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No rastro da segurança

Em 2023, as motocicletas da BMW terão rastreador de série no Brasil. Quem adquirir os modelos da marca poderá optar pela instalação do sistema na concessionária na hora da compra. O primeiro ano do serviço será gratuito e, a partir do segundo, haverá uma anuidade que deve ficar perto de R$ 700. A responsável pelo sistema de rastreamento é a Tracker, mas a instalação será feita na concessionária onde o produto for adquirido. A partir de março, os proprietários de motos usadas da marca bávara também podem solicitar a instalação de rastreadores na rede de concessionárias. “Como nossas motos são produtos premium, entendemos que se trata de uma forma de atender ao desejo dos nossos clientes”, justificou em comunicado a BMW Motorrad do Brasil. 

Novidades

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Os indianos da Royal Enfield planejam novidades para o Brasil, que se tornou o segundo maior mercado de vendas para a marca – atrás apenas da Índia. No início de dezembro, a Royal Enfield inaugurou sua linha de montagem em Manaus, na fábrica da Dafra, na qual opera no modo CKD (Completely Knock Down) – os modelos vêm em partes da Índia e são montados em Manaus. A marca já confirmou três lançamentos para 2023 no Brasil: a Super Meteor 650, a Hunter 350 e a Scram 411. A Super Meteor 650 é um custom/cruiser que aposta em linhas clássicas, proposta estilística similar à da Meteor 350. O novo modelo compartilha o mesmo motor de 650 cc das Interceptor e Continental GT. A Hunter 350 é uma street neo-retrô, com base na mesma plataforma e motorização da Meteor 350 e da recém-lançada Classic 350. É movida pelo mesmo monocilíndrico refrigerado a ar de 349 cm³, com 20,4 cavalos e 2,75 kgfm de torque. Já a Scram 411cc é um modelo com proposta urbana, desenvolvido na plataforma do motor LS-410 e chassi Harris Performance, assim como a trail Himalayan à venda no Brasil.

Ajustes de novo ano

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A linha 2023 da KTM 1290 Super Adventure S mudará pouco, com a principal mudança na eletrônica. Novas funções adicionais são acessíveis pelo display de TFT de 7 polegadas e pelo app KTMConnect. Os vários Riding Modes, assim como o ABS Cornering, o Traction Control, o Adaptive Cruise Control e as suspensões semiativas, são ajustáveis com o sistema Turn-by-Turn+. Assim, podem ser geridas por meio da instrumentação e do bloco elétrico esquerdo. A plataforma inercial Bosch 6D determina o gerenciamento ativo do controle de tração e da frenagem antibloqueio do ABS de curva. A topo de linha da marca austríaca ganhou novos grafismos e estará à disponível nas cores Black & Orange (preto/laranja) e Graded Grey (com tonalidades entre o cinza e o preto). O motor LC8 bicilíndrico de 1301 cm³ entrega uma potência de 160 cavalos e um torque de 13,9 kgfm. A KTM 1290 Adventure S de 2023 chega às concessionárias em janeiro. O preço ainda não foi revelado.

Negócio da China

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A fabricante chinesa de motocicletas Zontes anunciou a sua chegada ao Brasil. Em novembro, a representante brasileira JTZ – mesmo grupo que representa a Suzuki, a Haojue e a Kymco – anunciou o desembarque da nova marca no país em 2023. Não foram reveladas informações sobre quais modelos e faixas de preços a marca atuará por aqui e ainda não há data de início das vendas. A Zontes 310V é o modelo previsto para a estreia. É movida por um motor monocilíndrico de 312 cm³ capaz de gerar potência de 35 cavalos a 9.500 rpm e torque de três kgfm aos 7.500 rpm. Mais detalhes devem ser divulgados apenas no próximo ano.

Por Edmundo Dantas/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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