Um bom ano
De acordo com os números divulgados pela Fenabrave, foram emplacadas em 2022 um total de 1.362.129 unidades no Brasil – foi o melhor ano de vendas de motos no país desde 2014, quando foram comercializadas 1.429.929 unidades. O resultado de 2022 foi 17,7% maior em comparação ao ano anterior, que teve 1.157.291 emplacamentos. A Honda manteve ampla liderança, com 1.031.741 vendas em 2022 e 75,79% de participação de mercado. Foi novamente seguida de longe pela Yamaha, com 222.463 unidades e 16,33% de “share”. Na sequência, aparecem a Shineray, com 21.128, e a BMW, com 12.464. No ranking de motocicletas mais vendidas, oito modelos da Honda estão entre os dez primeiros lugares, com a liderança isolada da CG 160.
Da cor das trevas
A Triumph lança no mercado brasileiro, a partir de janeiro, uma nova cor para o seu modelo Street Triple: a Carbon Black (inteiramente preta com detalhes dourados). A motocicleta, que pertence ao segmento roadster, preserva o motor triplo de 765 cc, que atinge um pico de 79,5 kgfm de torque a 9.350 rpm e 123 cavalos de potência a 11.750 rpm. Um novo escapamento suaviza a curva de torque utilizável desde o início até as faixas de rotações mais elevadas. A curva de potência também aumentou 9% na faixa intermediária. As atualizações do motor incluem nova usinagem de maior precisão no eixo da manivela, embreagem e balanceador, o que reduz a inércia e diminui a massa do motor. Segundo o fabricante, o acelerador ficou mais responsivo.
Segurança na palma da mão
O aplicativo Moto App, com cursos para motociclistas, foi o vencedor do “DemoDay Assespro Lab”, evento organizado pela Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Acate-PR), em parceria com a 9weeklabs e a Inovalab Hub. A empresa paranaense P2IT, que criou o Moto App, tem mais de 15 anos e fomenta a capacitação dos motociclistas por meio da oferta de cursos e treinamentos via aplicativo. Entre os resultados do Moto App, mais de sete mil pessoas foram treinadas, ajudando a reduzir 30% de acidentes nas empresas contratantes da solução. “Mudamos o caminho do projeto e já temos uma visão de futuro diferente, graças à participação no prêmio. Mirávamos ficar entre os três primeiros e acabamos ganhando”, comemora Bruno Santos, diretor-técnico da P2IT.
Visual informático
A preparadora taiwanesa de motos Rough Crafts desenvolveu uma versão futurista da Harley-Davidson Street Bob, recebendo o nome de Harley Davidson Street Bob Cosmos Charger. O modelo foi criado como parte da celebração dos 30 anos da fabricante de componentes informáticos Cooler Master, também com sede em Taiwan e mundialmente conhecida pela produção de periféricos – sistemas de resfriamento a mouses. Foram aplicados à Street Bob elementos que remetem a computadores, incluindo carenagens em fibra de carbono pintadas de preto, contrastadas com feixes de luz roxa. O motor Milwaukee-Eight 114, de cem cavalos, permaneceu inalterado. Como foi especialmente concebida para a celebração dos 30 anos da fabricante de peças para computadores, existe apenas uma unidade da Street Bob Cosmos Charger.
Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: