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Segue o líder

O Volvo FH 540 permanece como líder no mercado brasileiro de caminhões em 2023. O pesado da Volvo mantém sua posição de caminhão mais vendido do Brasil entre todas as classes e marcas, com 2.490 emplacamentos de janeiro a maio. “Nossas vendas da linha Euro 6 começaram logo no início de janeiro, com excelente aceitação dos clientes. Como sempre, os motores que oferecemos no Brasil são os melhores da marca, exatamente os mesmos da Europa. Os transportadores brasileiros não se contentam com versões ultrapassadas. Nossos bons números de entregas evidenciam isso”, avalia Alcides Cavalcanti, diretor-executivo de Caminhões Volvo no Brasil. A nova geração Euro 6 traz importante avanço para atingir essa meta, com severa redução do consumo de combustível. Além da economia de até 8% nos modelos FH, FM e FMX, outra importante evolução da linha Volvo Euro 6 está na nova I-Shift, a caixa de câmbio da marca. Em sua sétima geração, a transmissão recebeu aprimoramentos que resultaram em trocas de marcha até 30% mais rápidas. Os caminhões Volvo da linha F Euro 6 são equipados ainda com o I-See pré-mapeado, tecnologia que, conjugada à I-Shift, utiliza a conectividade para identificar antecipadamente a topografia da estrada e escolher as melhores marchas, sempre de forma automática, para melhorar o desempenho e poupar combustível.

Vai longe

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O caminhão extrapesado elétrico à bateria da Mercedes-Benz para longos percursos está a caminho. A Mercedes-Benz Trucks apresentará a versão de produção do eActros LongHaul no dia 10 de outubro. Em sua estreia mundial, ele chegará com novo design e com seu nome oficial “New eActros 600”. A designação “600” é derivada da capacidade de suas baterias em kWh (quilowatts hora), como nos modelos eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição urbana. A alta capacidade das baterias, juntamente com um novo e eficiente eixo-motor elétrico desenvolvido internamente, permitem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Devido ao seu baixo consumo de energia, o “New eActros 600” deverá ser o caminhão mais econômico para transporte em longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks, comparado ao Actros a diesel. Desde a primeira aparição do caminhão elétrico como um protótipo no Salão IAA Transportation 2022, outros veículos de teste foram produzidos na fábrica da Mercedes-Benz de Wörth, na Alemanha. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, com previsão para testes práticos em breve. A produção em série desse caminhão elétrico está prevista para 2024. Uma nova linguagem de design para a cabine do motorista do eActros 600 rompe com a aparência já familiar da série de modelos do Actros. Além disso, há um aproveitamento de elementos de design do protótipo de conceito apresentado no IAA Transportation 2022, continuando com linhas claras e design aerodinâmico. Dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW.

De carona na MP

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A Citroën alterou a tabela do Jumper Furgão após a Medida Provisória do Governo Federal de estímulo à indústria automotiva e renovação de frota. Com isso, o Jumper Furgão passou a ter preço sugerido de R$ 204.390, uma redução de R$ 33.600 em relação ao modelo anterior. O valor é válido para clientes que atenderem às normas do Governo Federal para o benefício, entregando à concessionária um veículo da mesma categoria, em condições de rodagem, com licenciamento válido ao ano de 2022 ou posterior e com data de emplacamento original superior a 20 anos. O Jumper Furgão tem um baú de carga de 13 metros quadrados (13 mil litros de volume útil), com capacidade de carregar até 1.667 quilos. Seu compartimento tem 3,70 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,93 metro de altura, permitindo o transporte dos mais diferentes tipos de carga. A colocação ou retirada de objetos é facilitada pela porta corrediça lateral (1,25 metro de largura e 1,75 metro de altura) e pelas duas portas traseiras com abertura em até 270 graus. O Jumper Furgão é equipado com um motor 2.2 turbodiesel de 140 cavalos e 34,6 kgfm de torque.

Negócio de gente grande

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O Grupo JCA está investindo cerca de R$ 500 milhões na compra de 485 ônibus, com uma nova motorização atendendo ao padrão Euro 6, a BlueTec 6, da Mercedes-Benz do Brasil, capaz de promover uma redução de mais de 60% nas emissões de materiais particulados e quase 80% de nitrogênio, quando comparado a veículos fabricados de 2012 a 2022. Outro diferencial da nova frota são os pacotes de segurança embarcados e adicionados conforme a necessidade de operação – urbana e rodoviária. Todos os veículos têm carroceria Marcopolo. Com a compra, o JCA se consolida como o maior operador de ônibus Double Deck do Brasil, com mais de 500 unidades. Os 485 ônibus adquiridos serão destinados para os serviços rodoviário, fretamento e urbano. A compra está distribuída nos seguintes modelos da Marcopolo: Paradiso G8 Double-Deck (124), Viaggio 900 (108), Ideale (33), Torino (136) e Micro Sênior (84). Os novos veículos chegam para compor a frota a partir de junho de forma gradativa e serão distribuídos entre todas as empresas do Grupo JCA. “Esta expressiva venda para o JCA nos traz dupla satisfação. Em primeiro lugar, por nos dar a oportunidade de novamente atender a um grupo das empresas Cometa, 1001 e Catarinense, que são consideradas referências no transporte rodoviário e urbano de passageiros no Brasil e que atestam, mais uma vez, sua confiabilidade nos produtos da nossa marca”, comemora Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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