A Ram, marca norte-americana de picapes grandes do grupo Stellantis, apresentou um dos destaques automotivos da Consumer Electronics Show (CES 2023), feira anual de tecnologia realizada de 5 a 8 de janeiro na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos. Trata-se do conceito de picape elétrica a bateria (BEV) 1500 Revolution, agregando recursos inéditos que serão vistos nos modelos da Ram daqui para frente, além de dar pistas dos caminhos da marca rumo à eletrificação. A ideia é que toda a linha Ram ofereça soluções eletrificadas nos próximos anos, e a 1500 Revolution BEV Concept indica como a fabricante pretende superar as futuras ofertas de picapes elétricas das concorrentes. Com previsão de lançamento nos Estados Unidos em 2024, a 1500 Revolution BEV Concept faz parte da contribuição da Ram para o plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis – que inclui marcas como Fiat, Jeep, Chrysler, Peugeot e Citroën – para tentar liderar a forma como o mundo se move, oferecendo soluções de mobilidade inovadoras, limpas, seguras e acessíveis. Atualmente, a Ram afirma oferecer as opções 4×4 mais eficientes do segmento em termos de combustível e a picape de produção em série mais rápida, veloz e potente do planeta – a 1500 TRX.
Construída sobre a nova arquitetura STLA Frame de carroceria sobre chassi para veículos elétricos grandes, a picape conceitual da Ram incorpora as baterias de forma eficiente com painéis aerodinâmicos sob a carroceria e o difusor ativo. As caixas de roda liberam espaço para os pneus de 35 polegadas com um novo design exclusivo. O modelo apresenta capacidade de autonivelamento da suspensão e conta com rodas de aro 24 polegadas com miolos iluminados e que ficam parados. O design externo apresenta o futuro das picapes Ram. A dianteira totalmente nova inclui o design animado e modernizado do emblema “R-A-M” nos faróis full-led em forma de diapasão. As portas foram reimaginadas em uma abertura de estilo “saloon”, mostrando um espaço imenso para ocupantes, sem as colunas “B”. O bocal de abastecimento acende e pisca durante o carregamento. Um sinal sonoro indicará se ele está conectado e se o processo já está em andamento. O carregamento pode ser em corrente alternada (AC) de níveis 1 e 2 na metade superior e carregamento rápido em corrente contínua (DC) na metade inferior do bocal. Iluminação brilhante de leds foi integrada nos repetidores de direção do para-choque dianteiro, enquanto os avanços na iluminação são destacados por leds animados nas lanternas e no emblema.
O layout interno e da caçamba oferece flexibilidade com espaço para configurar a área de trabalho com um console central removível com superfície plana dobrável. Um inusitado porta-malas dianteiro com abertura elétrica adiciona capacidade e armazenamento. A Ram 1500 Revolution BEV Concept utiliza um espaço contínuo da frente para trás que permite várias configurações interiores. O sistema de fixação por trilhos “Ram Track” fornece flexibilidade para diferentes posicionamentos dos assentos e do console, bem como amarrações úteis ou outro potencial de armazenamento. O conceito “Ram Track” também é incorporado ao porta-malas frontal e à caçamba, permitindo muita flexibilidade da frente para trás. A divisória central elétrica possibilita a criação de um vão (da caçamba ao porta-malas dianteiro) que pode acomodar objetos de até 5,49 metros de comprimento com a tampa traseira fechada.
Um display sensível ao toque composto por dois monitores oferece até 28 polegadas de área de tela, sendo a peça central de um interior repleto de tecnologia avançada. A tela inferior tem três posições diferentes, dependendo da tarefa em questão – vista mínima, vista alargada e visualização em tela inteira – e pode ser removida e utilizada em diferentes áreas da picape. A tela superior também pode deslizar no sistema de fixação por trilhos da Ram. O volante retrátil de base reta oferece empunhaduras com controles capacitivos, telas digitais e o emblema “RAM” iluminado. A tecnologia de deslizamento tátil permite que os ocupantes configurem os para-sois ou todo o teto eletrocromático com a capacidade de ajustar a opacidade. Todo de vidro, o teto com painéis eletrocromáticos e racks integrados tem iluminação ambiente operada por meio do console superior. Com dois módulos elétricos de transmissão (EDMs), a tração é nas quatro rodas. A suspensão pneumática ajustável tem três modos: entrada/saída, aerodinâmica e off-road. A Ram 1500 Revolution BEV Concept pode adicionar até 160 quilômetros de autonomia em cerca de dez minutos com carregamento rápido de corrente contínua de 800 V a até 350 kW. A picape conceitual tem esterçamento nas quatro rodas com até 15 graus de articulação, para aprimorar a manobrabilidade do veículo. A proposta da Ram 1500 BEV é ser líder em uma combinação de áreas com as quais os clientes da marca mais se preocupam: autonomia, reboque, carga útil e tempo de carga. Na CES 2023, a Ram apresentou um novo carregador robô indutivo – ou Ram Charger –, que tornará o carregamento doméstico o mais fácil possível, conforme a marca. Ele detecta a presença do veículo e suas necessidades de carregamento e se move automaticamente para a posição, se alinhando sob o veículo. A capacidade de carregamento inteligente permitirá o “abastecimento” fora do horário de pico.
Por Luiz Humberto Monteiro Pereira/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: