emissões. No mercado brasileiro, são comercializados os modelos do novo portfólio Euro 6. A Volkswagen Caminhões e Ônibus atua no mercado de ônibus de Cabo Verde desde 2014. Os Volksbus estão presentes em mais de 30 países.

Viés de alta

Divulgação

Quando comemora dez anos de história no Brasil, a DAF bateu a marca de 30 mil caminhões fabricados. A marca holandesa fechou os seis primeiros meses de 2023 com aumento de 18,2% nas vendas brasileiras no comparativo com o primeiro semestre de 2022. Mesmo dentro de um momento de retração do setor, que registrou queda de 12% de janeiro a junho deste ano em relação ao acumulado no período em 2022. Em 2020, a DAF antecipou a adaptação de seus caminhões Euro 5 à tecnologia do Proconve P8/Euro 6. Modelos da linha XF foram preparados para receber as adaptações necessárias e algumas unidades circularam por um período de dois anos de testes para garantir alto padrão de qualidade e desempenho, antes de ser autorizada a entrada em produção. A empresa reduziu seu estoque de Euro 5, ainda no ano passado, para chegar em 2023 como a primeira marca a vender somente modelos Euro 6 no país. “Nossa estratégia de antecipar a nova tecnologia do Euro 6 foi a mais assertiva do mercado e nos garante, atualmente, uma vantagem nas vendas do segmento. Foram dois anos de muitos estudos, rígidos testes em laboratórios, de durabilidade acelerada em pistas específicas e em ambientes controlados, em que foram reproduzidas as condições mais severas das estradas”, celebra Luiz Gambim, diretor Comercial DAF Brasil. 

No interior paulista

Divulgação

A MM Souza, tradicional operador de transporte de passageiros do interior de São Paulo, que atua primeiramente em serviços de fretamento, turismo e transporte coletivo, optou novamente pela Iveco Bus ao renovar a frota com 29 novas unidades da Daily Minibus e dos chassis 10-190 e 150s21. Para a MM Souza, foram entregues cinco Daily 50-170 Vetrato, 18 Daily 45-170 Vetrato, um chassi 10-190 e cinco 150s21, utilizados em serviços rurais para o setor agroindustrial e transporte escolar. A linha Daily Minibus está disponível nas configurações fretamento e turismo, para até 20 passageiros, e Vetrato, podendo adicionar os assentos conforme a necessidade do cliente. “A Daily é uma van com características robustas e de fácil manuseio, tanto operacionalmente quanto mecânica. Nossos clientes acharam os modelos confortáveis, com bom espaço interno”, afirma Marcos Vinícius de Souza, diretor da MM Souza.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA