Outros tons

A Ford deu início às vendas do Bronco Sport 2023 no Brasil, com a introdução de três novas opções de cores – Azul Atlas, Cinza Torres e Verde Fuji – e preço de R$ 272.790. Disponível na versão de topo de linha Wildtrak, o SUV é equipado com motor 2.0 EcoBoost (turbo) de 253 cavalos de potência, acoplado à transmissão automática de 8 marchas e à tração 4×4 com diferencial traseiro blocante, com rodas de 17 polegadas e pneus tipo todo terreno. O modelo da marca norte-americana tem ainda sete modos de gerenciamento de terreno (G.O.A.T. Modes) e o exclusivo piloto automático para trilhas. As tecnologias semi-autônomas do Bronco Sport incluem piloto automático adaptativo com stop&go, assistente de frenagem com detecção de pedestre, faróis de leds com luz alta automática e nove airbags. O SUV conta com a central multimídia Sync 3 com tela de 8 polegadas, sistema de áudio B&O de alta qualidade, carregador sem fio para celular e conectividade, que permite partida remota, localização do veículo, alertas de mau funcionamento e outras funções pelo aplicativo FordPass Connect. 

Futuro com referências

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Há exatos 25 anos, o primeiro Renault Mégane Scenic saía da “boca” da linha de montagem, inaugurando o Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). Lançado no mercado em março de 1999, o primeiro monovolume produzido em série no país inaugurou um segmento de sucesso, trazendo várias inovações tecnológicas e de utilização de espaço, sendo uma receita ideal para as famílias. Depois de ter saído de cena no Brasil, o nome Scenic voltará a fazer parte do catálogo da marca francesa, desta vez como um crossover equipado com propulsão totalmente elétrica. Apresentado na França, o conceito Scenic Vision compartilhará a plataforma CMF-EV – dedicada exclusivamente para elétricos – com o Mégane E-Tech. Com previsão para entrar em produção em série em 2024, o novo Scenic terá 4,49 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e 1,59 metro de altura, e deverá ter um motor de 215 cavalos de potência herdado do Mégane E-Tech, assim como a bateria de 40 kWh. A autonomia do novo elétrico é prevista para até 800 quilômetros. 

Para poucos

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A Mini encontrou uma forma bem simpática para comemorar as 25 mil unidades vendidas no Brasil desde 2009, quando o modelo começou a ser comercializado oficialmente no país. Para quem tiver uma conta bancária robusta e quiser levar um veículo quase personalizado para casa, a tradicional marca britânica produziu uma série especial exclusiva para o mercado brasileiro, chamada de John Cooper Works – Zesty Yellow 25k Edition, com apenas 25 exemplares, cada um custando R$ 319.990. Sob o capô, o Mini John Cooper Works – Zesty Yellow 25k Edition usa motor 2.0 de quatro cilindros com tecnologia TwinPower Turbo e transmissão Steptronic esportiva de 8 marchas, que entregam uma potência de 231 cavalos e um torque de 32,5 kgfm. Com isso, o “carrinho” acelera de zero a 100 km/h em apenas 6,1 segundos e pode atingir a máxima de 246 km/h. 

Chafurdar é preciso

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A linha 2024 do Suzuki Jimny Sierra acaba de chegar ao mercado brasileiro. O modelo passa a contar com duas versões inteiramente novas, uma com apelo mais urbano e outra com proposta focada no fora-de-estrada, se consolidando como uma das melhores opções para quem busca versatilidade, robustez e durabilidade e estilo em um mesmo veículo. Ao todo, são cinco versões projetadas para tentar conquistar os mais variados perfis de clientes e reforçar a linha Jimny Sierra como uma das mais versáteis disponíveis no Brasil. Toda a família é equipada com o motor 1.5 de 108 cavalos de potência e 14,1 kgfm de torque. Importado do Japão, o Jimny Sierra 2024 parte da 4You manual, com preço de R$ 162.990, passa pela 4You automática, a R$ 172.990, pela 4Sport, a R$ 187.990, pela 4Style, a R$ 203.990, até chegar à topo de linha 4Expedition, a R$ 218.990, as três últimas também com câmbio automático. A gama inteira é dotada de tração integral permanente. 

Sinais vermelhos

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Os veículos movidos a combustão interna são os grandes vilões para o ambiente e à saúde das pessoas. De acordo com o Inventário de Emissões Atmosféricas do Transporte Rodoviário de Passageiros da cidade de São Paulo, os veículos “comuns” são responsáveis por 72,6% da emissão de gases do efeito estufa. “Em muitas cidades, as pessoas enfrentam poluição do ar interna por combustíveis usados para cozinhar e aquecer, além da poluição externa provocada por veículos a combustão”, afirma Larissa Cau, pneumologista e imunologista integrante da Doctoralia – plataforma de agendamentos de consultas pela internet. A especialista aponta que, embora a poluição do ar seja bem conhecida por ser prejudicial ao pulmão e às vias aéreas, ela também pode danificar outros órgãos do corpo humano. 

Único mesmo

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O BMW Group apresentou o Concept Touring Coupé na abertura do Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2023 – realizado no último fim de semana próximo ao Lago Como, na Itália. Mas os mais aficionados e apressados podem “tirar o cavalinho da chuva”, pois o carro teve apenas um exemplar produzido. O exclusivo BMW Concept Touring Coupé, feito artesanalmente, une um conceito de carroceria tradicional com a tecnologia de um carro esportivo moderno e purista. Suas proporções e nome lembram o BMW 328 Touring Coupé, que venceu a prova de resistência Mille Miglia de 1940. A funcionalidade do conceito “shooting-brake” (misto de caminhonete e sedã) é uma referência às variantes do modelo Série 2 do início dos anos 70, que apresentavam o “Touring” no nome para distingui-los dos sedãs. O Concept Touring Coupé é movido por um motor de seis cilindros em linha, “marca registrada” da fabricante alemã. 

Maior segurança para os menores

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Dentro de sua campanha “Futuro com Zero Fatalidades”, a Nissan lembra que priorizar a segurança de todos os ocupantes de um veículo – especialmente as crianças – é um fator fundamental. Os sistemas de retenção para crianças nos automóveis, habitualmente conhecidos como “cadeirinhas infantis”, permitem transportar de forma segura os menores de 12 anos de idade no assento traseiro do carro. Segundo a marca japonesa, todos os seus modelos atualmente vendidos no Brasil, na Argentina, no Chile e Peru vêm equipados com o sistema Isofix nos dois assentos laterais traseiros. A Nissan preparou ainda uma espécie de cartilha para o transporte de crianças nos carros:
– Verificar periodicamente o ajuste das crianças às cadeirinhas durante toda a viagem.
– Revisar a data de validade do equipamento.
– Pesquisar sobre o momento de troca do “bebê conforto” para a “cadeirinha infantil” e, depois, para o “assento de elevação”. Tanto a idade quanto o peso e altura são elementos que definem a transição de um para o outro e a posição da criança no carro (de costas ou de frente).
– Depois de prender e apertar a trava do cinto de segurança da cadeirinha, ajustar a alça dele no ombro da criança.
– No inverno, tirar os casacos das crianças, pois eles podem afetar o ajuste do cinto ao assento de segurança do carro.
– Substituir o sistema de retenção para crianças após um acidente sofrido pelo carro, mesmo se a colisão resultar em pequenos danos materiais. 

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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