Continuamente variável
Com mais de 385 mil unidades comercializadas no Brasil desde seu lançamento, em 2017, o Argo está trazendo uma novidade neste início de ano: a opção de câmbio tipo CVT. Desenvolvido no Polo Automotivo Betim (MG), o Argo, vendido também em outros dez países da América Latina, incorpora agora a combinação da transmissão continuamente variável de 7 marchas simuladas com o motor 1.3 Firefly de 107 cavalos de potência, passando a ser a versão topo de linha da família. O CVT no hatch compacto da Fiat oferece três possibilidades de condução: automática, manual e sport. Na última, a central eletrônica promove uma série de ajustes para tornar o veículo mais responsivo. A resposta do motor fica mais ágil ao toque no acelerador, com relação de marchas mais alongada. A gama completa do Argo é composta pela Entry 1.0, a R$ 78.590, pela Drive 1.0, a R$ 81.990, pela Trekking 1.3, a R$ 89.990, pela Drive 1.3, a R$ 90.990, e pela nova Trekking 1.3 com CVT, a R$ 96.990.
Para fazer bonito
A Nissan confirmou que a nova geração do sedã médio Sentra desembarcará no mercado brasileiro no final de março. Trazida do México, a quinta geração do Sentra forçou a Nissan a fazer um investimento de US$ 244 milhões (quase R$ 1,3 bilhão) na segunda fase da fábrica de Aguascalientes, dos quais 74% destinados ao desenvolvimento do novo motor. O tal propulsor é um 2.0 de 145 cavalos de potência e 20 kgfm de torque, associado ao câmbio tipo CVT com tecnologia D-Step, desenvolvida pela marca japonesa para oferecer mudanças de marchas mais suaves e condução mais esportiva. As versões Sense, Advance e SR poderão ter como opcional uma transmissão manual de 6 marchas, ficando a Exclusive com apenas a CVT. A Nissan adianta ainda que o novo Sentra poderá ter uma versão com a tecnologia híbrida leve e-Power, em um conjunto com propulsor 1.2 turbo e um módulo elétrico que lhe renderia um total de 130 cavalos de potência, mantendo todas as características visuais da quinta geração do modelo.
Conexão com a demanda
O Caoa Chery Tiggo 8 Pro híbrido plug-in, importado da China, acrescenta o espelhamento Apple CarPlay wireless. Assim, é o primeiro modelo da marca sino-brasileira a receber o sistema sem fio. O SUV já contava com conexão Android Auto e Apple CarPlay por cabo. A atualização também está disponível de forma gratuita para os proprietários que já têm o Tiggo 8 Pro plug-in híbrido, podendo ser feita em qualquer concessionária da marca no país, mediante agendamento. O tempo estimado para o serviço é de 30 minutos. O modelo conta ainda com o pacote Max Drive, o avançado sistema de condução desenvolvido pela Caoa Chery no Brasil, representando um papel fundamental não só na prevenção de acidentes como também no aumento do conforto, da praticidade e do prazer de dirigir. O Tiggo 8 encerrou 2022 como líder de vendas na categoria híbridos plug-in no Brasil, com 1.940 veículos comercializados.
Liderança chique
Pelo quarto ano seguido, a BMW foi a líder no segmento premium no Brasil. No total, foram vendidas 13.761 unidades, representando 44,1% do segmento no país. O Série 3 foi o veículo mais emplacado em 2022, com 5.673 exemplares, 52% do segmento de sedãs premium no mercado brasileiro. Ou seja, a cada dez modelos do segmento vendidos no Brasil, cinco foram do Série 3, o carro de maior sucesso da história da marca bávara. A versão 320i, renovada no ano passado, liderou na família, com 4.862 unidades. Primeiro colocado pelo sexto ano seguido nos SUVs premium, o X1 emplacou 3.389 unidades em 2022, equivalente a 37,1% de participação na categoria. Ambos os modelos são produzidos na fábrica de Araquari, Santa Catarina. Os modelos 100% elétricos da BMW também se destacaram, com 525 emplacamentos no Brasil em 2022, um crescimento de mais de 300% em relação ao ano anterior, com relevância para lançamentos como o iX, o iX3 e o i4.
O último dos R.S.
O Mégane R.S. Ultime representa a última série do esportivo e a derradeira a ostentar o logotipo “Renault Sport”, antes do início de uma história que começará a ser escrita pela Alpine, a marca de veículos esportivos do grupo francês e integrante do circo da Fórmula-1 com uma equipe. A série limitada tem como base o Mégane R.S. Trophy e conta com motor 1.8 turbo de quatro cilindros que entrega 300 cavalos de potência e 42,5 kgfm de torque, associado à transmissão automática de dupla embreagem. Com esses números, o esportivo é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. É equipado com pneus semi-slicks Bridgestone Potenza S007, desenvolvidos especialmente para o modelo, com rodas de 19 polegadas Fuji Light e freios Brembo com pinças vermelhas. A suspensão dianteira com pivôs independentes, o chassi Cup rebaixado, os batentes hidráulicos de compressão e o sistema 4Control de tração integral conferem ao carro um comportamento muito esportivo, pronto para encarar as pistas. A Renault ainda não se manifestou sobre uma possível importação para o Brasil.
Poder híbrido
Exatamente 70 anos depois da estreia do Corvette, um dos modelos mais icônicos da Chevrolet volta a surpreender com a apresentação nos Estados Unidos de sua primeira versão eletrificada, equipada com tração integral eAWD. Batizado de e-Ray, o veículo é o único em sua categoria a trazer dois sistemas de propulsão separados formados por um 6.2 V8 aspirado de 502 cavalos de potência e um elétrico de 162 cavalos. Combinados, produzem 664 cavalos de potência, suficientes para levar o superesportivo eletrificado de zero a 100 km/h em 2,5 segundos. Para efeito de comparação, um carro da Fórmula-1 faz isso em 1,5 segundo. O sistema de tração eAWD é inteligente e fica monitorando constantemente as condições da estrada, adaptando-se para atender às necessidades do motorista. Não há necessidade de plugar o veículo em uma tomada para recarregar as baterias, pois elas aproveitam a energia gerada em desacelerações e frenagens. As baterias ficam localizadas entre os bancos do motorista e do carona. O Corvette e-Ray começa a ser vendido nos Estados Unidos ainda este ano nas configurações cupê e conversível. Tradicionalmente, um Corvette é o pace car das 500 Milhas de Indianápolis. O modelo roda como carro de segurança apenas durante a prova no famoso circuito oval de quatro quilômetros de extensão e é recolhido ao museu do Indianapolis Superspeedway logo após a corrida. Todos os Corvette pace car ficam expostos permanentemente no museu.
Para acabar com os “caronas” indesejáveis
A Escola de Biociências da Universidade de Aston, no Reino Unido, comprovou em um estudo feito em 2022 que o interior de um veículo particular pode conter mais bactérias em comparação a um vaso sanitário. Segundo a pesquisa, os lugares mais sujos em um carro são o porta-malas, o banco do motorista, a alavanca de câmbio, o assento traseiro e o painel. O volante, devido ao uso de álcool incentivado pela presença da Covid-19, foi considerado uma das áreas mais limpas. Como consequência do estudo, a universidade britânica dá seis dicas para manter os veículos higienizados:
1 – Foco nas partes de contato direto – Volante, maçanetas, cintos de segurança e puxadores internos de portas são as partes nas quais as mãos mais entram em contato. A higienização deve ser feita com produtos automotivos específicos.
2 – Somente de microfibra – Usar apenas panos de microfibras e não utilizar flanelas para não causar arranhões nem soltar pequenos fios no interior do veículo. A microfibra tem milhões de minúsculas fibras que agem como uma esponja, podendo absorver até oito vezes o seu próprio peso em água.
3 – Álcool isopropílico para limpar os eletrônicos – Por não ter muita água em sua composição, o álcool isopropílico é perfeito para a higienização de itens eletrônicos, painéis e telas centrais de multimídia.
4 – Tapetes – Eles devem receber a mesma atenção durante a higienização, pois costumam acumular restos de comida, poeira e sujeira de todos os tipos.
5 – Bancos – Sempre higienizar os bancos com pano úmido e produto específico para limpeza de estofado.
6 – Higienização profissional – Os procedimentos citados anteriormente ajudam a manter o carro limpo e higienizado no dia a dia, mas é imprescindível fazer de tempos em tempos um procedimento com profissionais do assunto.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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