Divulgação
Novo Nissan Versa 2024: design renovado, muito mais seguro e com novidades tecnológicas

O sedã compacto Versa chega ao Brasil em sua linha 2024 renovado, com versões mais equipadas, mais itens de segurança e conforto e um design mais jovial. Aproximou-se, em alguns aspectos, do médio Sentra, também produzido na fábrica da Nissan em Aguascalientes, no México. Lançado no Brasil em 2011, o Versa nunca teve uma trajetória regular de boas vendas no país. Para estimular a aceitação de seu sedã compacto, a Nissan chegou a fabricá-lo em Resende (RJ), com o nome de V-Drive para poder existir paralelamente à variante – já em outra geração – vinda do México. Em 2019, veio a terceira geração do Versa, encaminhando o V-Drive para sua aposentadoria. Com isso, a fábrica localizada no sul do Estado do Rio de Janeiro passou a produzir apenas o SUV compacto Kicks, trazendo a Frontier da Argentina, o Sentra e o próprio Versa do México e o elétrico Leaf do Reino Unido. Portanto, estava chegada a hora de o Versa ganhar “nova vida” para tentar elevar suas vendas, limitadas a 2.730 unidades de janeiro a maio deste ano, com uma média abaixo de 550 unidades mensais.

Divulgação
Novo Nissan Versa 2024: design renovado, muito mais seguro e com novidades tecnológicas

A linha 2024 do Versa enaltece os predicados do sedã: bom espaço interno, conforto, design modernizado em 2019 e boa capacidade do porta-malas (466 litros). A marca japonesa garante que o Versa está muito mais seguro e equipado em suas três versões, a de entrada Sense, com preço de R$ 105.190, a intermediária Advance, a R$ 114.290, e a topo de linha Exclusive, a R$ 126.590, já disponíveis nas concessionárias. O estilo do Versa 2024 traz uma nova leitura da grade V-Motion e do para-choque dianteiro. O carro estreia também o novo logotipo da Nissan na frente e na traseira. Entre as novidades tecnológicas para a linha 2024 está a inclusão do alerta de colisão frontal e do assistente inteligente de frenagem como item de série.

Divulgação
Novo Nissan Versa 2024: design renovado, muito mais seguro e com novidades tecnológicas

Com 4,49 metros de comprimento, 1,74 metro de largura, 1,46 metro de altura e 2,62 metros de distância de entre-eixos, o novo Versa preserva o “powertrain” formado pelo motor 1.6 16V Flex e pela transmissão Xtronic CVT com cinco marchas simuladas. O propulsor entrega 113 cavalos de potência e torque de 15,3 kgfm quando abastecido com etanol. Segundo a Nissan, trabalhando em baixas rotações, o câmbio tipo CVT ajuda a reduzir o consumo e gera menos ruídos internos. A transmissão incorpora o modo “Sport”, que, acionado por um botão no câmbio, eleva as rotações para proporcionar respostas mais rápidas. Adiciona ainda a função D-Step, para melhorar a sensação de aceleração com a simulação de trocas de marchas em alta rotação. Com a entrada da nova cor Cinza Lunar, o Versa 2024 passa a contar com duas opções sólidas (Preto Premium e Branco Aspen), cinco metálicas (Vermelho Scarlet, Azul Cobalto, Cinza Grafite e Prata Classic e a nova Cinza Lunar) e uma perolizada (Branco Diamond).

Divulgação
Novo Nissan Versa 2024: design renovado, muito mais seguro e com novidades tecnológicas

O Versa incorpora na lista de itens de série os alertas de atenção do motorista, de colisão frontal, cinto de segurança destravado (frontal e traseiros), de tráfego cruzado traseiro e de objetos no banco de trás, o assistente inteligente de frenagem, o sistema de partida em rampa, o monitoramento de ponto cego, o Visão 360 Graus e o detector de objetos em movimento. O sedã compacto é equipado em todas as versões com bancos dianteiros com tecnologia Zero Gravity, volante com regulagem de altura e profundidade, acionamento do motor por botão, retrovisores externos com regulagem elétrica e vidros com acionamento elétrico.

Divulgação
Novo Nissan Versa 2024: design renovado, muito mais seguro e com novidades tecnológicas

A versão Sense ganha rodas de liga leve aro 15 e nova multimídia de 7 polegadas com espelhamento para Apple Car Play e Android Auto, com fio. A variante inicial é equipada de série com a nova chave eletrônica I-Key, o controle de tração e estabilidade, os freios ABS com EBD, o assistente de frenagem, o sistema de partida em rampa, seis airbags, o acendimento automático dos faróis, o comando do piloto automático no volante, o sensor de estacionamento traseiro e o botão push-start. A intermediária Advance acrescenta console central com apoio de braço e entrada USB-C, carregador sem fio, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem de emergência, visão 360 graus com detector de objetos em movimento, rodas de liga leve de 16 polegadas, banco traseiro bibartido 60/40 rebatível, alerta de objetos no banco traseiro, painel central multifuncional de TFT de 7 polegadas com 12 funções, retrovisores externos na cor do veículo com indicadores de direção, isofix e alerta de cinto de segurança (frontais e traseiros). E a “top” adiciona console central com apoio de braço e entrada USB-C, sistema multimídia de 8 polegadas, rodas de liga leve de 17 polegadas com novo desenho, aerofólio traseiro, acabamento de revestimento premium nos bancos preto com azul, volante com acabamento premium, faróis com DTRL em leds, antena tipo tubarão, sinal de parada de emergência, ar-condicionado automático digital, alerta de tráfego cruzado traseiro, monitoramento de ponto cego, alerta de atenção do motorista e carregador sem fio com indicador no console.

Divulgação
Novo Nissan Versa 2024: design renovado, muito mais seguro e com novidades tecnológicas

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA