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A BMW M GmbH é uma subsidiária da BMW, criada em 1972 para desenvolver modelos de competição da marca alemã. Posteriormente, a divisão M passou a preparar também automóveis de série para venda ao público. Com o tempo, a letra “M” tornou-se sinônimo dos veículos de alta performance da BMW. Incorporada à BMW Motorrad mais recentemente, em 2019, a letra “M” passou a representar também o ápice de desempenho em duas rodas. Desde então, a preparadora oferece às motocicletas da BMW equipamentos especiais M Performance Parts. Agora, a linha M de motocicletas está prestes a ganhar mais uma opção. Após o lançamento da M 1000 R e da M 1000 RR, a M 1000 XR está em fase final de desenvolvimento, com a proposta de atender a quem busca um modelo rápido e sofisticado para encarar longas distâncias na estrada. 

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A M 1000 XR, assim como outros modelos da família XR, tem como foco oferecer uma condução mais confortável para longas distâncias, com uma performance em seu nível mais extremo. Apresentado no ano em que a BMW Motorrad completa um século de história sobre duas rodas, o protótipo é repleto de itens M, para possibilitar um desempenho cativante. “O protótipo M 1000 XR é uma moto esportiva de longa distância com capacidade de longo alcance e dinâmica de pilotagem superesportiva para a estrada, bem como para a pista de competição”, explica Dominik Blass, gerente de Produto. 

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O protótipo M 1000 XR é uma prévia de uma superesportiva que se propõe a combinar a utilização em estradas rurais com conforto para pilotagem em longas distâncias e ainda oferecer possibilidades dinâmicas para uso em pista – tudo com recursos até então desconhecidos no segmento. Nas pistas de competição, a nova M XR pretende abrir novas dimensões dinâmicas de pilotagem, como uma moto crossover no segmento de esportivas anteriormente reservado para superbikes de “raça pura”. O motor de quatro cilindros em linha e tecnologia ShiftCam (para variar o tempo e o levantamento das válvulas) tem 202 cavalos de potência e leva a motocicleta aos 280 km/h de velocidade máxima, com um peso de apenas 223 quilos. 

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Como na M RR e na M R, o freio M foi desenvolvido na M XR usando a experiência adquirida com os freios de competição das máquinas de fábrica no Campeonato Mundial de Superbike. As pinças de freio M apresentam um revestimento anodizado azul em conjunto com o logotipo “M”. O sistema conta com bomba de freio de mão radial para desempenho de frenagem ideal em pista de competição e modo de desempenho. 

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Há vários outros atributos eletrônicos e aerodinâmicos para que o modelo possa obter o máximo de desempenho. Entre eles estão pequenos aerofólios, denominados “winglets”, para garantir uma estabilidade de pilotagem superior, mesmo em altas velocidades. Os “winglets” servem principalmente para possibilitar um melhor contato entre as rodas e a superfície da estrada – especialmente em aceleração e em altas velocidades. A carga adicional na roda dianteira neutraliza a tendência de a moto empinar durante a aceleração, com o controle de tração não precisando atuar tanto. A posição do assento, voltado para a roda dianteira, garante um melhor controle da moto, principalmente no modo “Supersport”. Maior redução de peso e dinâmica ainda mais acentuada de pilotagem podem ser alcançadas com o M Competition Package, que estará disponível como um opcional de fábrica na versão de produção. A BMW Motorrad promete divulgar mais informações sobre a nova M 1000 XR no segundo semestre deste ano.

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Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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