É uma pena que o Brasil não esteja mais recebendo o Golf, um dos modelos da Volkswagen mais cultuados no país. Na semana passada, a marca alemã apresentou na Europa a última edição do hatch médio antes de ele se tornar totalmente elétrico. Trata-se de uma versão pra lá de especial, limitada a 333 unidades e com uma potência invejável: 333 cavalos. O último Golf com motor a combustão interna impressiona pelo desempenho e pelo visual. A Volkswagen colocou 13 cavalos adicionais à versão R do carro com propulsor 2.0 TSI (turbo), resultando em 333 cavalos de potência e 42,6 kgfm de torque, associado ao câmbio DSG de 7 marchas e tração integral. Conforme a fabricante, o Golf R 333 acelera de zero a 100 km/h em apenas 4,6 segundos e pode chegar a 270 km/h. Nada mal!
Para deixar o carro mais “quente”, a Volkswagen dotou o conjunto mecânico com o sistema de vetorização de torque Vehicle Dynamics Manager, que distribui a potência de tração entre os eixos e também entre as rodas traseiras. Com isso, oferece um desempenho destacado de esportividade, especialmente nas curvas, pois o sistema acaba funcionando ainda como um controle de tração e de estabilidade. Para completar a “pitada” esportiva, o Golf R 333 tem o escapamento R Performance da Akrapovic, com silenciadores traseiros em titânio, e rodas Estoril pretas de 19 polegadas com pneus quase slicks (tradicional composto “careca” utilizado em competição).
O estilo da R 333 do Golf chama a atenção pelo amarelo Lime Yellow Metallic, com teto pintado em preto, e por vários detalhes personalizados. A versão tem faróis com “cara de mau” IQ.Light LED Matrix, que, com o pacote Light e Vision, arrematam no visual. No interior, o carro tem bancos esportivos premium em couro Nappa com apoio de cabeça integrado, acabamento em várias partes em black piano, painel de instrumentos digital e placa com a numeração de cada unidade. Para sublinhar a exclusividade, o Golf tem controle de cruzeiro adaptativo com stop&go e sistema de som Harman Kardon de 480 watts.
Com quase 50 anos de estrada, o Golf foi lançado em 1974, chegando ao Brasil em 1995, quando já estava em sua terceira geração. O Golf é o modelo de maior sucesso e vendas da Volkswagen, superando até o lendário Fusca. Na história da indústria automotiva, o Golf é o terceiro veículo mais emplacado do planeta, atrás do Toyota Corolla e da picape Ford F-150, o modelo mais vendido nos Estados Unidos há mais de 40 anos seguidos. Nesse ranking, o Golf aparece à frente do Fusca, carro que substituiu na Europa a partir da década de 70.
Em sua oitava geração, o Golf já passou por várias mudanças, mas sempre manteve o estilo característico da carroceria desde que começou a ser comercializado no Brasil, inclusive sendo produzido no país por mais de 20 anos na fábrica do Paraná, na qual dividiu por um tempo a linha de montagem com o Audi A3 nacional. Curiosamente, o nome “Golf” nada tem a ver com o esporte praticado em gramas milionárias à procura de buracos para encaçaparem uma bolinha, nem é um correlato com a denominação “Gol”, surgida no Brasil, esta sim com relação ao momento maior do principal esporte do Brasil. O nome do Golf tem inspiração na Gulf Stream, uma corrente marítima rápida e quente do Oceano Atlântico que nasce no Golfo do México.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: