O novo BMW Série 5 foi apresentado na Europa e chegará às concessionárias de lá a partir de outubro deste ano. Chamada de i5, a nova geração do sedã grande será oferecida também com motorização totalmente elétrica. Dependendo da região do mercado, o Série 5 contará com sistemas híbridos plug-in e com versões a gasolina e a diesel, incluindo tecnologia híbrida leve. Como todas as gerações anteriores, o i5 é produzido em Dingolfing, na Alemanha, onde são fabricados os motores elétricos e as baterias de alta tensão. Em relação à geração anterior, o i5 cresceu 9,7 centímetros, chegando a 5,06 metros de comprimento, 3,2 centímetros na largura, totalizando 1,90 metro, e 3,6 centímetros na altura, ficando com 1,51 metro. Sua distância de entre-eixos foi alongada em dois centímetros, chegando a espaçosos 2,99 metros.
A vista frontal do novo Série 5 é caracterizada por uma interpretação moderna dos faróis duplos e da grade em forma de “duplo rim”. Elementos de leds dispostos quase verticalmente servem como indicadores de direção e luzes de circulação diurnas. A grade típica da BMW se projeta para a frente e tem um contorno amplo. Como opcional, o i5 tem iluminação de contorno BMW Iconic Glow. As laterais têm linha de ombro alta, superfícies de design salientes e duas linhas moldadas para acentuar a carroceria “atlética” do veículo. As proporções dinamicamente esticadas fluem para uma traseira, com lanternas planas divididas por uma faixa cromada com o característico formato em “L”.
O i5 topo de linha é equipado com a tecnologia BMW eDrive de quinta geração. O BMW i5 M60 xDrive, com desempenho M (de Motorsport), tem tração integral e potência combinada de 598 cavalos, sendo um motor traseiro, com 342 cavalos e torque de 43,8 kgfm, e um menor montado na dianteira, com 256 cavalos e torque de 37,2 kgfm, totalizando impressionantes 82,5 kgfm, todos instantâneos. Isso permite que o i5 M60 acelere de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima limitada a 230 km/h. Já o i5 eDrive40 tem motor acoplado à traseira e gera uma potência de 340 cavalos e um torque de 43,5 kgfm com a função Sport Boost ou Launch Control. O i5 eDrive40, “mais manso”, acelera de zero a 100 km/h em seis segundos, com velocidade final de 193 km/h.
A bateria de alta voltagem está localizada na parte inferior da carroceria e fornece um conteúdo de energia utilizável de 81,2 kWh. As duas versões do i5 contam com recuperação adaptativa e uma combinação de tecnologia de bomba de calor para aquecer e resfriar o interior, com a propulsão e a bateria de alta tensão contribuindo para uma autonomia estendida. Pelo ciclo WLTP, o i5 M60 xDrive pode alcançar de 455 a 516 quilômetros e o i5 eDrive40, de até 582 quilômetros. Com a nova função Max Range, a autonomia de ambos pode ser aumentada em até 25%, limitando a potência e a velocidade e desativando as funções de conforto.
O cockpit do novo Série 5 tem um número reduzido de botões e controles em comparação à geração anterior, obtido por meio da digitalização de funções. O sistema de exibição consiste em uma tela de informações de 12,3 polegadas e uma outra de controle, de 14,9 polegadas. O volante foi redesenhado com uma seção inferior achatada, com “feedback” tátil nos painéis de controle e na alavanca seletora no console central. A BMW Digital Key Plus está disponível para smartphones com os sistemas operacionais iOS ou Android, além do Apple Watch. O i5 oferece uma escolha de até seis My Modes para proporcionar uma experiência de veículo totalmente imersiva. O equipamento de série inclui a integração de smartphone via Apple CarPlay e Android Auto. Com a Função de Atualizações Remotas de Software, o veículo se mantém sempre atualizado com o software mais recente.
Uma gama de sistemas automatizados de condução e estacionamento está disponível como padrão ou como opcional no novo Série 5. Um kit de tecnologias cria as condições de funcionalidade. O destaque é o Driving Assistant Professional com função stop&go. Nos Estados Unidos, no Canadá e na Alemanha, acrescenta o Highway Assistant, que alivia o motorista das tarefas de direção em rodovias com faixas direcionais estruturalmente separadas. Em velocidades de até 130 km/h, é possível para o motorista tirar as mãos do volante e só permanecer atento ao trânsito. Pela primeira vez no mundo, o sistema do novo Série 5 tem o Active Lane Change Assistant com ativação visual. O i5 também está equipado de série com o Parking Assistant, com o Reversing Assist. Com o opcional Parking Assistant Professional, o estacionamento automatizado e manobras de até 200 metros podem ser controlados no carro ou por smartphone do lado de fora do veículo.
Por Daniel Dias/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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