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Sinal verde para o gás

A Scania lançou plano de financiamento “CDC Verde”, com taxa de 0,99% para os caminhões movidos a gás. A iniciativa tem objetivo de estimular a opção dos clientes pelos produtos que ajudam na descarbonização do transporte de cargas. O plano com taxa reduzida via CDC está disponível para toda as concessionárias Scania por tempo indeterminado e vale para financiamentos de qualquer prazo, até 60 meses. Atualmente, a Scania fabrica e oferece no Brasil caminhões com motores movidos a gás com até 410 cavalos de potência. Os veículos contam com motorização Ciclo Otto e são projetados para trabalhar com Gás Natural Veicular ou biometano. A tecnologia permite que o veículo reduza em até 90% a emissão de gases poluentes, em comparação com os caminhões movidos a diesel, cortando a emissão de material particulado e óxidos de nitrogênio. “Falar sobre sustentabilidade vai muito além dos veículos, pois precisamos criar condições para que esses produtos cheguem aos clientes. O ‘CDC Verde’ incentiva, com esta taxa especial reduzia, a adoção de novas frotas que gerem menos emissões ao ambiente e diminuam o impacto no fluxo de caixa do cliente”, explica Fábio D’Angelo, diretor Comercial do Scania Banco.

Nas tomadas curitibanas

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A chinesa BYD, maior fabricante de veículos elétricos do mundo, testará, de 24 de abril a 30 de maio, um ônibus articulado 100% elétrico no modelo D11B na cidade de Curitiba. O teste é uma parceria entre a BYD e a Marcopolo, multinacional brasileira com 53,5% de participação no mercado de encarrocamento de ônibus e posicionada entre as maiores planeta. O modelo de 22 metros de comprimento tem carroceria Marcopolo Attivi Express, suspensão pneumática em todos os eixos e motor integrado em cada uma das rodas do segundo eixo. Silencioso e não poluente, com zero emissão de carbono, o modelo D11B tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa, e capacidade para 170 passageiros. “Os ônibus elétricos da BYD oferecem muitos ganhos ambientais para a cidade, proporcionando transporte público sustentável, moderno, com conforto e maior qualidade de vida aos passageiros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 184 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 1.311 árvores”, comemora Marcello Von Schneider, diretor Institucional e líder da Divisão de Ônibus Elétricos da BYD Brasil. A BYD está instalada no Brasil há nove anos, com fábrica em Campinas, no interior de São Paulo, com capacidade de produzir 2 mil chassis de ônibus elétricos ao ano.

Tecnologia brasileira em movimento

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A operadora de linhas municipais e intermunicipais Radial Transportes, de Suzano (SP), apresentou o novo ônibus elétrico Caio e-Millenium, de 12,1 metros e capacidade para 70 passageiros, que integrará a frota da cidade. Com tecnologia de tração e integração de sistemas elétricos Eletra e baterias Weg, o ônibus 100% elétrico e com tecnologia totalmente nacional tem autonomia de até 250 quilômetros, com baterias que podem ser carregadas em até três horas. A Caio é uma fabricante de ônibus especializada em modelos urbanos com fábricas localizadas nas cidades paulistas de Botucatu e Barra Bonita. A Eletra pertence ao Grupo da Auto Viação ABC, com sede em São Bernardo do Campo (SP), e desenvolve tecnologia de tração elétrica e integração de sistemas elétricos para transporte de passageiros e de carga. E a WEG é uma multinacional brasileira, sediada na cidade de Jaraguá do Sul (SC), que atua no setor de motores, redutores e acionamentos elétricos, geradores e transformadores de energia, produtos e sistemas para eletrificação, automação e digitalização. 

Ajuda dos universitários

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A Scania, em conjunto com pesquisadores da Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Ilha Solteira (SP), está fazendo testes em um veículo 100% elétrico sob condições de alta temperatura, além de desenvolver ferramentas de análises e modelagens computacionais. O veículo em questão chegou ao Brasil no fim de 2021 para operar na fábrica da Scania em São Bernardo do Campo (SP), exclusivamente para o transporte interno dos empregados, com o objetivo de aprimorar o conhecimento local e competências em torno da eletrificação no transporte comercial, desempenhando uma função de ônibus-escola para ajustes e adaptações às condições brasileiras. O projeto terá duração de 12 meses, e o ônibus ficará sob a coordenação de pesquisadores da graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia. Os testes com o ônibus elétrico se iniciam em outubro, e as ferramentas desenvolvidas serão aperfeiçoadas e transferidas para a equipe técnica da Scania. “Entendemos a necessidade de irmos além da nossa fábrica e decidimos levar nosso ônibus BEV até os acadêmicos, pesquisadores e estudantes de engenharia”, justifica Marco Garcia, consultor de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania Latin America.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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