Híbrido na tomada
Após o sucesso do lançamento da nova geração do Range Rover Sport no Brasil, a Land Rover traz mais uma opção de motorização para o modelo. A PHEV (híbrido plug-in) de 510 cavalos passa a ser oferecida a partir deste mês no país, somando-se a opção a diesel MHEV (híbrido leve) de 350 cavalos. A versão BEV, totalmente elétrica, está programada para chegar até o final de 2024. As primeiras unidades do Range Rover Sport PHEV já estão disponíveis nas concessionárias para reserva. O veículo tem duas versões, a Dynamic HSE e a First Edition, com preços partindo de R$ 985.750 e podendo chegar a R$ 1.013.950. Segundo a marca britânica, o Range Rover Sport PHEV é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,4 segundos, com uma autonomia de condução 100% elétrica de até 113 quilômetros, suficiente para a maioria dos proprietários completarem 75% de suas viagens diárias. Para deslocamentos mais longos, a motorização híbrida plug-in fornece 740 quilômetros combinados de autonomia a gasolina e elétrica.
Primeira década
A Toyota comemora em 2023 os dez anos do lançamento de seu primeiro modelo híbrido no Brasil, o Prius. Com tecnologia até então pouco conhecida no mercado nacional, o veículo foi o pioneiro e principal responsável pelo desenvolvimento e popularização dos híbridos, que combinam um motor a combustão a um ou mais elétricos. Com cerca de 7 mil unidades comercializadas no país até 2021, o Prius foi um dos automóveis que auxiliaram a prefeitura de São Paulo a oferecer veículos mais limpos e sustentáveis em mobilidade, incentivar a popularização da tecnologia e a conceder redução de impostos e isenção do rodízio na cidade. O modelo, importado do Japão, teve sua apresentação oficial para o público brasileiro no Salão de São Paulo de 2012. Antes, o Prius já era visto nas ruas paulistanas incorporado à frota dos táxis “verdes” do município. No total, foram adicionadas 116 unidades do veículo ao programa como parte dos testes da Toyota no mercado. No ano passado, a marca japonesa apresentou a nova geração do híbrido, totalmente repaginada especialmente no estilo, mais moderno e bonito.
Queda nas bombas
O preço médio do litro da gasolina e do etanol teve a primeira queda em 2023 no período de 1º a 13 de abril. A gasolina foi comercializada a R$ 5,85 nas bombas de abastecimento do Brasil, com recuo de 0,48% comparado com o fechamento de março. Já o litro do etanol foi vendido a R$ 4,58 no início de abril, com recuo de 0,40% ante março. Todas as regiões brasileiras registraram redução no valor da gasolina. O preço médio mais baixo para o combustível foi identificado no Sudeste, com R$ 5,60, enquanto a diferença menos expressiva ocorreu na Região Sul, onde passou de R$ 5,65 para R$ 5,60. O litro do etanol mais barato do país foi comercializado nas bombas do Centro-Oeste, a R$ 4,08. Porém, foi no Nordeste que apresentou queda mais significativa, de 0,89%, com o litro saindo de R$ 4,61 para R$ 4,57. Apenas a Região Norte registrou alta no preço médio do etanol, de 0,72% em relação a março, fechando a R$ 5,04, o mais caro do país para o combustível devido, especialmente, pela distância para o transportar o produto.
Metas ousadas
A fabricante chinesa de carros elétricos Seres e a Huawei estão expandindo sua parceria para desenvolver veículos totalmente “verdes”. O primeiro produto da nova fase será lançado ainda este ano, um novo modelo equipado com dois sistemas de última geração da Huawei – um de propulsão inteligente e outro de assistência ao motorista. No Brasil, o resultado da parceria se materializará com o Seres 5, SUV de luxo que chegará ao mercado nacional no segundo semestre deste ano. A marca chinesa estabeleceu uma meta de produzir um total de um milhão de carros elétricos até 2026, uma missão não muito simples de ser realizada. No mercado chinês, os modelos da Seres são vendidos com a marca Aito. Ambas pertencem ao Grupo Seres, do qual fazem parte ainda a Sokon e a DFSK. Já a Huawei fornece tecnologias como softwares, sistemas de chip único e de assistência ao motorista e todos os tipos de sensores. A Seres está prometendo também um crossover de aparência imponente, alto luxo e muito espaço interno. Trata-se do M9, que poderá chegar às ruas ainda este ano. Os detalhes do projeto ainda estão em definição, mas prevê-se que o M9 terá mais de cinco metros de comprimento e um nível de equipamentos capaz de situá-lo como concorrente do Mercedes-Maybach GLS.
Elétricos aquecidos
O mercado de veículos elétricos no Brasil tem apresentado um crescimento significativo nos últimos meses, com recordes de vendas e aumento da frota circulante no país. Somente em março de 2023, foram emplacadas 5.989 unidades de veículos leves eletrificados, representando um aumento de 55,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No acumulado do primeiro trimestre de 2023, o desempenho foi ainda mais expressivo, com 14.787 eletrificados leves vendidos, um crescimento de 50% em comparação a igual intervalo de 2022. Ao mesmo tempo em que os números positivos mostram um caminho promissor para o setor, gera preocupação no impacto no preço da energia e na matriz elétrica nacional. “O crescimento do mercado de carros elétricos é uma tendência positiva para a mobilidade sustentável no Brasil, e não representa um impacto expressivo na demanda de energia elétrica do país. Mesmo que o setor cresça, ainda assim teríamos capacidade suficiente de produção energética para o atendimento da demanda”, analisa Ricardo David, sócio-diretor da Elev – empresa especializada em soluções para o setor da eletromobilidade.
Rigor da lei
No ano passado, 14.389 motoristas foram autuados por dirigirem sob efeito de álcool nas rodovias federais brasileiras. Esse número corresponde a uma multa a cada 37 minutos. Segundo dados divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) a pedido da Associação Mineira de Medicina de Tráfego (Ammetra), 41.834 motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro, o que totaliza 56.223 condutores que, solicitados, foram flagrados sob provável efeito de álcool ou não comprovaram a sobriedade. “Não é difícil de deduzir que quase a totalidade daqueles que se recusaram a passar pelo teste realmente consumiram álcool. Para quem não bebeu antes, não faz o menor sentido se recusar a fazer o teste, pois a recusa, por si só, constitui infração gravíssima, com suspensão da habilitação por um ano e multa de R$ 2.934. Felizmente, a legislação evoluiu e tanto a recusa quanto provas testemunhais são suficientes para a aplicação da multa”, revela Alysson Coimbra, diretor científico da Ammetra.
Cuidados prévios
Com a aproximação do chamado Feriadão de Tiradentes, o receio toma conta dos planos de quem pegará a estrada. Os cuidados com o carro antes da viagem são essenciais para garantir um trajeto tranquilo e com segurança. Pelo menos, cinco dicas são fundamentais:
– Revisão pré-viagem – Normalmente, a revisão precisa ser feita a cada seis meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Antes de viagens mais longas, é bom o motorista visitar seu mecânico de confiança para avaliação do estado geral do carro.
– Usar o cinto de segurança corretamente – Alguns dos erros mais comuns na hora de usar o cinto de segurança é colocá-lo sobre o pescoço, utilizar presilhas ou grampo para afrouxar o cinto, passar a faixa do tórax pelas costas e colocar a subabdominal na barriga ao invés de no quadril. O correto é regular a altura do banco e utilizar a faixa transversal do cinto sobre o ombro, atravessando o tórax, para que em caso de acidente o corpo não seja projetado por cima do cinto.
– Bagagens – O compartimento ideal para carregar bagagens é o porta-malas. Caso o espaço ali não for suficiente para acomodar os pertences, a solução muitas vezes é organizar o restante das malas no banco traseiro do carro. Nesse caso, os objetos não podem ficar soltos, podendo resultar em multa ou comprometer a segurança dos ocupantes do veículo.
– Trocar o óleo – Abrasão, corrosão e desgaste de componentes importantes do sistema de transmissão podem ser causas da má lubrificação, afetando o desempenho do carro. Negligenciar nesse aspecto pode provocar uma parada inesperada no meio do caminho para a diversão e o relaxamento.
– Estepe preparado – Conferir o estado do estepe e se ele está corretamente calibrado e o kit necessário para a troca do pneu: macaco, chave de roda e triângulo de sinalização, que deve ser colocado a uma distância mínima de 30 metros do carro parado.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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