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Negócios no embalo da MP

A Medida Provisória 1.175/23 do Governo Federal estabelece descontos nas compras de caminhões e ônibus zero-quilômetro. A iniciativa visa estimular a cadeia automotiva, reduzir emissões de carbono e renovar frotas. Para a fabricante ter direito ao desconto, precisa enviar um caminhão ou ônibus com mais de 20 anos de uso para a reciclagem. Os benefícios gerados pela Medida Provisória podem variar de R$ 33,6 mil a R$ 99,4 mil, de acordo com o porte do veículo. Para viabilizar o cumprimento da medida, serão destinados créditos tributários da ordem de R$ 700 milhões para os caminhões e de R$ 300 milhões para ônibus e vans. 

Ofensiva chinesa

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De olho na demanda brasileira no transporte pesado, a fabricante chinesa XCMG acaba de apresentar no Brasil sua linha de caminhões pesados 100% elétricos. A marca acredita que a eletromobilidade no transporte é um caminho sem volta e que as multinacionais que atuam no país procuram veículos capazes de atender às demandas do setor em relação às políticas de sustentabilidade no transporte. Os novos caminhões pesados, que chegam importados da China, são da gama E7, de veículos rodoviários e vocacionais. O E7-49T é um cavalo-mecânico 6×4 com PBTC de 49 toneladas e motor elétrico acoplado a um câmbio automatizado de quatro marchas, que entrega 482 cavalos e 204,1 kgfm. A autonomia é de 150 quilômetros com a carga completa. Já o E7-29R é um caminhão 8×4 rígido com o segundo eixo direcional, com foco nas operações na mineração. O modelo tem PBT de 29 toneladas e conta com o mesmo trem de força do rodoviário E7-49T. A intenção da XCMG é vender até o final deste ano cerca de 500 unidades. A XCMG pretende iniciar a produção local de caminhões em até dois anos. A marca tem fábrica em Pouso Alegre (MG) desde 2014, onde atua na produção de equipamentos de mineração, construção geral e pesada e perfuração.

Um gás na mobilidade urbana

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Londrina, no oeste do Paraná, será palco da primeira demonstração completa de uma operação real com um ônibus movido 100% a biometano no transporte urbano de passageiros. A inédita ação nacional faz parte do projeto conduzido pela Companhia Paranaense de Gás (Compagas) em conjunto com a fabricante Scania, com o objetivo de certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo. Nos próximos 30 dias, o ônibus estará em uma demonstração urbana pela primeira vez abastecido 100% a biometano, um combustível renovável e limpo, que contribui diretamente para as metas de sustentabilidade.  O veículo a gás em demonstração é o mesmo que já circulou pelas ruas de Curitiba e região metropolitana. O biometano é obtido a partir da produção do biogás, que por sua vez é gerado da decomposição de matéria orgânica de origem vegetal ou animal. Quando submetido a um processo de purificação, o biogás dá origem ao biometano, comparável em condições técnicas ao gás natural, pois após seu refino, atinge alta concentração de metano em sua composição. O modelo fabricado pela Scania é o padron K 280, com 14 metros de comprimento e capacidade para 86 passageiros.  O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos.

Tecnologias em movimento

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A Iveco abre o caminho para a mudança rumo à mobilidade sem carbono e revelou no evento Feel the Blue Pulse, na França, as novidades no desenvolvimento em sua linha E-Way 100% elétrica, projetada para atender aos requisitos das missões nas cidades mais exigentes da Europa. Desde o seu lançamento, a linha de eletromobilidade E-Way tem se mostrado altamente confiável. Cerca de mil unidades estão atualmente em serviço em vários países europeus, tendo percorrido mais de 55 milhões de quilômetros.  Uma das principais novidades introduzidas nos modelos E-Way são a evolução do armazenamento da energia e o conceito modular. Com cinco a nove baterias, dependendo do modelo do veículo, ele atenderá aos requisitos dos operadores em termos de autonomia diária e capacidade de passageiros. A nova tecnologia de bateria NMC, cuja capacidade individual atinge 69,3 kWh, permitirá um alcance de até 400 quilômetros, de acordo com as condições da operação. A disponibilidade dessas novas baterias, distribuídas entre o teto e o compartimento traseiro, será gradualmente estendida para todos os modelos. O E-Way será agora equipado com o novo motor elétrico Siemens Elfa III, que fornece 185 kW de potência e 305 kgfm de torque para as versões de 9,5, 10,7 e 12 metros de comprimento. O motor de 330 kW e 509 kgfm é para a versão articulada de 18 metros, além de um novo eixo dianteiro de 8,2 toneladas.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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