A Audi do Brasil anuncia a chegada dos novos RS 5 Competition Plus e RS 5 Competition Plus Track. Os modelos já foram colocados em pré-venda e estarão disponíveis nas mais de 40 concessionárias da marca das quatro argolas em todo o território nacional em abril, com preço de R$ 849.990 para as duas versões de acabamento. A nova linha esportiva RS 5 é equipada com o propulsor 2.9 V6 biturbo com recalibração para desenvolver 450 cavalos de potência de 5.700 a 6.700 rotações por minuto e 60,5 kgfm de torque de 1.900 a 5 mil giros, associado à transmissão Tiptronic de 8 marchas, também com nova calibração, para oferecer trocas mais ágeis e precisas, conforme a marca alemã. Com isso, os novos esportivos aceleram de zero a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e podem atingir a máxima de 290 km/h. “A nova linha RS 5 Competition Plus carrega a expertise das pistas. Esses modelos herdam a nossa experiência nas competições, adotando tecnologias das pistas para oferecer uma condução totalmente diferenciada em termos de dinamismo e prazer ao volante”, destaca Diego Borghi, diretor de Vendas da Audi do Brasil.
A suspensão esportiva RS Pro permite diminuir manualmente – em até um centímetro – a altura do veículo, que já sai de fábrica com um centímetro mais baixo em relação ao modelo anterior. A suspensão Coilover conta ainda com amortecedores ajustáveis em três vias e estabilizadores mais rígidos, fornecendo uma distribuição equilibrada entre conforto e desempenho, aumentando a conexão com o motorista. De acordo com a Audi, um novo conjunto de dados na unidade de controle com parâmetros alterados muda a ênfase para a parte traseira, enquanto o software atualizado na unidade de controle da transmissão confere tempos de troca de marchas reduzidos e um aumento perceptível entre os vários modos de direção. A relação de direção dinâmica é fixada em uma proporção de 1:13,1. Desenvolvido especialmente para as versões Competition Plus, o novo sistema de escapamento esportivo RS Plus com ponteiras de escape em preto fosco oferece um padrão sonoro mais intenso, pelo próprio sistema e pelo isolamento reduzido entre o compartimento do motor e o interior, promovendo assim uma experiência sonora instigante e um ambiente de alta performance. Essa modificação garantiu ainda uma perda de peso do carro em cerca de oito quilos.
Externamente, os dois modelos têm visual esportivo com linhas sinuosas e vincos pronunciados nas soleiras laterais e difusores traseiros, que englobam os dois grandes tubos de escape. Na dianteira, a grade Singleframe tem moldura preta brilhante e conjunto óptico com faróis de Led Matrix escurecidos e a tecnologia Audi Laser light. As aberturas de ventilação acima da grade lembram o clássico Audi Sport “Quattro” de 1984. As duas versões do RS 5 Competition são equipadas com o sistema de iluminação Audi Beam, que projeta o símbolo “Audi Sport” no piso quando as portas dianteiras são abertas. Além disso, oferecem volante e câmbio revestidos em Alcântara com costura em vermelho. O couro Nappa com costura contrastante aparece no apoio de braço das portas e no console central. Já os cintos de segurança de todos os bancos são feitos em preto com borda vermelha e os tapetes são em cor preta com costura contrastante em vermelho e logotipo “RS” nos frontais. Os quatro anéis no capô e na tampa do porta-malas, assim como as letras do nome do carro, destacam o caráter esportivo com seu acabamento em preto brilhante. Os novos Audi RS 5 Sportback Competition contam com rodas de liga leve de 20 polegadas, com cinco raios em formato de “Y” e acabamento em preto brilhante ou polido e detalhes em preto brilhante.
Uma das diferenças entre as versões são os assentos dianteiros. Na RS Competition Plus, eles têm estofamento combinando couro e microfibra Dinâmica com padrão favo de mel e bordado “RS”. O acabamento lateral em black piano brilhante dos bancos dianteiros completa a sensação esportiva na cabine. A RS Competition Plus Track tem bancos em forma de concha RS, fornecidos pela Sabelt, com ajustes manuais e combinação de couro e microfibra Dinâmica em padrão favo de mel. O material Dinâmica é feito de 45% de fibras de garrafas PETs recicladas. Quanto às cores da carroceria, o Preto Sebring com efeito cristal é a novidade, juntando-se ao Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde District, Verde Sodoma e Vermelho Tango. Os equipamentos disponíveis como opcionais para as duas versões são a capa do retrovisor externo em preto brilhante ou em aço escovado, sem custo adicional.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: