Valentia com estilo
Desde 1978, quando a Mitsubishi Motors apresentou a primeira versão da L200, as séries especiais e edições limitadas da picape média buscaram os diferentes perfis de consumidores no Brasil. É o caso da Triton Savana, revelada pela primeira vez em 2004 – exclusiva para o mercado nacional. Agora, a L200 Triton Savana revela sua quinta geração com visual completamente renovado, chegando às concessionárias de todo o país nas próximas semanas, com preço de R$ 309.990. O motor que equipa a série é o 2.4 turbodiesel de quatro cilindros com estrutura leve em alumínio, válvulas MIVEC e turbina de geometria variável, gerando 190 cavalos de potência e 43,9 kgfm de torque, associado à transmissão automática de 6 marchas com opção de trocas sequenciais por meio de “paddles shifters” no volante e à tração 4×4. A tecnologia é um dos pontos altos da quinta geração da L200 Triton Savana. O modelo é equipado com uma série de sistemas que tornam a picape apta a enfrentar qualquer tipo de terreno. Na conectividade, a Savana tem sistema de entretenimento com tela sensível ao toque de 7 polegadas com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto. O painel de instrumentos também conta com um visual mais moderno, com display colorido com as várias informações do computador de bordo.
Lá vem ela
Com apresentação prevista para o próximo dia 19, a Rampage será a primeira picape produzida pela marca norte-americana, pertencente à Stellantis, no Brasil e o quinto modelo a ser montado em Goiana (PE), onde já são feitos os Jeep Renegade, Compass e Commander e a Fiat Toro. O nome “Rampage” vem da tradução da palavra inglesa que significa agitação, alvoroço, barulho ou fúria, coisas que a picape pretende fazer no mercado nacional, no bom sentido, claro. O novo modelo integrará o segmento de picapes médias, com a plataforma similar à da Toro (intermediária). O grande trunfo da Rampage será o inédito motor, no Brasil, 2.0 turbo Hurricane a gasolina, com 270 cavalos de potência e 40 kgfm de torque e tração integral. Como opcional, a picape terá o propulsor 2.0 turbodiesel, já utilizado pela Toro. O design da Rampage lembra o de sua “irmã” maior 1500 e, apesar de ter como base a Toro, a nova picape terá quase cinco metros de comprimento. O seu preço será confirmado dia 19 de junho, mas deve ficar na faixa entre R$ 250 mil e R$ 300 mil.
Viés de alta
Pelas estimativas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cerca de 100 mil a 110 mil carros de passeio e comerciais leves deverão usufruir dos descontos de R$ 2 mil a R$ 8 mil oferecidos pela Medida Provisória 1.175 do Governo Federal. Quanto à produção de maio, a associação que representa as montadoras com produção local aponta um resultado de 227,9 mil unidades de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus, 27,4% superior a abril e 10,7% a mais que o mesmo mês de 2022. Para a Anfavea, alguns fatores foram responsáveis por essas altas, como o retorno das fábricas que haviam parado em parte no mês anterior, o maior número de dias úteis no mês de maio em relação a abril e pela expectativa gerada pelo anúncio das medidas para reaquecer o mercado, com descontos para modelos de até R$ 120 mil. Muitas empresas ampliaram seus estoques à espera de uma forte demanda a partir de junho.
X da questão
O Mission X, um supersportivo de dois lugares que estreou na exposição 75 anos de carros esportivos da marca alemã no Museu da Porsche, em Stuttgart, na Alemanha, é uma alusão ao 356 Number 1 Roadster, o primeiro automóvel com o nome “Porsche” a receber sua licença geral de operação, assinalando o nascimento dos esportivos da fabricante germânica. “O Mission X é um farol de tecnologia para o carro esportivo do futuro. Ele traz a alma de esportivos icônicos de décadas passadas, como o 959, o Carrera GT e o 918 Spyder. O Mission X fornece um impulso para o desenvolvimento revolucionário de futuros conceitos de veículos”, comemora Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG. A marca alemã não divulgou números de potência nem de torque do hipercarro elétrico, mas promete que o Mission X terá uma relação de peso/potência próxima de um cavalo para cada quilograma. Assim, se o carro tiver um peso total de 1.500 quilos, o novo “bólido” terá um conjunto de motores elétricos com a potência em torno de 1.500 cavalos.
Clássico personalizado
A Land Rover apresenta um novo integrante da linha Defender, que teve sua nova geração lançada em 2021. Trata-se do 130 Outbound, disponível exclusivamente com cinco lugares. O design do Defender Outbound é um de seus pontos altos. Com um visual discreto e requintado, traz acabamento especiais nos para-choques, na grade e nas saídas laterais. Para complementar o visual, existe a possibilidade de ele ser equipado com rodas de 20 polegadas com acabamento em preto brilhante ou de 22 polegadas na opção Satin Dark Grey. O veículo é apresentado nas cores Branco Fuji, Preto Santorini, Cinza Carpathian e Cinza Eiger, com painéis traseiros com assinatura na cor da carroceria e acabamentos aprimorados. O Defender 130 Outbound pode rebocar até 3 mil quilos e é empurrado pelo motor D300 Diesel Ingenium de 300 cavalos. O 4×4 conta ainda com a tecnologia Mild Hybrid Electric Vehicle (MHEV). O Defender 130 Outbound chega ao Brasil, com unidades limitadas, no segundo semestre deste ano.
Híbridos e elétricos embalados
Pela primeira vez, um modelo da GWM, o Haval H6, liderou o ranking mensal de vendas de híbridos no Brasil, superando até mesmo o Toyota Corolla Cross, ainda que por uma pequena margem de 48 unidades. Porém, ainda que seja um desempenho brilhante no mês, será preciso observar os próximos números do H6 (HEV, PHEV e GT, os dois últimos plug-in) para se entender sua real posição no mercado brasileiro. Os três integrantes da família Haval H6 – importada da China – venderam 960 exemplares em maio, ficando à frente dos Toyota Corolla Cross Hybrid (912) e Corolla sedã híbrido (591), do Caoa Chery Tiggo 5X Hybrid (550) e do Volvo XC60 Hybrid (380). Nos 100% elétricos, o Volvo XC40 ficou em primeiro em maio, com 191 unidades comercializadas, seguido por outro modelo da marca sueca, o C40, com 73 emplacamentos, pelo JAC EJS1 (62), pelo BYD Yuan Plus (38) e pelo BMW iX3 M Sport (31). Líderes em outros meses deste ano, o Caoa Chery iCar teve 11 unidades vendidas em maio e o Renault E-Kwid, apenas três. (colaborou o consultor Marcelo Cavalcante)
Para todos
A Citroën apresentou o conceito Ami for All, um projeto desenvolvido em conjunto com a Pimas, especializada na conversão de veículos para Pessoas com Deficiência (PcD) e mobilidade reduzida. O Ami for All foi projetado para ser dirigido por pessoas com deficiência nos membros inferiores (paraplegia), especialmente para quem utiliza cadeiras de rodas. O “carrinho” elétrico incorpora desenvolvimentos técnicos, como maior ângulo de abertura da porta, equipamento para a transferência da cadeira de rodas para o assento, controle mecânico e manual para aceleração e frenagem, pomo no volante para facilitar a condução e uma solução inteligente para transportar a cadeira de rodas dentro ou fora da cabine. Com oito cavalos de potência, o Ami for All tem uma velocidade máxima de 45 km/h e autonomia de 75 quilômetros. Segundo a Citroën, o Ami for All é tão fácil de ser usado quanto qualquer outro eletrodoméstico, pois não requer um carregador especial. Sua bateria de íons de lítio de 5,5 kWh, alojada sob o assoalho, pode ser recarregada por meio do cabo elétrico de bordo localizado na porta do lado do passageiro (o Ami carrega duas pessoas). E precisa de menos de quatro horas para recarregar totalmente, em uma tomada convencional de 220 volts.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: