No início do período de viagens de férias de verão, é importante estar atento para as condições do automóvel para quando a vida voltar à rotina, realidade que muitas pessoas já enfrentarão com a passagem das festas de Natal e de Ano-Novo. Um carro parado por muito tempo ou que circule eventualmente pelas ruas e até mesmo areias do litoral ou as trilhas lamacentas do interior do Brasil pode desenvolver falhas em sistemas e peças. Entre os principais pontos de atenção estão a condição da bateria, a calibragem dos pneus, o nível do óleo, as condições do combustível e a limpeza interna e externa. “Ações preventivas como ligar o veículo de tempos em tempos para recarregar a bateria, circular fluidos e fazer funcionar bombas e engrenagens, assim como trocar o óleo degradado e fazer a limpeza para preservação da lataria e, ao mesmo tempo, evitar a proliferação de micro-organismos ajudam a conservar o veículo durante as férias”, explica Danilo Silva, engenheiro de Aplicação da Motul, multinacional especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia.
Mesmo com o carro não sendo usado, abateriacontinua funcionando para sistemas periféricos. Itens como alarme, leds de alerta e sistemas eletrônicos influenciam no consumo da bateria. O descarregamento se intensifica em carros mais novos por terem um número maior de sistemas eletrônicos. “A bateria de um veículo parado pode perder sua carga rapidamente, principalmente se já tiver alguns anos de uso. Para prevenir um impacto maior no componente, o motorista deve ligar o veículo sempre que for possível”, aconselha Silva. Parado, o carro também tende a perder pressão e aderência nospneus. Por isso, é indicado calibrá-los um pouco a mais antes da viagem para compensar essa perda. A despressurização natural pode afetar a sua forma arredondada, desencadeando uma trepidação no volante até voltar ao formato correto. Itens de estética, de preservação da lataria e o bom funcionamento geral da mecânica merecem uma atenção redobrada do motorista na volta para casa.
– Pintura – O sol intenso do verão, principalmente associado à maresia
ou à longa exposição à lama nos hotéis-fazenda do interior do país, podem
deixar marcas no carro. Por isso, ao voltar de viagem, é fundamental fazer uma
boa lavagem no veículo, mas sem produtos químicos. Ricardo Vetorazzi,
supervisor de desenvolvimento da fabricante de tintas PPG, indica usar apenas
água e sabão neutro nas lavagens, e ficar longe do emprego de gasolina, álcool
ou outros solventes na superfície pintada. Exagerar nos polimentos também não é
boa ideia, pois, em excesso, acabam acelerando o desgaste da pintura.
– Remoção de impurezas – A lavagem do carro na volta das viagens é importante antes mesmo de se fazer a revisão geral. É preciso ter cuidado principalmente com a parte de baixo do veículo, onde há as maiores agressões. Nisso, alguns produtos devem ser evitados – como óleos de mamona, queimado e diesel –, porque eles agridem as borrachas da suspensão e outros itens.
– Barro nas rodas – Se o carro enfrentou muitas estradas não pavimentadas, é necessário fazer uma verificação completa da suspensão, pois o barro acumulado nos amortecedores pode mascarar pequenos vazamentos e dificultar a detecção de defeitos, provocar ruídos e vibrações nas rodas.
– Excesso de bagagem – Longas viagens e acúmulo de bagagens e tralhas durante a diversão na praia ou no interior do país desgastam os pneus. Na revisão, o motorista deve observar se os sulcos dos pneus estão com um mínimo de um milímetro e meio de profundidade. Se não tiverem, os pneus devem ser trocados ou o carro deve passar por um novo alinhamento e balanceamento.
– Suspensão – Barulhos podem indicar desgaste ou rompimento de buchas da suspensão. Já a oscilação exagerada da carroceria é sinal de amortecedores ruins.
– Itens de segurança – Uma verificação de todos os filtros do veículo, amortecedores, parte elétrica e todos os itens de segurança obrigatórios é essencial. O motorista nunca deve esquecer que tudo isso voltará à berlinda no uso do dia a dia no restante do ano.
– Nível dos lubrificantes – A revisão na volta das férias deve incluir a checagem do do nível do óleo do motor e do fluido de freio. O nível de água do radiador também é importante. Se o carro andar com pouca água no radiador, o motor sofre o risco de superaquecer e até de fundir.
– A maresia – É o maior inimigo do carro no litoral. A maresia resulta do transporte feito pelo vento das gotículas de água salgada formadas pela nebulização do mar sobre a crista e a rebentação das ondas. A maresia provoca a corrosão das partes metálicas do carro. Se o veículo ficar exposto por muito tempo no litoral, o motorista deve ficar atento à incidência de areia do mar e da própria maresia nos amortecedores, nas mangueiras de óleo e pastilhas de freio. Se a peça ou a lateria sofrerem oxidação, o gasto será bem maior. Também observar se o óleo do motor não teve contaminação pela areia – geralmente, fina – e da própria maresia do litoral brasileiro. Por curiosidade, um dos locais turísticos no Brasil com maior presença de maresia é a Praia do Futuro, em Fortaleza (CE).
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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