A Lexus Brasil anuncia a chegada da linha 2023 do NX 350h ao mercado nacional. O modelo, precursor entre os utilitários esportivos premium no mundo, ficou mais seguro e recebeu novos itens de conforto e tecnologia. O SUV já está disponível na rede de concessionárias da marca, com preços de R$ 364.790 para a “versão de entrada” Dynamic, de R$ 400.290 para a Luxury e de R$ 437.090 para a “top” F-Sport. Desenvolvido sob a filosofia Lexus Driving Signature, o NX 350h foi idealizado pela divisão de carros de luxo da Toyota para oferecer ao motorista um equilíbrio total do veículo, tornando cada manobra mais calculada e estável, mas com um toque especial em agilidade e eficiência. Com o objetivo de ampliar a oferta de veículos Lexus no portfólio, a Kinto disponibiliza o NX 350h no serviço One Fleet (de aluguel), focado em gestão de frotas corporativas, além dos serviços como gestão de multas, agendamento de serviços e assistência vinte e quatro horas.
Na nova linha, a versão F-Sport recebeu atualizações, como a inclusão de uma nova iluminação ambiente disponível em 14 cores para harmonizar a cabine da forma que mais agradar ao motorista e aos demais ocupantes do veículo e um retrovisor digital para auxiliar principalmente no período noturno. A topo de linha recebeu ainda o sistema de som Mark Levinson de 7.1 canais, com 23 caixas de som distribuídas por 16 locais em toda a cabine, com dois alto-falantes de 40 milímetros instalados no teto, que geram o equivalente a 2.400 watts de potência. O sistema de som Mark Levinson usa a tecnologia Clari-Fi, para ajudar a corrigir músicas digitais compactadas de serviços de streaming e rádio via satélite. O Clari-Fi verifica todos os tipos de arquivos de áudio compactados em busca de detalhes de músicas perdidos, suporta MP3, AAC, rádio via satélite, YouTube, reprodução e serviços de streaming de música. Uma vez identificado, o ruído é corrigido de forma inteligente, com base nas informações de música existentes e na qualidade da fonte de áudio. Com uma abordagem centrada nas necessidades dos consumidores, adicionada à preocupação com segurança, as versões Dynamic e Luxury passam a contar com sensores de estacionamento, antes presentes apenas na F-Sport. Ao surgir um objeto em movimento, o freio é acionado automaticamente, para dar maior confiança ao condutor na hora de fazer manobras.
A grade frontal do NX 350h segue com efeito tridimensional, com vários blocos em formato de “U”, reforçando a sensação de robustez do veículo. Como anunciado no lançamento da segunda geração, em 2022, foram aplicadas mudanças para fortalecer a estrutura frontal, para melhorar a eficiência do fluxo de ar e o desempenho de refrigeração do modelo. O SUV agrega um conjunto óptico composto por faróis principais e de neblina de leds com acendimento e ajuste de altura automáticos e lavador. O NX agrega função DRL (luzes de circulação diurna) em formato de “L”, que se “linka” à identidade visual da marca e remete ao logo da companhia. Na traseira, as lanternas invadem a tampa do porta-malas. O modelo conta ainda com aerofólio, para salientar sua esportividade.
O NX 350h é equipado com a quarta geração do sistema Lexus Hybrid Drive, que combina um motor a combustão de quatro cilindros DOHC 16V VVT-i com potência de 192 cavalos a 6 mil rotações por minuto e torque de 22 kgfm a 5.200 rpm a dois elétricos, um traseiro, de 54 cavalos e 12,1 kgfm, e outro dianteiro, de 182 cavalos e 27 kgfm. Juntos, os propulsores têm 246 cavalos de potência e, conforme a Lexus, oferecem alta eficiência e economia de combustível e uma performance com baixo nível de emissões. O SUV tem transmissão Hybrid Transaxle, com acelerações mais lineares, reduções e marchas para cima contínuas e poder de gerar alto torque em baixas rotações, o que permite maior controle da condução sem desperdiçar energia. As três versões têm três modos de condução, divididos em “EV”, totalmente elétrico, “Auto EV”, seleciona automaticamente a combinação entre elétrico e combustão, e “Normal”. Apenas a F-Sport acrescenta a opção “Sport+”, que busca deixar a rodagem mais dinâmica e confortável. O carro vem equipado com sistema de tração All-Wheel Drive Full-Time, para poder enfrentar qualquer tipo de terreno.
Segundo a Lexus, o NX 350h foi desenvolvido de dentro para fora, com todos os comandos projetados da melhor forma ergonômica. O interior do SUV é marcado pelo luxo, conforto e sofisticação. Acabamento de couro reveste o volante e a manopla de transmissão. Partes de couro ecológico estão nas portas, no painel e console central, que teve reposicionamento do câmbio automático e porta-objetos, incluindo os comandos de condução. As versões Luxury e F-Sport seguem com carregador por indução para smartphones. A Lexus sublinha o fato de respeitar o compromisso com os princípios da hospitalidade “Omotenashi”, com qualidade artesanal feita pelos Takumis, mestres artesãos da marca. A versão Luxury do NX 350h dispõe de teto solar com abertura elétrica, enquanto a F-Sport é equipada com teto solar panorâmico.
O SUV dispõe de um novo sistema de multimídia, com áudio compatível com arquivos de alta resolução (WAV, Flac, Alac, OGG Vorbis), rádio AM/FM com Wi-Fi (P2P mode) e tela de LCD de 14 polegadas, nas configurações Luxury e F-Sport, e de 9,8 polegadas na Dynamic. Ambas as telas são sensíveis ao toque, com recursos de infoentretenimento e conectividade via Bluetooth, com espelhamento de aplicativos como Google Maps, Waze, Spotify, Apple Music e WhatsApp via Android Auto e Apple CarPlay ou por meio de entradas USB. Na Luxury e na F-Sport, o motorista tem à disposição o Head Up Display, que projeta informações de velocidade, navegação por GPS, áudio e assistente de direção direto no para-brisa.
O carro vem com ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de umidade e sistema S/Flow com função Concierge, que vincula o sistema de ar com ventilação e aquecimento dos bancos, de acordo com a temperatura programada pelo motorista ou passageiro. E acrescenta a tecnologia E-Latch, disponível em todas as versões. Essa função serve para abrir as portas suavemente, apenas com toque de um botão, tanto para entrar quanto para sair. Ao acionar o interruptor, o sistema faz a abertura das portas por meio de motor elétrico.
A linha 2023 do NX 350h tem um “arsenal” de segurança ativa para auxiliar o motorista, por meio do Lexus Safety System. O farto pacote inclui sistema de saída de faixa – avisando com um sinal sonoro ou vibração no volante e corrigindo o curso sempre que ultrapassar as marcações da pista -, sistema de mudança de faixa e de colisão frontal, farol alto automático, controle de velocidade e cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, sistema de tráfego traseiro e radar de verificação de perímetro. No quesito segurança passiva, o NX 350h conta com oito airbags – um de assento, para o passageiro da frente, um de joelhos, para o motorista, dois laterais (cortina), dois frontais e dois laterais, para motorista e passageiro dianteiro. Adiciona controle de tração e estabilidade e assistência de partida em subida. Completam o pacote o farol alto com sistema adaptativo de iluminação, as luzes laterais, os sensores de estacionamento inteligente e o assistente ativo em curvas. O utilitário esportivo vem de série com freios ABS ventilados nas quatro rodas e regenerativos na dianteira, com freio eletrônico e distribuição de força (EBD), sistema Isofix para cadeirinha de criança e câmera com guias dinâmicas nas versões Dynamic e Luxury. Já a F-Sport conta com câmera de visão 360 graus e sistema de auto-estacionamento.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: