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A eletrificação está cada vez mais perto das operações urbanas e faz sentido para a logística de curta distância nas cidades. Em dezembro de 2021, os furgões elétricos Citroën ë-Jumpy e Peugeot e-Expert chegaram juntos ao mercado brasileiro, em um lançamento importante para o projeto de eletrificação dos veículos do conglomerado Stellantis – que reúne ainda as marcas Fiat, Jeep e Ram, além de outras não comercializadas no Brasil. Fabricado na França, o ë-Jumpy Cargo é um furgão com motor elétrico ligado à tração dianteira. O veículo tem espaço para três ocupantes na cabine e capacidade para carregar até mil quilos de carga líquida. O peso bruto total é de 3.500 quilos, permitindo ao veículo ser dirigido por motoristas habilitados com CNH categoria B. No portal da Citroën do Brasil, o ë-Jumpy Cargo é oferecido somente na cor sólida Branco Icy, por R$ 334.990.

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            O motor do furgão é alimentado por um pack de baterias de 75 kWh, que confere a ele uma autonomia de até 330 quilômetros. A potência chega a 136 cavalos e o torque de 26,5 kgfm é instantâneo e está disponível a todo momento, ao toque do acelerador, como em qualquer veículo 100% elétrico. E é isso que faz do e-Jumpy um furgão diferenciado. Na cidade, a agilidade de seu torque poderoso faz a diferença no anda e para do trânsito, conferindo à operação uma facilidade muito grande de direção e uma performance alta. A velocidade máxima do veículo é de 136 km/h. A plataforma permitiu a introdução do conjunto de baterias abaixo do assoalho, garantindo a preservação do volume de carga. As baterias armazenam e fornecem a energia necessária tanto para o funcionamento do motor elétrico quanto para os equipamentos disponíveis no modelo. 

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            A transmissão é automática de uma velocidade e pode ser acionada por um botão simples que fica posicionado perto do painel, bem onde a alavanca de câmbio fica instalada nos veículos convencionais. O e-Jumpy Cargo tem assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de torque, aceleração e estabilidade. O painel conta ainda com mostradores analógicos de nível da bateria e de uso da energia pelo ar-condicionado e ventilador, além da ação da bateria: se ela está sendo usada ou se está se regenerando. Como em qualquer veículo elétrico, o ë-Jumpy faz uso do sistema de regeneração da bateria quando os freios são acionados ou quando o veículo desacelera.

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            O volume de carga transportável no ë-Jumpy é de 6,1 metros cúbicos e a capacidade de carga é de uma tonelada. A largura útil é de 1,25 metro entre as caixas de rodas, podendo transportar paletes. As portas traseiras com abertura de 180 graus e a porta lateral deslizante facilitam o acesso à carga. A altura de 1,94 metro viabiliza acesso a lugares com espaço reduzido e a todos os tipos de garagem. Por dentro, o painel de instrumentos com tela de 3,5 polegadas digital colorida concentra informações como o velocímetro, o modo de condução, a marcha selecionada, o nível de carga das baterias e o consumo de energia. Outro diferencial encontrado é a central de controles de condução, no console central, onde está posicionado o seletor de marchas e-Toggle, que permite escolher entre Park (estacionamento), Rear (marcha a ré), Neutral (neutro) e Drive (condução) e o botão B-Mode, responsável por ativar a função de frenagem regenerativa para preservar ou carregar parcialmente as baterias. Há três modos de direção disponíveis: o “Eco” otimiza o consumo de energia, o “Normal” garante um melhor compromisso entre autonomia e performance e o “Power” prioriza o desempenho, aumentando potência e torque. A central multimídia com tela “touchscreen” capacitiva de 7 polegadas é opcional. 

Primeiras impressões

Para levar até o rock and roll 

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São Caetano do Sul/SP – O furgão elétrico da Citröen foi avaliado durante uma semana por toda região metropolitana de São Paulo, desde o ABC até o Alto Tietê, passando por Guarulhos e pela zona norte da cidade. Rodou exatamente 247 quilômetros e recebeu apenas uma carga na bateria, em uma tomada comum. O veículo foi utilizado em várias situações, incluindo o transporte do equipamento de uma banda de rock. Algumas características do ë-Jumpy agradaram bastante. A primeira delas é a altura, que não passa de 1,94 metro, permitindo que acesse entradas de estacionamentos e garagens de prédios sem problemas. Outro ponto interessante é a dirigibilidade, reforçada pelo bom torque e pela agilidade impressionante. Carregado, o veículo acelera de zero a 100 km/h em menos de oito segundos – nada mal para um utilitário cargueiro.

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            O assistente de partida em rampa e os controles eletrônicos de torque, aceleração e estabilidade conferem segurança ao dirigir o ë-Jumpy. É simples de se parar em um aclive e de arrancar com o furgão carregado sem se preocupar com descidas involuntárias indesejadas. A cabine é bem confortável e a posição de direção se parece com a de um carro de passeio. O volante é o padrão das famílias de comercias leves da Stellantis, sem botões de comando na versão. O cluster é analógico, com cores bem bonitas, e tem uma tela digital colorida ao centro com 3,5 polegadas, no qual são mostradas informações como a velocidade, menus do veículo, autonomia restante e odômetro.

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            Em tomadas de 110V, o veículo carrega completamente em cerca de doze horas. Mas em um carregador de alta capacidade, a carga de 20% a 80% em 100 kWh leva menos de uma hora. O ë-Jumpy fez o transporte de cerca de 700 quilos de equipamentos e instrumentos musicais da banda Rock Dillers entre São Caetano do Sul e o show em Guarulhos, na sede do motoclube Falcões. As operações de carga e descarga do ë-Jumpy são bem tranquilas e fáceis, graças à porta lateral deslizante com dimensões para o acesso de um palete e às portas traseiras, que têm abertura quase total. O veículo tem pontos de ancoragem para a amarração das cargas.

Por Leo Doca, do “Transporta Brasil”, especial para aAutoMotrix – Fotos: Divulgação

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