Coube ao Polo resgatar a versão GTS, a mais esportiva da Volkswagen. E tal resgate ocorre às vésperas dos 40 anos de existência nacional da sigla, inaugurada no Brasil pelo Passat GTS, em 1983. Na nova variante GTS do Polo linha 2023, a dianteira é o destaque visual, mais encorpada e agressiva. Produzida na Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a opção esportiva passa a ser a topo de linha da família, com preço de R$ 145.790. A gama do Polo é composta ainda pela versão de entrada Track, apresentada no final do ano passado, a R$ 79.990, pela MPI, a R$ 83.990, pela 170 TSI, a R$ 93.990, pela Comfortline, R$ 102.990, e pela Highline, a R$ 111.990. A ampliação da diversidade de versões pode ajudar as vendas do hatch compacto, apontado pela própria marca alemã como o sucessor do agora aposentado Gol – função designada especialmente à Track. No ano passado, a família Polo teve 8.193 emplacamentos no país, que lhe renderam a pouco entusiástica quinquagésima segunda posição no ranking nacional de vendas de automóveis.
Com a tecnologia IQ.Light, os faróis de Matrix-led receberam dois “canhões” de luz, DRL duplo e linha de luz na grade, tecnologia já utilizada pelo SUV Taos. No novo para-choque, o emblema “GTS” na grade superior acompanha o detalhe vermelho que cruza a dianteira de ponta a ponta, característica tradicional da linha GTS, presente no velho Passat GTS Pointer. Na parte inferior, a tomada de ar do Polo GTS conta com iluminação auxiliar em leds. Na traseira, o novo para-choque da GTS recebeu um difusor mais imponente, com detalhe pintado na cor do carro e saída dupla de escapamento. O emblema “GTS” está centralizado, abaixo do novo logotipo da “Volkswagen”. As lanternas têm assinatura exclusiva em leds para a versão esportiva. O GTS traz também aerofólio esportivo próprio, retrovisores em black piano e rodas de 18 polegadas pretas com acabamento diamantado. A configuração tem cinco opções de cores: as sólidas Preto Ninja e Branco Cristal, as metálicas Cinza Platinum e Prata Sirius e a especial Vermelho Sunset. A versão não tem opcionais.
O Polo GTS é equipado com o motor 1.4 250 TSI (turbo) de quatro cilindros, com 150 cavalos de potência e 25,5 kgfm de torque, já disponíveis a 1.500 rotações por minuto, associado à transmissão automática de 6 marchas com conversor de torque com modo sequencial, permitindo trocas de marchas pela manopla ou utilizando os “paddles shifts” localizados atrás do volante. De acordo com a Volkswagen, o Polo GTS acelera de zero a 100 km/h em 8,3 segundos e pode atingir a velocidade de 206 km/h. Com pneus de medida 205/45 R18, a dianteira tem discos de freios ventilados de 276 milímetros e, na traseira, discos sólidos de 230 milímetros. Assim como toda a linha Polo, o GTS tem sistema BSW, que atua atendendo automaticamente aos discos dianteiros em dias de chuva. O controle eletrônico de estabilidade evita a perda direcional em curvas ou mudanças repentinas de rota. Ao detectar saída da trajetória determinada pelo volante, o motor e os freios atuam para trazer o veículo de volta ao “prumo”. O dispositivo oferece Bloqueio Eletrônico de Diferencial (XDS+), corrigindo o torque na roda que está perdendo tração.
Com aspecto escurecido, a cabine do GTS transmite esportividade com teto e acabamentos em preto, costuras em vermelho no volante multifuncional, nos bancos esportivos com o selo “GTS” e no novo detalhe do painel revestido em couro. No console central, a nova manopla de câmbio acompanha detalhe exclusivo em vermelho. O carregador é por indução – basta posicionar um smartphone que tenha compatibilidade com essa tecnologia sobre a superfície do carregador, mantendo ambos em contato direto. Adiciona ainda duas entradas USB-C (e outras duas no banco traseiro) e ar-condicionado digital Climatronic Touch, com saída de ar para os ocupantes de trás.
A central multimídia VW Play – nova plataforma de tecnologia composta 100% por botões virtuais sensíveis ao toque – oferece conectividade e entretenimento a bordo. A tela tem de 10,1 polegadas e recebeu nova “roupagem” com interface em vermelho. Por meio dela, o motorista pode alternar entre os modos de condução exclusivos da versão GTS (“Eco”, “Normal”, “Sport” e “Individual”), desativar o controle de direção (ASR) e abrir o porta-malas. O painel de instrumentos, o Active InfoDisplay, 100% digital de 10,25 polegadas, completa a “ilha” tecnológica da cabine, com grafismos e design próprios em vermelho dos modelos esportivos da fabricante alemã. A Volkswagen acrescentou à GTS a chave eletrônica de ignição. O Sistema Kessy abre o veículo sem a utilização da chave tradicional e aciona o motor ao toque de um botão.
Por: Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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