Com seis anos de liderança no segmento de SUVs premium no Brasil, o X1 chega ao mercado em uma geração totalmente nova e com produção nacional na fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina. Com mais equipamentos, o novo X1 reforça a estratégia da marca bávara de oferecer aos brasileiros produtos em linha com o que há de mais avançado no mercado europeu. O novo X1 já está à venda nas versões sDrive18i GP, sDrive20i X-Line e sDrive20i M Sport, em seis opções de cores para a carroceria (Branco Alpino, Preto Safira, Azul Phytonic, Verde Cape York, Prata Space e Azul Portimão) e três de acabamento interno (preto/preto, Mocha/preto e Oyster/preto). Todas as versões têm com o BMW Service Inclusive (BSI) pelo período de três anos ou de 40 mil quilômetros (o que ocorrer primeiro). O BSI é um programa que oferece serviços de manutenção com cobertura mundial na rede de concessionárias autorizadas.
Debaixo do capô, o novo BMW X1 traz duas opções de motorização. A versão sDrive18i GP é equipada com o 1.5 TwinPower Turbo de três cilindros, com 156 cavalos de potência de 4.700 a 6.500 rotações por minuto e 23,5 kgfm de torque de 1.500 a 4.600 giros, acoplado à transmissão Steptronic de 7 marchas, com preço de R$ 296.950. Já as versões sDrive20i X-Line e M Sport estão equipadas com a nova geração de motor 2.0 TwinPower Turbo de quatro cilindros, com 204 cavalos e 30,5 kgfm. O câmbio é o mesmo em todas as variantes. Segundo a BMW, as configurações sDrive20i – com preço a partir de R$ 330.135 – aceleram de zero a 100 km/h em 7,6 segundos e podem chegar a 236 km/h. De acordo com o programa Conpet, do Inmetro, o novo X1 sDrive18i tem consumo aferido de 11,4 km/l em ciclo urbano e de 13,5 km/l na estrada. As sDrive20i alcançam médias de 10,7 km/l e de 13 km/l em ciclos urbanos e de estrada, respectivamente.
Entre os equipamentos do novo X1 estão o Parking Assistant Plus, o ar-condicionado com controle digital automático de três zonas e o BMW Comfort Access 2.0 – destrava e acende luzes de boas-vindas quando o motorista se aproxima do carro, tranca o veículo ao se afastar sem necessidade de encostar na chave ou na maçaneta e abre o porta-malas por meio da aproximação do pé no para-choque traseiro. Acrescenta ainda o Driving Assistant Plus – assistente de condução inteligente em situações de trânsito lento, em longos deslocamentos, de tráfego cruzado, de riscos de colisão traseira, de mudanças involuntárias de faixa de rolamento e de controle e prevenção de aproximação frontal –, o Head-Up Display, o teto solar panorâmico, o sistema de som Harman Kardon e o carregador de smartphone sem fio.
Um dos destaques na conectividade do X1 está no Assistente Pessoal Inteligente BMW, sistema testado e desenvolvido pela engenharia da empresa no Brasil em parceria com a equipe global, com sede na Alemanha, capaz de executar várias funções no veículo ou explicar o funcionamento de equipamentos, sendo ativado por comando de voz com a frase “Olá BMW” ou qualquer outra programada pelo motorista. O modelo pode ainda se conectar com a Amazon Alexa e está apto para receber atualizações remotas de software quando disponíveis.
Visualmente, elementos de estilo tornaram o carro mais robusto e imponente. Na fita métrica, o X1 cresceu sete centímetros no comprimento (de 4,43 para 4,50 metros), sendo dois centímetros no entre-eixos (de 2,67 para 2,69 metros). Completam as medidas, dois centímetros extras na largura (de 1,82 para 1,84 metro) e cinco centímetros a mais de altura (de 1,59 para 1,64 metro). O porta-malas tem 476 litros de capacidade e 1.527 litros com os bancos rebatidos. Na dianteira, o para-choque ganhou novo desenho com tomadas de ar agressivas e funcionais. A tradicional grade de “duplo rim” também foi redesenhada, assim como os faróis, que são full-leds adaptativos em todas as versões. O para-choque traseiro e as lanternas ganharam novo visual, com as últimas recuperando a estética da primeira geração do SUV. As rodas têm design e tamanho exclusivos: 18 polegadas na sDrive18i, 19 polegadas na sDrive20i X-Line e 20 polegadas na sDrive20i M Sport.
Por dentro, o X1 passou a ser equipado com uma tela curvada em TFT de alta resolução – composta por duas peças, de 10,2 polegadas (painel de instrumentos) e de 10,7 polegadas (multimídia) – e novo Sistema Operacional 8. Similar ao sistema utilizado nos modelos recém-lançados pela marca, a novidade torna a habitáculo mais interativo e eclético, pois os comandos podem ser acionados por voz, tato ou pela central giratória do i-Drive.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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