Casa móvel para viagem
A Estrella Mobil, fabricante de motorhomes localizada em Santa Branca, no interior de São Paulo, está desenvolvendo novas tecnologias para ampliar autonomia de energia, água e gás de seus produtos. Agora, está apresentando a versão Black Series do modelo Rigel. Por meio do sistema hidrônico, o equipamento dispensa o uso de gás e, em seu lugar, usa o diesel do tanque do carro para fazer o aquecimento da água e do ambiente interno do motorhome. “É um modelo de série exclusivo e customizado, que montamos em cima da Sprinter furgão, um carro bem robusto. Tem equipamentos para autonomia total de energia, 800 watts de geração solar, banco de bateria de lítio e sistema de gerenciamento de energia da holandesa Victron Energy. O pacote Black Series tem ainda um sistema de autonomia, que consegue elevar em até dez vezes a capacidade do tanque de água limpa, garantindo um funcionamento de longo prazo do veículo sem precisar se preocupar com abastecimento”, conta Julio Lemos, cofundador da Estrella Mobil. O visual do veículo inclui um conjunto de pneus off-road, faróis escurecidos, iluminação periférica em leds, quebra-matos, prancha de desatolamento e um sistema de tração 4×4, que pode ser instalado como opcional.
Fase de crescimento
A Ford comemora o bom desempenho da Transit em seu primeiro ano completo de vendas no Brasil. Na versão Minibus de passageiros, fechou o ano com 13,3% de participação no segmento e chegou a 24,4% das vendas em dezembro. A Transit Furgão, lançada em abril, ficou com 7,1% no ano e atingiu de mais de 27% em dezembro. Em 2023, a linha Transit será ampliada com novas versões: a automática, a ahassi e a E-Transit 100% elétrica. A Transit automática, pioneira no segmento com esse tipo de transmissão, trará uma tecnologia que permite extrair a máxima eficiência do motor, com grande durabilidade e menor custo de operação. Já a Transit chassi chega no segundo semestre de 2023 para atender a um segmento que representa aproximadamente 35% do mercado de vans. Assim como foi feito nos Estados Unidos e na Europa, a E-Transit 100% elétrica começou a ser introduzida no Brasil em um programa com grandes frotistas para entender o seu tipo de uso, rotas, necessidades e padrões de recarga, de modo a oferecer a melhor opção de negócio. A van elétrica será oferecida inicialmente no modelo furgão, com bateria de íons de lítio de 68 quilowatts e autonomia máxima de 317 quilômetros (método WLTP). “Este ano, com a chegada dos novos modelos, a nossa expectativa é aumentar a presença da linha no mercado, atendendo a grandes subsegmentos nos quais não atuamos atualmente”, projeta Guillermo Lastra, gerente de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
Um bom ano
A encarroçadora de ônibus paulista Caio se consolida como marca líder na fabricação para o segmento urbano no mercado brasileiro. O “share” de 58,7% em 2022 no segmento de ônibus urbanos, comparado a 2021 (53,7%), aponta um avanço de cinco pontos percentuais. A Caio encerrou 2022 com conquistas importantes, como o lançamento do Millennium geração cinco, para chassis de motor traseiro e central, e da nova carroceria eMillennium, para chassis de propulsão elétrica. A quinta geração do Apache Vip (ônibus para chassi de motor dianteiro), lançada no segundo semestre do ano passado, foi um dos sucessos de vendas da Caio em 2022, com mais de 2.500 unidades comercializadas. A evolução da Caio também pode ser mensurada pelo número de contratações. Foram 1.200 novos empregados admitidos em fábricas, técnicas e administrativas. Somadas com outras empresas do Grupo Caio, foram mais de 1.800 contratações, englobando cidades da região de Botucatu, Barra Bonita, São Paulo, Betim, Guarulhos e Joinville.
Além das fronteiras
Em 2023, os mais de nove milhões de clientes cadastrados na plataforma Buser passam a contar com mais de 30 opções para viajar para fora do Brasil. Com rotas para Santiago, Chile, e Buenos Aires, Argentina, a novidade marca a entrada da startup no segmento de viagens internacionais, a partir da expansão do serviço de “marketplace”, revendendo passagens de ônibus de viações que saem das rodoviárias. Inicialmente, serão oferecidos 32 trechos com viagens de ida e volta ao Exterior, em parceria com a JBL Internacional. A empresa acaba de se somar a mais de cem companhias parceiras da Buser no segmento de revenda de passagens. Com isso, a Buser passa a oferecer viagens partindo de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) para Santiago e Buenos Aires. Com preços a partir de R$ 520, é possível viajar em poltronas do tipo Executivo e Leito. “Acreditamos que o aquecimento que temos visto no turismo nacional também chegará às viagens ao Exterior, principalmente nos destinos em que o ônibus aparece como uma alternativa mais em conta quando comparado aos altos preços das passagens aéreas. Nossa expectativa é transportar mais de 200 mil passageiros no modelo de ‘marketplace’, até o final da alta temporada em janeiro de 2023, incluindo os que viajarão nesses trechos internacionais”, destaca Sávio Caríssimo, diretor da área Comercial na Buser. Mais informações podem ser conferidas no site www.buser.com.br.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: