Divulgação

Timidez inicial

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus cresceu, de forma tímida, no primeiro bimestre do ano, por conta do fechamento provisório de algumas fábricas em fevereiro – por falta de semicondutores, para ajustes na linha de montagem ou pela redução nas vendas. Os 313,8 mil veículos produzidos (161,2 mil em fevereiro) representaram aumento de 0,8% sobre o primeiro bimestre de 2022. As exportações no bimestre tiveram um leve recuo na comparação com o início do ano passado. No total, 67,4 mil unidades deixaram os portos do país, com queda de 2,6%. Em compensação, a receita gerada com essas exportações cresceu 28,5%, explicado por um mix de embarque formado por modelos de maior valor agregado, como caminhões e ônibus. “Apesar de estar alinhado como as nossas projeções de volumes para 2023, o desempenho do primeiro bimestre, limitado pelas condições de crédito e oferta de suprimentos, reforça a necessidade de promover o reaquecimento do mercado e as cadeias locais de produção”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, que representa as fabricantes com produção local.

De tanque cheio

Divulgação

Líder de mercado no Brasil, a Fiat promove este mês uma promoção para quem adquirir uma Toro com motor a diesel, com um ano de combustível gratuito. Por meio do aplicativo Cart e em parceria com a Rede Shell Box, a Fiat garante um tanque cheio todo mês para os novos proprietários da picape líder de vendas em seu segmento. A ação é válida até dia 31 de março para todas as concessionárias da marca no país. A Toro teve algumas mudanças em suas versões na linha 2023. A picape da montadora italiana perdeu a variante Freedom como opção de entrada com o motor 2.0 turbodiesel e tração 4×4. A versão mais barata com essa configuração de motorização passou a ser a Volcano, que teve seu preço reduzido para caber na nova estratégia da Fiat, passando para R$ 204.500. Com nome de “Mês do Tanque Cheio Fiat”, a campanha permite que os donos de uma Toro Volcano a diesel zero-quilômetro tenham direito a 60 litros por mês, durante um ano a partir da nota da compra. O crédito será feito pelo aplicativo Cart (www.fiat.com.br/cart.html), plataforma de e-commerce do grupo Stellantis. A Toro com motor a diesel tem em todas as suas versões tração integral, câmbio automático de 9 marchas, faróis full-led e central multimídia “touchscreen” com espelhamento para Apple CarPlay e Android Auto, ambos wireless. A picape derivada de um SUV é equipada com motor de 170 cavalos de potência e 35,7 kgfm de torque a partir de 1.750 rpm. 

Arrancada elétrica

Divulgação

Quase em fase produção, o Audi Q6 e-Tron é o começo da maior ofensiva de modelos na história da marca dos quatro anéis. A Audi apresentará mais de 20 novos modelos até 2025 – dez deles elétricos. A futura série de modelos Q6 e-Tron assinala também a inauguração da mobilidade elétrica na sede de Ingolstadt, na Alemanha, juntando uma instalação interna de montagem de baterias. A fabricante está atualmente colocando o protótipo Q6 e-Tron no extremo norte da Europa, sob rígidos regulamentos de segurança. A futura série de modelos é a primeira a ser construída na nova Premium Platform Electric (PPE). Com seu sistema elétrico de 800 volts, motores elétricos potentes e eficientes, um sistema inovador de gerenciamento de bateria e carregamento e uma arquitetura eletrônica recém-desenvolvida, o protótipo Q6 e-Tron vem nas variantes SUV e Sportback. “Nossa estratégia ‘Vorsprung 2030’ fornece as respostas certas, mesmo em tempos de múltiplas crises. Estamos totalmente focados na sustentabilidade e avançando sistematicamente na digitalização e eletrificação de nossos produtos”, antecipa Markus Duesmann, CEO da Audi AG. 

Antes, aqui

Divulgação

Apresentado antes para o mercado brasileiro, em novembro do ano passado, o totalmente elétrico BYD Yuan Plus EV chega agora à Europa, com entrega aos clientes a partir deste mês no Reino Unido. O SUV mostrado agora no Velho Continente é exatamente igual ao revelado no Brasil. Aqui, as pré-vendas se iniciaram em novembro, com o carro chegando às mãos dos compradores no primeiro semestre deste ano, com preço de R$ 269.990. Construído sobre a e-Platform 3.0, o Yuan Plus EV representa a próxima geração de automóveis elétricos da BYD. Com 4,45 metros de comprimento, 1,87 metro de largura, 1,61 metro de altura, 2,72 metros de distância de entre-eixos e 17,5 centímetros de altura em relação ao solo, o Yuan Plus EV é equipado com um motor elétrico síncrono permanente, com potência de 204 cavalos e torque de 31,5 kgfm, com aceleração de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. O carro tem uma autonomia de até 425 quilômetros. A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos, em Campinas. Em 2017, abriu uma segunda unidade, na mesma cidade paulista, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa deu início em 2020 à operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio.

Novidade para assinar

Divulgação

O novo Sentra também está disponível pelo serviço de assinatura de veículos Nissan Move. Assim, o sedã da marca japonesa chega simultaneamente às concessionárias e ao programa all inclusive, com tudo incluído no valor da mensalidade, sem sustos e sem burocracias. No Nissan Move, o novo Sentra tem parcelas mensais a partir de R$ 3.499 (Advance), de R$ 4.049 (Exclusive) e de R$ 4.109 (Exclusive com interior premium). Nesses preços, estão embutidos o seguro, a manutenção, as taxas, os impostos e a assistência vinte e quatro horas. Os planos disponíveis permitem a personalização, com opções de 12 a 36 meses de contrato e que levam em consideração variações de quilometragem de rodagem por mês. O serviço pode ser contratado por meio de uma jornada 100% online (www.nissanmove.com.br) ou direto nas lojas da marca, que também são o ponto de retirada do veículo. O Nissan Move tem cobertura nacional, estando presente em mais de 190 concessionárias em todos os Estados e no Distrito Federal.

Brincadeira de gente grande

Divulgação

A Aston Martin lançou um ambiente totalmente novo em seu configurador online, convidando os clientes a idealizar seu próprio “carro dos sonhos” no “Aston Martin Aramco Cognizant Formula One Team”. Além de equipe própria na Fórmula-1, capitaneada este ano pelo espanhol bicampeão mundial Fernando Alonso, a Aston Martin reveza com a Mercedes Benz a cessão do safety car e do medical car, que operam durante os GPs da principal categoria do automobilismo. Lançado antes do segundo GP da temporada, na Arábia Saudita, disputado no domingo passado, o novo ambiente digital exibe o desafiante AMR23 da Aston Martin dentro da garagem, permitindo que clientes e fãs se inspirem no auge da engenharia e design do automobilismo ao dar vida a sua interpretação sob medida de um Aston Martin. Para participar da proposta da marca britânica, o internauta deve acessar o www.astonmartinf1.com/en-GB, onde encontrará as instruções para a “brincadeira”. Uma vez que a expressão e a interpretação definitivas de um Aston Martin tenham sido criadas, os clientes e fãs podem baixar um folheto personalizado de sua configuração, compartilhar nas redes sociais e optar por agendar um test-drive a qualquer momento do processo. 

Para ficar esperto 

Divulgação

Trânsito e sono não combinam. O sono é capaz de reduzir 50% da capacidade de concentração do motorista, causando lapsos e falta de atenção, o que aumenta em duas vezes o risco de acidentes. Para ajudar os motoristas, a LeasePlan – empresa do setor de “car as a servisse” – elencou cinco dicas para o condutor não dormir ao volante:
1- Dormir o tempo suficiente – Apesar de variar de pessoa para pessoa, o recomendado para um adulto é dormir ao menos oito horas por noite antes de começar um dia de trabalho.
2- Dormir no lugar certo – O ideal é a escolha por um lugar silencioso, confortável, sem luz e bem ventilado.
3- Respeitar a jornada de trabalho – Evitar fazer horas extras e respeitar a jornada ideal de trabalho de oito horas. Ao longo do dia, é importante fazer paradas a cada duas horas, por dez minutos.
4- Planejar adequadamente os turnos – O corpo humano tem um relógio biológico. Portanto, é importante adaptá-lo se houver troca de turno de trabalho.
5- Relaxar nas folgas – Motoristas devem fazer um intervalo de 18 horas entre uma jornada e outra. Nesse período, é importante dormir bem e desfrutar de momentos de lazer para evitar o estresse. Sem uso de bebidas alcoólicas, naturalmente.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

Veja Também:

DEIXE UMA RESPOSTA