Divulgação

A Porsche celebra o trigésimo aniversário do tradicional Festival de Goodwood, na Inglaterra, com a apresentação do Vision 357 Speedster. O novo carro-conceito é “irmão” do Vision 357 cupê, com o qual a fabricante alemã lançou suas festividades pelos 75 anos. Em termos de design, o novo modelo é uma homenagem ao 356 – um dos maiores clássicos da marca alemã, produzido entre 1948 e 1965. Tecnologicamente, o Vision 357 Speedster, totalmente elétrico, tem como base o 718 GT4 e-Performance. No geral, a Porsche exibiu mais de 15 modelos novos e clássicos no terreno do Duque de Richmond, em West Sussex, na Inglaterra, de 13 a 16 de julho. Outro destaque foi o 356 Número 1 Roadster, de 1948, o primeiro esportivo da marca. Seis vencedores das 24 Horas de Le Mans também foram exibidos para os fãs de carros esportivos.

Divulgação

Os motores elétricos e a tecnologia da bateria do Vision 357 Speedster vêm do Mission R e o chassi, do 718 GT4 Clubsport. Após sua estreia mundial em Goodwood, o carro-conceito será exibido na edição 2023 do Rennsport Reunion, nos Estados Unidos, no final de setembro. “O Porsche Vision 357 é um aceno para a primeira linha de modelos da história da Porsche, o carro esportivo dos sonhos de Ferry Porsche. E como o 356 se estabeleceu na memória coletiva da marca como um conversível e um cupê, a mesma lógica se aplica ao carro-conceito. O Vision 357 Speedster incorpora a essência da marca: prazer de dirigir e dinâmica de condução combinados com uma forma purista. Assim como o Mission X, que apresentamos há algumas semanas, o novo modelo demonstra que a essência da Porsche está preservada”, comemora Michael Mauer, vice-presidente de Estilo da Porsche.

Divulgação

Diferentemente do Vision 357 cupê, que utiliza o propulsor 4.0 de seis cilindros aspirado com 500 cavalos de potência, o Vision 357 Speedster conversível é empurrado pela nova geração de motores elétricos do Mission R, entregando uma potência combinada de 1.088 cavalos (800 kW). Com sistema de tração integral, o “bólido” pode acelerar de zero a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e chegar à velocidade máxima de 300 km/h, números não muito distantes do carros atuais da Fórmula-1. Ainda não há uma previsão de quando o Vision 357 Speedster entrará em linha de produção em série. O carro-conceito tem o para-brisa curto e atarracado, típico desse gênero de conversível, dando mais ênfase à carroceria monolítica do veículo. Abrangendo o lado direito do modelo está uma capota unilateral comum em esportivos conversíveis. O encosto de cabeça do motorista parece estar suspenso no ar devido ao elemento de proteção em caso de capotamento, feito em carbono, posicionado logo atrás dele.

Divulgação

O conceito bicolor com dois tons de cinza (Marble Grey e Grivelo Grey Metallic) é inspirado em precursores do automobilismo, como nos para-lamas dianteiros usados para proteção contra pedras, enquanto os spoilers dianteiros têm cor mais escura e as rodas da frente também são pintadas em Grivelo Grey Metallic complementado por contrastes em Miami Blue nos mecanismos de liberação rápida no capô. O logotipo do aniversário com o grande “75” e os dois anos “1948” e “2023” repetem a combinação de Grivelo Grey Metallic e Miami Blue. Câmeras substituem os espelhos externos, não mais posicionados nas portas, mas mais à frente, nos para-lamas, assumindo mais uma função aerodinâmica por terem o formato de mini asas. Outros detalhes do design externo do Vision 357 Speedster são familiares ao seu carro-conceito “irmão”: a indicação da luz de quatro pontos na frente tem um estilo redondo evocativo do Porsche 356. As luzes traseiras no Vision 357 conversível ficam atrás de uma matriz padronizada de pontos fresados na própria carroceria. Outro aceno para a primeira linha de modelos da Porsche é o padrão da grade vertical na parte traseira. A terceira luz de freio está integrada no design da grade.

Divulgação

O interior do novo modelo é reduzido ao essencial e totalmente adaptado ao motorista, com uma posição rebaixada do banco como característica essencialmente esportiva, tendo a concha do assento tipo competição – feita em fibra de carbono –  integrada ao chassi. O banco é revestido em Racetex e adota o cinto de segurança de seis pontos na cor Miami Blue. O painel de instrumentos fica no topo da coluna de direção como uma superfície transparente, o volante de competição evoca leveza, enquanto o amortecedor de impacto fica suspenso. Os controles individuais também seguem na cor Miami Blue. Todo o painel e outras superfícies internas do Vision 357 Speedster têm acabamento em fibra de carbono aparente. Como alternativa a um porta-luvas convencional, as alças Miami Blue na parte superior direita podem ser usadas para prender acessórios. Tiras de tecido simples substituem as maçanetas convencionais, para aliviar no peso.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA