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Para perto e para longe

A encarroçadora de ônibus catarinense Busscar continua emplacando bons negócios em 2023. Acaba de entregar cinco El Buss 320L para a Transtusa, empresa de transporte urbano, fretamento, intermunicipal e turismo da cidade de Joinville (SC), onde também fica a sede da Busscar.  Outros cinco El Buss 320L foram entregues para a Gidion, empresa de transporte urbano também de Joinville. Os dez ônibus têm chassi Volkswagen e serão usados nas frotas de fretamento das empresas. E a encarroçadora comemora a primeira venda para a transportadora Expresso VIP, do Maranhão. Trata-se de um Vissta Buss DD, com chassi Scania 6×2. 

Casca grossa

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A LAAD 2023, Feira Internacional de Defesa e Segurança, principal vitrine do segmento na América Latina, será realizada no Rio de Janeiro de 11 a 14 de abril. O evento é estratégico para a IDV, marca do Iveco Group, que estará presente mais uma vez explorando a gama de produtos com destaque na confiabilidade. Modelos como o Guarani 6×6 UT30, o Guarani 6×6 Export e o LMV 4×4 Remax estarão no estande da marca, assim como um mock-up do Centauro 2 8×8. Com capacidade para transportar até 11 pessoas e fabricado na cidade mineira de Sete Lagoas, o Guarani pesa 18 toneladas e pode chegar a 110 km/h, com função anfíbia. Além de ar-condicionado, apresenta sistema automático de detecção e extinção de incêndio e baixa assinatura térmica (o que dificulta a localização por inimigos). A plataforma do blindado pode ser usada como base para o desenvolvimento e a produção de uma família de blindados, como viaturas de reconhecimento, socorro, posto de comando, porta-morteiro e ambulância. O blindado conta com o motor Cursor 9 Euro 3, da FPT Industrial, configurado para entregar 380 cavalos.

Na linha de frente

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A Combat Armor Defense, empresa especializada em blindagem para carros civis e militares, participa da LAAD Defense & Security, no Rio de Janeiro, onde exibirá como principal novidade o V-Raptor. É um veículo blindado com produção nacional, monobloco e inédito, especialmente pensado para atender às demandas extremas dentro e fora da estrada. Conta com sistema de suspensão independente e permite uma boa manobrabilidade em qualquer tipo de superfície. Seu fundo em formato “V” sob a carroceria oferece maior proteção balística, proporcionando mais segurança à tripulação em casos de explosão, mais velocidade e recursos de proteção superiores em comparação a outros veículos de seu segmento. Apesar de ser extremamente forte, é o primeiro veículo do padrão VBL com menos de cinco toneladas, chegando a 4,5.  

Banda evoluída

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A Bandag, divisão pertencente à Bridgestone dedicada à pesquisa, desenvolvimento e manufatura de bandas de rodagem, lança a nova banda WHL, para veículos comerciais do segmento rodoviário e regional. A nova banda foi desenvolvida para montagem em eixo de tração, eixo-livre ou direcional de veículos que circulam em rodovias pavimentadas e fora-de-estradas, em curtas e médias distâncias. Segundo a Bridgestone, o produto é mais leve e oferece maior poder de tração. Disponível nas medidas 230, 240, 250 e 260 milímetros, a novidade conta com um design com blocos para proporcionar melhor poder de tração em várias condições e sulcos que reduzem a retenção de pedras. O composto especial adotado na WHL é resistente a cortes e rachaduras, resultando em maior recapabilidade e ciclo de vida. O lançamento substitui a antiga banda WHL, do mesmo segmento e aplicação, e as BDMS e BLSS.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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