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Enquanto a maioria das empresas automotivas do planeta investe nos motores elétricos, outras já desenvolvem as tecnologias que, futuramente, serão responsáveis pela “aposentadoria” dos veículos abastecidos em tomadas. Dentre essas tecnologias estão as células de combustível, que funcionam por meio da combinação de hidrogênio e oxigênio, gerando uma reação química e produzindo a eletricidade para mover o motor. Esses modelos serão uma parte importante da oferta de veículos com zero emissões da Volvo Trucks. No ano passado, a marca sueca exibiu seus caminhões elétricos a célula de combustível pela primeira vez. Agora, esses caminhões que emitem apenas de vapor d’água já estão sendo testados em vias públicas. Mas não em uma estrada qualquer: eles rodam acima do Círculo Polar Ártico. “Os caminhões operam sete dias por semana e em todos os tipos de ambiente. As condições adversas nas vias públicas no norte da Suécia, com gelo, vento e muita neve, proporcionam um ambiente ideal de testes”, afirma Helena Alsiö, vice-presidente de Gestão de Motores da Volvo Trucks. 

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Os caminhões elétricos movidos com célula de combustível a hidrogênio serão especialmente adequados para distâncias longas, em trajetos em que usar apenas baterias não é uma boa opção, por falta de infraestrutura de recarga. Os veículos com essa tecnologia estarão disponíveis comercialmente na Europa ainda na segunda metade desta década. Os caminhões Volvo com com essa tecnologia usarão duas células de combustível com capacidade para gerar 300 kW de energia elétrica. As duas células serão fornecidas pela Cellcentric – joint venture entre o Grupo Volvo e a Daimler Truck AG. A ideia é que utilizem o chamado “hidrogênio verde” – um recurso infinito, produzido a partir de fontes de energia renováveis, como vento, água e sol. Com a elevação da demanda, obter fornecimento de “hidrogênio verde” em larga escala tende a ser uma necessidade. Outro desafio é a infraestrutura de reabastecimento de hidrogênio para veículos pesados, que ainda precisa ser desenvolvida.

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Em princípio, uma célula de combustível funciona de forma muito semelhante a uma bateria. Porém, ao invés de ser carregada por meio de uma fonte externa, tem a capacidade de gerar sua própria eletricidade a partir do hidrogênio. Diferentemente dos veículos carregáveis em tomadas elétricas, os abastecidos com células de combustível têm disponibilidade, autonomia e modo de abastecimento semelhantes aos dos movidos por motores a combustão. Para as transportadoras da Europa, dos Estados Unidos e de alguns países de outros continentes que já querem oferecer transporte com emissão zero, a Volvo Trucks oferece atualmente uma linha de caminhões elétricos a bateria, com seis modelos já produzidos em série. Além disso, em alguns mercados, a marca tem caminhões a combustíveis renováveis, como o biogás. “Precisamos agir agora para frear o aquecimento global. Independentemente das aplicações de transporte ou região do planeta, esperar não é uma opção. Em alguns anos, nossos clientes serão capazes de eliminar completamente as emissões de CO2 de seus caminhões”, desafia Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

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Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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