A Porsche apresentou a terceira geração do Cayenne com mudanças abrangentes de trem de força, chassi, design e equipamento, ampliando o desempenho no asfalto e no fora-de-estrada e o luxo no conforto do dia a dia. A marca alemã refinou completamente seu bem-sucedido SUV, aquele que rompeu a barreira de descrédito vinda pelos puristas aficionados apenas pelos carros esportivos da fabricante, em 2002. O Cayenne de terceira geração renovada estreia com um conceito de display e controle altamente digitalizados. “Trata-se de uma das atualizações de produto mais completas na história da Porsche”, afirmou Michael Schätzle, vice-presidente de Produto. E o novo Cayenne estreia simultaneamente no Brasil, com preço de R$ 810 mil na versão S (carroceria SUV), enquanto o Cayenne S Coupé vem a R$ 840 mil e o esplendoroso Turbo GT chega a R$ 1.385.100, todos ano-modelo 2024 com entregas previstas para 2023. Com seu design amplamente aprimorado e sua gama de motores mais potentes, o Cayenne enfatiza sua reivindicação de ser o carro mais esportivo de seu segmento.
O revigorado Cayenne estreia com três configurações de carroceria, todas equipadas com o 4.0 V8 biturbo desenvolvido pela Porsche em substituição ao motor V6. Com uma potência de 349 KW (474 cavalos) e um torque de 60,5 kgfm – 25 kW (34 cavalos) e 5,5 kgfm a mais – tanto o SUV quanto o SUV-Coupé têm uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,7 segundos (com pacote Sport Chrono), com velocidade máxima de 273 km/h. Já o Turbo GT, projetado para o máximo desempenho em estrada, ainda é o modelo topo de gama da família Cayenne. Exclusivamente como cupê, o GT se beneficia de todas as otimizações e inovações da série dos modelos. A potência do motor biturbo V8 do GT foi ampliada em 14 kW (19 cavalos), alcançando 485 kW (659 cavalos). Com isso, o superesportivo acelera de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com uma velocidade final de 305 km/h.
A Porsche integrou um conceito de display e controle totalmente revisado no Cayenne. A nova Porsche Driver Experience, estreante no Taycan, concentra-se no eixo do motorista e fortalece a operação. As funções que o condutor utiliza com frequência estão localizadas diretamente no volante ou imediatamente ao lado dele. A alavanca à esquerda na parte de trás da direção tem agora funções adicionais para operar os sistemas de assistência ao motorista. A chave seletora da transmissão automática de 8 marchas agora fica no painel de comando. Essa alteração abriu espaço no console central para compartimentos de armazenamento e um controlador do ar-condicionado em um elegante design de painel escuro. Controles grandes e facilmente acessíveis combinados com interruptores mecânicos do ar-condicionado e um ajustador de volume tátil garantem uma operação ideal e uma aparência refinada. Uma característica fundamental da nova Porsche Driver Experience é o equilíbrio entre elementos digitais e analógicos.
O cockpit redesenhado do Cayenne inclui um painel de instrumentos totalmente digital de 12,6 polegadas com o conhecido design curvo. O head-up display está disponível como opcional. O Porsche Communication Management (PCM) padrão de 12,3 polegadas integra-se ao novo painel de comando e fornece acesso a todas as funções relevantes do veículo. Encontra-se, pela primeira vez como opcional, um display de 10,9 polegadas do lado do passageiro. Essa implementação enriquece a experiência do “carona”, exibindo dados de desempenho do carro e dando-lhe acesso individual aos controles do sistema de infoentretenimento. E uma película especial garante que o motorista não consiga ficar “bisbilhotando” esse display. Dependendo do mercado, vem ainda a opção de streaming de conteúdo de vídeo na estrada. Um sistema de qualidade do ar filtra os poluentes da atmosfera no interior.
O Cayenne ganhou uma aparência particularmente expressiva. Uma nova extremidade dianteira combinada com para-lamas mais fortemente arqueados, um novo capô e faróis tecnicamente atraentes enfatizam a largura do veículo. Os faróis de leds HD-Matrix de alta definição fornecem iluminação rodoviária adaptada a cada situação de condução. Lanternas projetadas em forma tridimensional, superfícies desobstruídas na parte de baixo e um novo difusor com suporte de placa de identificação integrado caracterizam o design da extremidade traseira do “novo” Cayenne. Uma paleta de cores expandida com novas opções, pacotes esportivos leves que economizam até 33 quilos no Cayenne Coupé e uma nova gama extensa de rodas de 20, 21 e 22 polegadas possibilitam a configuração do modelo de forma individual e dinâmica. Adicionalmente, os clientes podem utilizar uma nova gama de sistemas de assistência, como o auxílio de desvio de curva e o piloto automático adaptável. Isso resulta em um Cayenne ainda mais pronto para auxiliar o motorista em situações perigosas, assim como em engarrafamentos em ruas e rodovias.
A marca alemã equipa o Cayenne de fábrica com uma suspensão com o Porsche Active Suspension Management (PASM). Novos amortecedores com tecnologia de duas válvulas e separadas de distensão e compressão permitem um desempenho mais seguro em todas as situações de condução. O conforto em velocidades lentas, o manuseio durante curvas dinâmicas e o suporte de inclinação e rotação foram aprimorados. A experiência de dirigir teve um “controle fino” com a nova suspensão pneumática adaptável com tecnologia de duas câmaras e duas válvulas. Essa nova tecnologia melhora a experiência de dirigir com uma suspensão suave característica, estabiliza o veículo e simplifica o manuseio em rodovias e no off-road. Ao mesmo tempo, a suspensão pneumática adaptável aumenta a precisão e o desempenho da direção e reduz os movimentos do corpo em situações de direção dinâmica. E suspensão do Cayenne 2024 oferece ainda uma diferenciação mais acentuada entre os modos de condução “Normal”, “Sport” e “Sport Plus”.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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