A Toyota Motor Corporation acaba de anunciar que deu início às vendas no Japão do novo Prius Series Parallel Hybrid (HEV), prometendo a chegada da versão Hybrid Plug-In (PHEV) por volta de março deste ano. Lançado em 1997 como o primeiro carro híbrido produzido em massa no mundo, o Prius impulsionou a aceitação dos HEVs como um veículo ecológico de nova geração com boa eficiência de combustível. Atualmente, as tecnologias híbridas são empregadas em uma ampla gama de modelos de marcas diferentes em todo o planeta. Com uma série de opções de “powertrain” sendo desenvolvidas para promover a neutralidade de carbono, a Toyota decidiu mudar tudo no visual do novo Prius HEV.
Desenvolvido com o conceito chamado de “Hybrid Reborn”, o novo modelo, conforme a marca japonesa, adiciona um design para tentar captar o cliente no primeiro olhar. De fato, o novo Prius não tem nada a ver no design com o carro um tanto “comportado” de até então. No Brasil, o Prius foi importado até 2021, quando a marca anunciou que o modelo estaria sendo totalmente repaginado, devendo voltar a ser vendido no mercado brasileiro ainda este ano. No Japão, o novo Prius parte de 2,75 milhões de ienes, equivalentes a US$ 21.450 ou cerca de R$ 110 mil – isso sem os impostos e taxas de importação brasileiros. O novo Prius renasceu com um centro de gravidade mais baixo e proporções mais elegantes. De acordo com a Toyota, o “corpo” simples, mas esculpido, expressa alegria para permanecer atual por muito tempo. O conceito da arquitetura alcança um interior espaçoso e um “cockpit” que facilita a concentração do motorista na direção. Um total de oito cores de carroceria estão disponíveis, incluindo duas de bases sólidas recém-desenvolvidas de cinza e mostarda para realçar a esportividade do carro.
A nova geração do Prius está equipada com o sistema híbrido de quinta geração da Toyota, nos modelos de 1,8 e 2,0 litros, com transmissão do tipo CVT elétrica. Em comparação ao modelo anterior, o Prius 2.0 (classes Z e G) pode atingir uma eficiência de combustível de 28,6 km/l e uma potência máxima do sistema de 144 kW (195 cavalos), 1,6 vezes maior que a geração antiga. Para a marca oriental, essa versão atinge um alto nível de equilíbrio entre o bom desempenho ambiental e uma direção que reage conforme o esperado com aceleração satisfatória e direção responsiva. Com uma longa lista de melhorias e atualizações de todos os módulos elétricos, o Prius 1.8 (classes U e X) pode atingir a média de 32,6 km/l. A Toyota não revelou a potência total da nova versão 1.6.
Conforme a fabricante japonesa, a plataforma TNGA de segunda geração foi desenvolvida como parte da melhoria para alcançar o estilo estimulante e o desempenho de direção do novo Prius, permitindo um centro de gravidade mais baixo e pneus de diâmetro grande. A nova geração do híbrido tem o mais recente sistema E-Four. Empregando um motor de alta potência e outros recursos, esse sistema oferece melhor desempenho em subidas em superfícies de baixa fricção, como estradas cobertas de neve, e maior estabilidade nas curvas. O pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense é um item de série no novo Prius. Incluindo o Sistema de Segurança Avançado com a detecção de obstáculos e outros veículos, o carro traz recursos como a notificação de proximidade de um outro pela traseira, alertando o motorista por meio do visor de informações múltiplas e de um aviso sonoro, e Monitor de Ponto Cego.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos:Divulgação
Veja Também: