Divulgação

Com a pretensão de ser o híbrido mais barato do mercado, o utilitário esportivo compacto Yaris Cross foi apresentado na Indonésia pela Toyota. O novo modelo deve chegar ao mercado nacional em 2024, com a marca japonesa promovendo investimentos de R$ 1,6 bilhão, com o apoio do Governo de São Paulo, envolvendo a unidade de Sorocaba (SP) para a produção de um novo compacto híbrido bicombustível. A Toyota do Brasil é a única montadora com toda a operação localizada no Estado de São Paulo – em Sorocaba, Indaiatuba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo –, com cerca de 6 mil empregados. A produção do Yaris Cross híbrido abriria mais de 700 novos postos de trabalho. O novo híbrido da Toyota ficaria posicionado abaixo do Corolla Cross, atualmente, o Toyota mais vendido do Brasil, superando inclusive o Corolla sedã e a picape média Hilux.

Divulgação

O Yaris Cross deverá estrear a plataforma desenvolvida pela subsidiária Daihatsu para mercados como o brasileiro. Seu motor a combustão, provavelmente um 1.5, seria produzido em Porto Feliz (SP), cidade distante menos de 20 quilômetros de Sorocaba, assim como a motorização híbrida do futuro modelo. Na Indonésia, o Yaris Cross tem duas opções de motorização, uma híbrida e outra convencional, abastecida com gasolina. O carro mostrado na Ásia tem 4,31 metros de comprimento, 1,77 metro de largura, 1,61 metro de altura e 2,62 metros de distância de entre-eixos, com uma altura em relação ao solo de 26 centímetros. Na configuração eletrificada, o carro de lá utiliza um propulsor de 1,5 litro de quatro cilindros com 111 cavalos de potência, associado a uma transmissão tipo CVT com 5 marchas simuladas e a um motor elétrico, com bateria de íons de lítio, atrelado ao eixo dianteiro.  

Divulgação

O novo Yaris Cross tem um exterior que não foge muito às linhas do Corolla Cross, especialmente na frente. Por outro lado, nas laterais e na traseira, o novo SUV tem design mais elegante e dinâmico. O modelo indonésio tem painel “soft touch”, teto panorâmico de vidro e cortina elétrica. O cockpit, voltado para o motorista, tem painel de instrumentos com tela de TFT digital de 7 polegadas, combinando um interior com acabamento em black piano e tecidos macios, detalhes acetinados e estofamento bordado com linha azul. A tela da central multimídia tem 9 polegadas e espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto.

Divulgação

O carro asiático tem espaço para cinco ocupantes e tem como equipamentos de série controle de estabilidade, seis airbags, freio de estacionamento elétrico com Auto Brake Hold, freios com ABS e distribuição de frenagem, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiros, alertas de tráfego cruzado traseiro e de ponto cego e recurso Panoramic View Monitor para fornecer assistência de visibilidade abrangente ao motorista. 

Divulgação

Por Daniel Dias/Agência AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA