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Se espraiando pela América Latina

A Iveco Bus, marca do Iveco Group, dobrou o número de veículos emplacados no ano passado em comparação com 2021. O aumento registrado foi de 102% na América Latina. No Brasil, o crescimento foi ainda maior, chegando a 108%. Os resultados da marca ocorreram após investimentos na região tendo como base a produção sustentável e o cuidado com o ambiente. “Todos os produtos são projetados para oferecer baixo consumo de combustível, robustez, conforto e segurança, alinhados com o compromisso por um transporte mais ‘verde’. Esses atributos são fatores decisivos de compra e contribuem para o crescimento sustentável da marca”, ressalta Danilo Fetzner, diretor da Iveco Bus para a América Latina. No final do ano passado, a Iveco Bus apresentou, juntamente com a Santa Rosa, distribuidora autorizada no Uruguai, o ônibus elétrico E-Way. A gama está disponível em quatro comprimentos (9,5, 10,7, 12 e 18 metros) e apresenta capacidade variável no número de passageiros, de acordo com a finalidade da utilização do veículo.

Dois lados da moeda

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De acordo com o Conselho Internacional de Transporte Limpo (ICCT), os caminhões elétricos poluem menos do que os movidos a diesel e os a gás natural durante seu ciclo de vida. Com eletricidade gerada a partir de fontes renováveis, essas emissões podem ser reduzidas em 84% em comparação com os caminhões a diesel mais eficientes. Já os com célula de combustível podem diminuir as emissões em 85%, porém, apenas se o hidrogênio for produzido a partir de fontes renováveis, o que ainda é extremamente raro. “O problema não é a construção do veículo, mas a sua utilização na estrada. Nosso estudo responde às incertezas sobre os gases emitidos em cada estágio da vida útil do veículo. Ele mostra que apenas caminhões elétricos e alguns com célula de combustível podem permitir que o setor de transporte alcance suas metas climáticas”, afirmou Nikita Pavlenko, um dos autores do estudo, responsável pelos combustíveis do ICCT. O setor dos transportes é o maior produtor de gases com efeito de estufa (30%) na União Europeia. Os veículos pesados respondem por cerca de 26% dessas emissões. A realidade ainda é preocupante. Enquanto ônibus e veículos comerciais leves estão se convertendo em elétricos, o diesel ainda esteve em 99% dos caminhões vendidos na Europa em 2021. (colaborou o site uruguaio “Airbag”)

Mais alunos na escola

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A prefeitura de Jaguaruna, em Santa Catarina, recebeu no início deste mês dez novos micro-ônibus Volare Fly 10. Os veículos contam com configuração escolar para 44 alunos e serão utilizados no transporte da rede municipal de ensino. Segundo um estudo de viabilidade feito pela prefeitura da cidade catarinense, o investimento na aquisição dos micro-ônibus gera uma economia que permitirá maior capacidade de investimentos da Secretaria de Educação, com retorno previsto para cerca de três anos e meio. “Para nós, é extremamente gratificante poder contribuir com o transporte escolar e a assiduidade dos alunos”, comemorou Sidnei Vargas, gerente nacional de Vendas da Volare. Os Fly 10 desenvolvidos para Jaguaruna têm comprimento de 10,14 metros, poltronas City 860, sistema de ar-condicionado de teto, câmera de marcha a ré e rádio com USB. Também são equipados com cortinas, porta-pacotes com numeração das poltronas e luz de leitura.

Futuro irreversível

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Há 76 anos, a Caio se dedica ao transporte de passageiros no Brasil e na América Latina. Desde 2021, com a renovação do portfólio de produtos, os representantes da empresa promovem apresentações para demonstrar as novidades para os clientes, órgãos governamentais e demais partes interessadas do segmento. Em janeiro deste ano, a Caio mostrou suas soluções mais recentes para a Companhia Uruguaia de Transporte Coletivo (CUTCSA), maior empresa de ônibus do país vizinho. Atendendo às futuras demandas da CUTCSA, o encontro teve como destaque a apresentação do eMillennium, lançado no segundo semestre de 2022, desenvolvido exclusivamente para chassis de propulsão elétrica. O Uruguai, assim como outros países latino-americanos, tem compromisso com a mobilidade sustentável, projetando que o transporte coletivo tenha uma frota 100% elétrica nos próximos anos.

Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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