De olho na gestão eficiente
De acordo com a Berg Insight Fleet Management, há no Brasil cerca de 11 milhões de veículos comerciais, dos quais apenas 20% usam algum recurso de telemetria. Nos Estados Unidos, a participação da telemetria chega a 60%. A telemetria é a combinação de internet das coisas (IoT), ciência de dados (Big Data) e inteligência artificial (AI) que resulta em sensores instalados nos veículos para registrar ações como localização, trajetos, acelerações e frenagens. Os dados são enviados para uma plataforma, permitindo administrar, por exemplo, consumo de combustível, manutenções preventivas e especialmente o modo de condução dos motoristas. Para potencializar os benefícios, a videotelemetria adiciona câmeras ao pacote, oferecendo mais visibilidade e enriquecendo os dados do que é administrado pelas empresas. A inovação consiste na instalação de câmeras com inteligência artificial que gravam imagens da via e da cabine do caminhão. Essa tecnologia avançada possibilita ainda identificar automaticamente situações de risco como distração ao volante pelo uso do celular ou distância insegura do veículo à frente. “As câmeras estão mais inteligentes e acessíveis, o que permitiu seu uso em escala e ganhos adicionais à gestão de frotas. As câmeras com inteligência artificial elevam o monitoramento e planejamento de frotas a um novo patamar, porque a inovação tem tudo da telemetria potencializado pelo vídeo, ou seja, mais informações para a gestão”, afirma Omar Jarouche, CMO da Cobli – FleetTech.
No BRT de Feira
Duas unidades do ônibus Iveco Bus 17-280 da empresa Rosa entraram em operação na Linha BRT 2 de Feira de Santana, maior cidade do interior baiano. Elas foram adquiridas pela empresa Rosa e atenderão em caráter experimental à Linha BRT 2, no corredor das avenidas João Durval e Ayrton Iguatemi. Produzido no Complexo Industrial da Iveco, em Sete Lagoas (MG), o chassi de 17 toneladas é equipado com o motor FPT N67, da Série NEF da FPT Industrial, que conta com a maior potência e torque do segmento, 280 cavalos e 95,5 kgfm, Os novos ônibus são equipados com ar-condicionado, poltronas estofadas, GPS, painéis com itinerários eletrônicos e saídas de emergência nas janelas. A configuração para o BRT conta com duas portas na lateral esquerda, alinhadas de acordo com as plataformas do sistema, e três do lado direito, ao nível da rua.
Demanda aquecida na África
A encarroçadora paulista Caio comercializou para Angola no ano passado 200 unidades do Apache Vip geração cinco. Em março de 2023, ocorreu o embarque das últimas 60 unidades que seguem para o país africano por navio pelo Porto de Paranaguá (PR). Angola permanece como um dos maiores clientes da Caio. Com o novo lote comercializado em 2022, o país conta com uma frota de aproximadamente 700 ônibus. Os Apache Vip têm 10,50 metros, lotação para 66 passageiros e embarque dianteiro. O salão interno conta com poltronas ergonômicas, ar-condicionado e janelas com vidros com barreiras aos efeitos solares. Poltronas na cor vermelha são reservadas para pessoas com mobilidade reduzida, PcD e idosos. Os Apache Vip foram encarroçados sobre chassis Volkswagen Volksbus modelo EOD 17.230, motor Euro 3 e caixa de câmbio manual.
Negócios das Arábias
Este ano, um dos principais objetivos da Volkswagen Caminhões e Ônibus é trabalhar fortemente a sua presença internacional. Desta vez, a marca chega em um novo destino no Oriente Médio. Dez unidades do chassi de microônibus Volksbus 9.160 foram vendidas para o cliente Domasco – Doha Marketing Services, em Doha, capital do Catar. Com carroceria Volare W9, a venda foi feita pela encarroçadora gaúcha Marcopolo para o transporte escolar na cidade árabe. “É um grande marco para nossas exportações desembarcar no Catar, rumo à globalização da marca VWCO. Em parceria com importadores e encarroçadores como a Marcopolo, buscaremos novas oportunidades de negócios em quatro continentes”, comenta Leonardo Soloaga, diretor de Vendas Internacionais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: