No milhar
A Iveco Group alcançou no fim do mês de maio a marca de mil unidades produzidas de seu mais recente lançamento, o S-Way. O novo pesado da marca italiana já é um grande sucesso comercial com a produção prevista para 2023 já vendida. Disponível nas versões com 480 cavalos (4×2), 480 cavalos (6×2) e 540 cavalos (6×4), o S-Way ainda tem a versão GNV, com motorização de 460 cavalos. Segundo a fabricante, essa versão proporciona a maior autonomia entre os veículos movidos a gás natural ou biometano no país. A transmissão automatizada que equipa o modelo é a ZF Traxon – de 12 velocidades com intarder. Na linha S-Way, o pacote completo de segurança inclui LDWS – leitor de faixa – ACC (piloto automático adaptativo), AEBS (sistema de freio emergencial autônomo) e SR/ESC (controle de tração e estabilidade). Entre as tecnologias presentes no modelo estão a central multimídia com Apple CarPlay e Android Auto, o sistema keyless e o cluster de TFT colorido.
Exibida na Bahia
A DAF Caminhões Brasil desembarca na décima sétima edição da Bahia Farm Show com suas principais novidades ao público. Os participantes da feira, de 6 a 10 de junho, em Luís Eduardo Magalhães, no oeste do Estado, conhecerão de perto os recém-lançados XF e CF Euro 6, além do último lançamento da marca, o XF Off-Road. Pensada especialmente para atender às necessidades do agronegócio brasileiro, a nova versão entrega robustez nas operações mais severas, como o transporte das safras de cana-de-açúcar, madeira e cargas indivisíveis. Inspirado no CF Off-Road, modelo fora-de-estrada da fabricante de caminhões na versão 460 cavalos, o XF Off-Road traz como principal diferencial a potência de 530 cavalos, que permite atender à composição de 91 toneladas para 11 eixos, com torque de 255 a 265 kgfm. Equipado com motor Paccar MX-13, o modelo inclui uma variante na potência de 480 cavalos. “A Bahia Farm Show é a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil e é realizada em uma região que se destaca no cultivo de grãos e fibras, como soja, milho e algodão. Éum evento estratégico para apresentarmos soluções alinhadas às necessidades do agronegócio e ao escoamento da produção”, ressalta Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Brasil.
Pega ladrão
A Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística) divulgou os resultados de sua pesquisa abordando o panorama do roubo de cargas no Brasil em 2022. De acordo com os dados coletados pela entidade, em parceria com órgãos públicos e privados, houve uma redução significativa de 9,1% em relação ao ano anterior, totalizando 13.089 registros. A região Sudeste continuou concentrando o maior número de casos, representando 85,18% das ocorrências, seguida pelas regiões Sul (6,12%), Nordeste (4,66%), Centro-Oeste (2,81%) e Norte (1,23%). Em termos monetários, as perdas ocasionadas por cargas roubadas somaram cerca de R$ 1,2 bilhão em todo o país. A pesquisa identificou que alimentos, combustíveis, produtos farmacêuticos, autopeças, materiais têxteis e de confecção, cigarros, eletroeletrônicos, bebidas e defensivos agrícolas são as mercadorias mais visadas por quadrilhas e grupos criminosos. “Nos últimos quatro anos, temos visto uma diminuição considerável, pois o trabalho desenvolvido pela entidade junto aos órgãos públicos e privados tem nos fornecido apoio ao enfrentamento, o que é importante para que possamos continuar desenvolvendo nossas atividades com segurança”, afirma Roberto Mira, vice-presidente de Segurança da NTC&Logística.
Negócios macro com os micros
A Volare, fabricante gaúcha líder na produção de micro-ônibus, fez a entrega, em maio, de 22 novos veículos do modelo Fly 9 para a Empresa de Buses Hualpén, do Chile. Os micros têm configuração especial e serão utilizados na região de Puntarenas, em condições climáticas severas de extremo frio, neve e temperaturas negativas. Tradicional cliente da Volare, a empresa adquiriu 487 unidades da marca desde 2007. Os 22 Volare Fly 9 têm comprimento total de 9,04 metros, com duas configurações, com e sem sanitário, para 18 e 21 passageiros, ambas com poltronas semileito 1090 com tomadas USB, monitor, sistema de áudio e vídeo com DVD e audiofone, e sistema de climatização (quente e frio), com calefação reforçada para temperaturas extremas. Contam ainda com parede de separação total, cortinas, itinerário eletrônico, bagageiro e faróis de neblina dianteiro e traseiro.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: