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Agora nas quatro

            A Kia Brasil apresenta a versão 4×4 do Bongo K2500 2024 ao mercado brasileiro. A nova configuração substitui a versão 4×2, que tinha como principais atrativos a classificação como VUC (Veículo Urbano de Carga), que permite livre circulação onde os caminhões pesados são proibidos de transitar, e o fato de o motorista poder conduzi-lo com carteira de habilitação categoria B (mesma de veículos leves). O Bongo de tração integral chega para ampliar a usabilidade do modelo, que agora é capaz de enfrentar condições mais adversas de rodagem, distribuição de encomendas rápidas e transporte de pequenas cargas fora dos grandes centros e no interior do país, onde prevalecem estradas de terra, e à logística de transporte em regiões de produção agrícola. O Bongo K2500 4×4 traz um motor de 2,5 litros, quatro cilindros, 16 válvulas, turbodiesel intercooler, com novo sistema de injeção eletrônica Common Rail, que entrega potência de 130,5 cavalos a 3.800 rpm e torque de 26 kgfm a 1.250 rpm. A transmissão é manual de 6 velocidades e a capacidade de carga no chassis é de 1.811 quilos. Além da adoção da tração integral 4×4 e do novo design dianteiro da cabine, o novo modelo tem tanque de agente redutor líquido automotivo Arla 32 – que permite a redução de emissões de material particulado –, freios ABS e sistema de controle estabilidade (ESC), novo design do painel, do volante e dos bancos para motorista e dois passageiros, computador de bordo com controle no volante, bancos revestidos com tecido sintético, DRL (daytime running lights) e chave com controle de abertura remota das portas. A Rede Autorizada de Concessionárias Kia Brasil já disponibiliza o novo modelo, com preço promocional de R$ 164.990. A garantia é de três anos ou de 100 mil quilômetros.

Sinal verde 

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       Dois caminhões elétricos Volkswagen e-Delivery atuarão nos serviços de conservação urbana da capital paulista sob responsabilidade da Sustentare, uma das maiores empresas brasileiras de limpeza pública. São os primeiros caminhões elétricos a operar na região nesse tipo de atividade para cuidar tanto da coleta de resíduos quanto da manutenção de monumentos históricos. Os veículos rodarão cerca de 110 quilômetros por dia, em dois turnos, e estão equipados com compactador e um implemento que executa uma lavagem mais técnica de monumentos. O negócio envolve uma unidade do modelo de 11 toneladas e outra do de 14 toneladas. “O e-Delivery tem um papel fundamental para apoiar clientes como a Sustentare, que priorizam questões de ESG em suas decisões estratégicas, sobretudo as ambientais. Para ampliar ainda mais os benefícios, temos um serviço de consultoria completa que permite maximizar os resultados. Além disso, as concessionárias de São Paulo já estão prontas para atender à Sustentare”, comemora Wilson Ragusa, gerente de Vendas Especiais da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Negócios com vizinhos

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       A Mercedes-Benz do Brasil entregou 53 chassis de ônibus para o cliente Copetran – Cooperativa Santandereana de Transportadores Ltda, da Colômbia. Os veículos dos modelos OH 1526/59 e LO 916/48 já estão operando na cidade de Bucaramanga para aplicação de fretamento, a fim de renovar a frota de chassis Mercedes-Benz. O modelo de carroceria escolhido para o chassi LO 916/48 foi o Senior e, para o OH 1526/59, o Ideale, ambos da Superpolo Colombia, subsidiária da encarroçadora gaúcha Marcopolo naquele país. Dentre os principais recursos tecnológicos de segurança desses veículos estão o freio ABS, o regulador automático de freios e o sensor de incêndio no compartimento do motor. O chassi LO 916/48 se destaca pelo motor dianteiro OM 924 Euro 5 com caixa manual ZF 5S. Já o OH 1526/59 tem motor traseiro e suspensão metálica – requeridos pelo cliente. O propulsor OM 926 Euro 5 é acompanhado da caixa Mercedes-Benz G85 manual de 6 marchas. 

Nos pontos das Alagoas

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       O sistema de transporte coletivo urbano de Maceió (AL) receberá cem novos ônibus Marcopolo Torino. Os veículos, adquiridos pelas empresas São Francisco, Real Transportes Urbanos e Cidade de Maceió, serão utilizados no transporte de passageiros da capital alagoana. A São Francisco adquiriu 40 unidades, destas, 32 são equipadas com ar-condicionado. Para a Real Transportes Urbanos, foram entregues 50 ônibus, todos equipados com ar-condicionado. Já a Viação Cidade de Maceió renovou sua frota com dez unidades. Os veículos têm 12,56 metros de comprimento, 37 poltronas City Estofada, elevador, vidros escurecidos, tomadas USB, itinerário eletrônico frontal e lateral e assoalho com tapete plástico antiderrapante. “Os operadores do Nordeste têm investido continuamente visando qualidade, conforto e segurança nas operações. Os ônibus Torino se destacam pelas características e vantagens que oferecem”, destaca Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais para o Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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