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Um cupê concebido para proporcionar uma experiência de condução digna das mais exigentes competições. Essa é a proposta do Toyota GR 86, que acaba de ser lançado no mercado argentino, de onde chega importado do Japão. O modelo, que é “gêmeo” do Subaru BRZ, foi apresentado mundialmente em 2021 e representa a segunda geração do 86 GT lançado em 2011. Com a chegada do GR 86, desenvolvido pela Gazoo Racing, a esportividade da montadora japonesa atinge seu ápice no mercado latino-americano. Para o Brasil, existe a expectativa de que o modelo seja apresentado no início do segundo semestre. No mercado argentino, o preço do GR 86 é US$ 70 mil, equivalente a R$ 382 mil.

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            Segundo a Toyota, o GR 86 tem três pilares fundamentais: carroceria altamente rígida, maior potência e centro de gravidade mais baixo. Tudo para entregar um comportamento mais ágil e ter aptidões esportivas. O veículo tem aço de alta resistência e capô, teto e para-lamas dianteiros de alumínio. A rigidez torcional foi otimizada para aumentar a estabilidade, enquanto o tamanho do carro permaneceu praticamente o mesmo do do 86 GT. Tem 4,26 metros de comprimento, 1,77 metro de largura e 1,31 metro de altura, com a distância de entre-eixos de 2,57 metros, com apenas 1.270 quilos de peso total. O motor é um boxer 2.4 de quatro cilindros que entrega 237 cavalos de potência a 7 mil rpm e 25,5 kgfm de torque a 3.700 giros. Está associado a um câmbio manual de 6 velocidades e à tração traseira. De acordo com a Toyota, o carro acelera de zero a 100 km/h em 6,3 segundos.

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            O GR 86 apresenta um design com aerodinâmica melhorada. Isso é conseguido graças ao seu spoiler dianteiro e às aberturas atrás dos para-lamas, entre outros elementos. Na frente, o GR 86 se destaca pelos faróis pequenos, em leds, com nova identidade visual luminosa e o logotipo da marca bem destacado no para-choque dianteiro. Na traseira, os para-choques foram desenhados para que o ar flua para trás, ajudando na estabilidade. A suspensão dianteira é independente tipo MacPherson e recebeu melhorias nos amortecedores, nas molas e na rigidez do chassi. Já a configuração traseira tem uma “double-wishbone”, com rodas de 18 polegadas envolvidas em pneus 215/40. Na suspensão traseira, foi reforçada a rigidez do subchassi, modificada a posição inferior dos amortecedores e melhoradas as características das molas. 

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            No habitáculo, os bancos dianteiros esportivos são aquecidos e contam com reforços acolchoados para melhorar o suporte. Os acabamentos combinam com o estilo interior. O modelo tem painel de controle com tela de TFT de 7 polegadas e sistema multimídia com tela “touchscreen” de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay. No quesito segurança, o novo Toyota é equipado com sete airbags (frontais, laterais, cortina e de joelho para o motorista), controles de tração e de estabilidade e Hill Start Assistência. (colaborou Edmundo Dantas/AutoMotrix)

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Por Martín Echaide, do “MinutoMotor”, da Argentina, especial para a AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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