Divulgação

Para comemorar o que a Ram considera a melhor fase de sua história – iniciada em 2010, quando se desmembrou da Dodge –, a marca de picapes norte-americana pertencente à Stellantis traz para o mercado brasileiro a 1500 Limited. A chegada da nova versão marca também a ampliação da rede de concessionárias no país, com o investimento de aproximadamente R$ 150 milhões para chegar a mais de cem lojas até o final deste ano. Outra novidade serão as chamadas “Ram House”, concessionárias personalizadas e inspiradas nos interiores dos tradicionais celeiros que dominam em alguns Estados norte-americanos. A nova Ram 1500 já desembarcou no Brasil, com um lote de 600 unidades para este ano, dividido entre as configurações com acabamentos cromados, com preço de R$ 529.990, e a Night Edition, com o exterior inteiramente em preto, a R$ 539.990.

Divulgação

Com 5,91 metros de comprimento, 2,08 metros de largura, 1,97 metro de altura e 3,67 metros de distância de entre-eixos, a Ram 1500 Limited introduz itens exclusivos no segmento, como a suspensão a ar autonivelante Active-Level. Parte integrante da família da 1500 Rebel – primeira “muscle truck” do Brasil –, a 1500 Limited é produzida na chamada “Casa das Ram 1500”, em Sterling Heights, distante cerca de 20 quilômetros de Detroit. A exemplo de sua “irmã”, a Limited traz debaixo do capô o lendário motor Hemi V8 de 5,7 litros, com 400 cavalos de potência e 56,7 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de 8 marchas TorqueFlite, com seletor de comando no painel, livrando espaço no console central. O sistema de tração conta com o modo “4×4 Auto”, não existente na Rebel. O sistema distribui a força para todas as rodas automaticamente sempre que necessário. A picape acrescenta as opções 4×4 High e 4×4 Low (reduzida, indicada para o off-road). Outra alteração da Limited em relação à Rebel é o diferencial mais longo (3,94 ante 3,21 metros), permitindo um rodar com rotações mais baixas em qualquer velocidade.

Divulgação

Isto gera mais eficiência energética, reforçada por tecnologias como a desativação de quatro dos oito cilindros para economia de combustível (sistema MDS), o comando variável de válvulas, a grade ativa do radiador e o spoiler aerodinâmico dianteiro, que abaixa a partir de 50 km/h. Também colabora para a economia de combustível a redução do arrasto aerodinâmico com o modo “Aero” da suspensão a ar. Única no segmento, a suspensão revolucionária da 1500 Limited está nos dois eixos e tem controle automático, por comando no painel ou pela chave, tornando possível sua utilização nos cinco modos de condução: “Normal” – altura padrão para uso no cotidiano, com 21,1 centímetros em relação ao solo –, “Aero” – a suspensão baixa 1,5 centímetro automaticamente acima de 100 km/h -, “Off-Road 1” – eleva o vão livre para 24,1 centímetros, “Off-Road 2” – a altura em relação ao chão sobe para 26,2 centímetros – e “Park” – ajuda para entrar ou sair da cabine e facilita a colocação ou retirada de carga na caçamba, com um vão livre de 15,9 centímetros. A suspensão Active-Level é ainda autonivelante. Sempre que há detecção de carga ou de um trailer, o sistema usa a pressão do ar para realinhar a suspensão. No modo “Off-Road 2”, os ângulos de entrada, saída e de transposição de rampa aumentam para 23,5, 23 e 20,5 graus, respectivamente.

Divulgação

Ao lado da Rebel, a Limited tem a capacidade de reboque de 3.647 quilos, a maior entre as picapes V8 do mercado. O chassi da Limited tem 98% de aço de alta resistência, enquanto o capô e a tampa da caçamba são feitos em alumínio, para redução de peso. A nova versão da picape da Ram tem pneus 285/45 R22XL All Season da Pirelli com rodas de liga leve exclusivas, de aro 22. Para salvaguardar a parte de baixo da picape durante incursões fora-de-estrada, ela é equipada com protetores da suspensão dianteira, do sistema de direção, do tanque de combustível e da transmissão. A 1500 Limited é a única picape a oferecer bancos traseiros reclináveis, em até oito graus, com o apoia-braços quase tão largo quanto o dianteiro. O assoalho traseiro é plano, para não compromete o espaço de quem se senta na parte central. O veículo conta com um alto nível em luxo e sofisticação, como no teto solar panorâmico com quase um metro quadrado de área, projetado para que a cabine possa receber a luz do dia e salientar o interior todo revestido em couro e madeira, com apliques em alumínio. As colunas e o forro de teto têm revestimento escuro e o acesso ao interior é facilitado pelos estribos elétricos automáticos retráteis. O espaço de armazenamento interno chega a 151 litros, acrescentando gavetas no assoalho traseiro e porta-objetos no console dianteiro, capaz de acomodar um laptop de 15 polegadas.

Divulgação

A 1500 Limited também estreia a Ram Connect, plataforma que liga o motorista à picape de várias formas. Isso ocorre tanto pelo aplicativo de smartphone, no qual se pode consultar remotamente o “Relatório de Saúde” – com o tempo para a próxima revisão da picape, a pressão dos pneus e o nível de combustível – quanto por uma série de recursos a bordo. Trata-se de um conjunto de conectividade, segurança em tempo real com monitoramento vinte e quatro horas, emergência e navegação inteligente, que equipará todos os modelos 2023 da 1500 Rebel, da 2500 e da 3500. Quem comprar qualquer desses modelos – incluindo a 1500 Limited – com a Ram Connect, terá acesso gratuito a todos os serviços por um ano. Entre eles está uma conexão Wi-Fi embarcada com 60 GB de franquia de dados, tornando o veículo um “hotspot”.

Divulgação

Outra novidade da Ram trazida pela 1500 Limited é o quadro de instrumentos 100% digital de 12 polegadas, que passará a equipar também a 1500 Rebel, a 2500 e a 3500. Com visualizações analógica e digital, a tela conta com mais de 20 menus. Customizável, o “head-up display” (HUD) projeta no para-brisa informações como velocidade, coordenadas de navegação e limite de velocidade da via. Esse item é mais uma das exclusividades da Ram 1500, assim como o espelho interno digital, que oferece visibilidade total traseira mesmo se a cabine e a caçamba estiverem cheias. Já pela central multimídia Uconnect de 12 polegadas, com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto sem fio e navegação embarcada, se pode comandar o som premium Harman Kardon com 19 alto-falantes e 900 watts de potência, com o recurso de cancelamento ativo de ruídos externos.

Divulgação

O pacote de segurança da 1500 Limited engloba mais de cem itens, incluindo o controle de cruzeiro adaptativo com stop&go, o sistema de frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, freios a disco nas quatro rodas com ABS e EBD, controles eletrônicos de estabilidade, de tração e de mitigação de rolagem da carroceria e seis airbags. A versão oferece ainda o sistema de estacionamento semi-autônomo paralelo e perpendicular (Park Assist), sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e assistente de permanência na faixa de rodagem e de partidas em rampas. Os faróis de leds têm dois projetores cada e sistema adaptativo, que ajusta o facho de luz conforme o ângulo de esterçamento do volante e controla o farol alto de acordo com a luminosidade externa e a presença de outros veículos no sentido oposto.

Divulgação

Os cuidados empregados no interior da 1500 Limited se repetem na caçamba, a começar pela exclusiva tampa multifuncional, que pode ser aberta de duas maneiras: baixando a tampa inteira ou lateralmente, pois ela é dividida. A abertura da tampa (com amortecimento, para evitar lesões nos usuários) pode ser feita também por um toque na chave. A nova versão da picape estreia os compartimentos Rambox – impermeáveis e com trava –, localizados nas laterais da caçamba e com 107 litros de capacidade cada um. Ao todo, a 1500 Limited tem 1.414 litros de capacidade, somando-se os dois espaços laterais com os 1.200 litros da caçamba, protegida por revestimento especial.

Por Daniel Dias/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA