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Queda e ascensão

Foram vendidos em fevereiro deste ano 7.825 caminhões no Brasil, com recuos de 23,4% ante janeiro e de 3,5% em comparação ao mesmo mês de 2022. No primeiro bimestre, foram vendidas 18.040 unidades, com aumento de 8,5% sobre o mesmo intervalo de 2022. Entre as marcas, a Mercedes-Benz foi a líder em fevereiro, com 2.611 caminhões emplacados e participação de 33,3%, seguida pela Volkswagen-MAN (2.155 e 27,5%) e pela Volvo (1.207 e 15,4%). Nos ônibus, foram comercializadas 2.288 unidades em fevereiro, representando altas de 6,3% sobre janeiro e de 98,2% ante o mesmo mês de 2022. Na soma de janeiro e fevereiro de 2023, foram emplacados 4.440 ônibus no país, uma alta de 78,4% em relação a igual período de 2022. Entre as marcas, a Mercedes-Benz foi a primeira colocada em fevereiro, com 1.130 exemplares comercializados e 49,3% de “market share”, à frente da Volkswagen-MAN (593 e 25,9%) e da Marcopolo (460 e 20,1%).

Quem vai na frente

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O DAF XF foi o caminhão mais vendido em fevereiro no segmento de pesados, com 414 unidades, seguido pelo Volvo FH 540 (340) – líder no acumulado do ano, entre os pesados e no ranking geral de caminhões, com 1.222 veículos ante os 1.166 do modelo da DAF – e pelo Mercedes-Benz Actros 2651 (193). Nos semipesados, o primeiro colocado foi o Volvo VM 270, com 342 vendas, à frente dos Volkswagen-MAN 24.280 (212) e 17.190 (188). Nos médios, o Volkswagen-MAN 11.180 foi o primeiro, com 341 unidades, seguido pelo Iveco Tector 11-190 (116) e pelo Volkswagen-MAN 13.180 (77). E nos leves, o líder foi o Mercedes-Benz Accelo 1016, com 311 emplacamentos, superando o Volkswagen-MAN 9170 (186) e o Accelo 815 (151). 

Força interior

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A Volvo Trucks e a Volvo Financial Services participam da Expodireto Cotrijal, na cidade gaúcha de Não-Me-Toque, esta semana, com suas inovações em produtos e serviços para o agronegócio. A Volvo leva à feira seus novos caminhões com tecnologia Euro 6, com menores emissões, como os FH 6×4 de 540 cavalos, o pesado mais vendido do Brasil desde 2019, e FH 6×2 de 500 cavalos. Ambos trazem o novo motor Volvo D13K Euro 6 e caixa I-Shift de sétima geração. Enquanto isto, a Volvo Financial Services destaca condições exclusivas para a Expodireto. 

Com todo o gás

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Um ônibus 100% movido a gás natural veicular (GNV) passa a integrar o transporte coletivo urbano da Região Metropolitana de Curitiba (PR). A ação faz parte do projeto de mobilidade sustentável por meio de uso do gás natural, feito pela Compagas (Companhia Paranaense de Gás) em conjunto com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná e com o governo do Estado, em parceria com a Scania. O operador escolhido foi a Viação São José. A demonstração na linha metropolitana levará um mês, e o objetivo será certificar os indicadores de eficiência, especialmente a redução nas emissões de poluentes. Para viabilizar os ônibus a gás Scania, não são necessárias alterações significativas nas carrocerias. As instalações dos cilindros de gás podem ser feitas entre as longarinas do chassi (abaixo do assoalho) ou sobre o teto. Caso seja necessária uma autonomia maior, é possível a colocação de mais cilindros. O modelo K 280 4×2 tem propulsor de 280 cavalos de potência, com Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e/ou biometano, ou mistura de ambos. Para o ônibus em demonstração, foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira para uma autonomia de 300 quilômetros. 

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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