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Vocação vocacional

A Volvo dobrou sua participação no segmento de caminhões vocacionais desde 2019, atingindo 30,1% no acumulado deste ano. Dos 16,4% de “market share” registrados há quatro anos, a empresa atingiu o equivalente a um terço do mercado de caminhões para operações de mineração, construção, cana-de-açúcar e florestal. Isoladamente no segmento canavieiro, a marca é líder, com 45% do total dos emplacamentos. “É praticamente a metade do mercado brasileiro nesta categoria. O transportador e os embarcadores do setor sucroalcooleiro consideram o portfólio vocacional da Volvo a melhor opção para trabalhos no campo e na indústria”, comemora Clovis Lopes, gerente Comercial de Caminhões da Volvo no Brasil.  É destaque também o “share” da Volvo no segmento canavieiro nos veículos de até 360 cavalos, classificação onde está o modelo VMX MAX, recentemente lançado. A marca encerrou 2022 com uma fatia de 39,7% de mercado nessa classe, no setor sucroalcooleiro. Considerando todos os segmentos (cana-de-açúcar, construção, mineração e florestal), a Volvo também é líder no emplacamento de veículos vocacionais para uso em terrenos severos, com os modelos FMX e FH. No acumulado deste ano, a marca está com 35,6% de participação de mercado, 12 pontos percentuais a mais que os 23,6% registrados ao final de 2022. 

Vender ou vender

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A Scania apresenta a gama Plus, que complementa a atual linha P8/Euro 6. Na nova gama Plus, voltam as potências mais vendidas da fabricante na geração Euro 5, agora com os propulsores Euro 6, preços mais acessíveis e pacotes completos. São três novos modelos: R 450 4×2, R 450 6×2 e R 540 6×4. “A gama Plus chega para complementar o mix rodoviário. O topo de linha continua sendo o Super, que entrega até 28% de economia de combustível sobre a geração anterior. E mantém seu sucesso absoluto. Já vendemos mais de 4 mil unidades Super, e muitos clientes estão superando os 28% de economia”, salienta Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil. O R 450 Plus oferece 450 cavalos de potência, desenvolve torque de 239,6 kgfm e tem duas opções de trações, 4×2 e 6×2, que possibilitam atender a uma grande variedade de operações de transporte. Já o R 540 Plus está equipado com propulsor de 540 cavalos, 275,3 kgfm de torque e tração 6×4, ideal para composições de nove eixos. 

Parceria elétrica

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A Volkswagen Caminhões e Ônibus acaba de fechar uma parceria com a Enel X Way, empresa do Grupo Enel dedicada à mobilidade elétrica, para fornecer carregadores homologados sob medida para a tecnologia do caminhão elétrico e-Delivery. Na venda do modelo, a montadora oferece uma garantia adicional da bateria para quem compra carregador de um parceiro homologado, como a Enel X Way. Todos os carregadores são assegurados com testes pela Engenharia de e-Mobility da VWCO, que também integra no pacote a possibilidade de incluir a instalação elétrica necessária. O portfólio da Enel X Way vai desde carregadores de 7 kW AC até 350 kW DC, que permitem cargas completas em menos de 15 minutos. 

Saúde e negócios

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A Ford Pro participou da Feira Hospitalar, o maior evento do setor de saúde da América Latina, realizada no final de maio no São Paulo Expo, com a exibição da Transit Ambulância. O veículo é preparado com os requisitos do novo descritivo do SAMU. A Transit Ambulância exposta na Feira Hospitalar é do tipo D, montada em um furgão longo com teto alto. Ela é equipada com dois bancos dos atendentes voltados para frente com cinto de segurança de três pontos, maca biarticulada de alumínio e sistema de monitoramento com câmeras internas e externas que permite gravação, acesso remoto e telemetria. Ela também traz recursos de isolamento acústico, climatização, iluminação, armários, prancha de resgaste, sistema de oxigênio e acústico com dois alto-falantes de 100 W e megafone. No segmento hospitalar, a Ford Pro desenvolve vários projetos de ambulância em parceria com os principais transformadores do mercado, desde simples remoção até UTIs móveis, além de veículos de apoio para o transporte de insumos. 

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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