Para entrar e ligar
O serviço de assinatura de carros Ford Go passa a oferecer dois novos modelos, a picape Maverick e o SUV Bronco Sport. A assinatura é indicada para clientes que querem andar de carro novo todo ano pagando um valor fixo por mês, sem ter de se preocupar com IPVA, documentação, revisão, manutenção e seguro. Os planos do Ford Go incluem assistência vinte e quatro horas, carro reserva em caso de avarias e a possibilidade de mais condutores usarem o veículo. O processo de assinatura pode ser feito 100% online ou concluído com a ajuda de um vendedor na concessionária. A Maverick Lariat FX4 traz um novo conceito que combina a versatilidade das picapes com o conforto de um SUV e pode ser alugada com mensalidade a partir de R$ 6.550. Equipada com motor 2.0 EcoBoost de 253 cavalos, transmissão automática de 8 marchas, tração AWD inteligente e cinco modos de direção, a picape, por ter o perfil baixo, facilita o acesso à cabine e tem soluções como o compartimento de bagagem sob o banco traseiro. Já a assinatura do Bronco Sport custa a partir de R$ 7.990.
Brutalidade elétrica
A Audi entrou na era da mobilidade elétrica em 2019, com o e-Tron. Agora, o novo Q8 e-Tron promete dar continuidade à história de sucesso do modelo pioneiro. Segundo a marca das quatro argolas, o SUV elétrico topo de gama tem aerodinâmica melhorada, desempenho superior de carregamento e de capacidade de bateria e autonomia aumentada até 578 quilômetros e até 594 quilômetros na configuração Sportback de acordo com as normas WLTP. Para ambas as versões de carroceria podem ser selecionados três sistemas de propulsão com tração elétrica integral. Com dois motores, os modelos “de entrada” Q8 50 geram 250 kW (338 cavalos) de potência e 66,5 kgfm de torque. Depois, vêm os Q8 55 com 300 kW (405 cavalos) com o mesmo torque do primeiro. Os topos de linha SQ8 e SQ8 Sportback e-Tron têm três motores com potência máxima de 370 kW (500 cavalos) e assustadores 97,5 kgfm de torque instantâneo. Os dois novos elétricos estrearão na Europa até o segundo trimestre de 2023.
Livre e leve
O Mini Cabrio na edição Seaside celebra 30 anos de estreia do conversível de quatro lugares do icônico modelo britânico. O clássico esportivo conversível tem equipamentos e recursos de design exclusivos, com as opções de pintura azul Caribbean Aqua brilhante ou Nanuq White clara. O Cooper S Cabrio tem motor 2.0 com tecnologia Mini TwinPower Turbo, de quatro cilindros, com 131 kW (181 cavalos) de potência, que permite aceleração da imobilidade até os 100 km/h em 7,2 segundos. Já o Cooper Cabrio tem um motor a gasolina de três cilindros com uma potência de 100 kW (136 cavalos). A capota de lona preta eletricamente operada pode ser aberta ou fechada automaticamente a até 30 km/h. Os dois modelos contam com a última geração do Sistema Operacional Mini, com controle rápido e intuitivo das funções do veículo, programa de áudio, comunicação, navegação e aplicativos, enquanto novos pacotes de equipamentos dão oportunidade para que as preferências individuais específicas sejam atendidas em termos de assistência ao motorista e conectividade.
À procura da automação
A Stellantis acaba de anunciar que concluiu a aquisição da aiMotive, uma desenvolvedora de software avançado de inteligência artificial e condução autônoma. “A parceria com a aiMotive acelerará nossa jornada para tornarmos uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável e cumprir nossas metas para 2030. Graças à experiência de classe mundial da aiMotive, aprimoraremos a inteligência artificial e a tecnologia de direção autônoma, expandiremos o conjunto de talentos globais e promoveremos o desenvolvimento a médio prazo da nova plataforma STLA AutoDrive”, prometeu Yves Bonnefont, diretor de Software da Stellantis. A aiMotive atuará como uma subsidiária da Stellantis, mantendo sua independência operacional. Ela também continuará no mercado com o aiSim, o aiData e o aiWare, fornecendo suas soluções de tecnologia para clientes terceirizados. “Em 2015, fundei uma empresa que desenvolveria tecnologias para moldar o futuro da mobilidade para todos. Estou muito feliz por podermos contribuir com a ambição da Stellantis e trabalharmos juntos para tornar os carros de milhões de clientes melhores, mais seguros e mais inteligentes”, comemorou László Kishonti, fundador e CEO da aiMotive.
Força na prática
Um Nissan Leaf comprovou na prática uma de suas qualidades: a de ser uma usina de geração de energia. Um exemplar do carro 100% elétrico está por trás do brilho da decoração de Natal na fábrica da marca japonesa na cidade de Sunderland, para celebrar as 250 mil unidades produzidas no Reino Unido, de onde são embarcadas as unidades vendidas no Brasil. A energia para iluminar a árvore de Natal, de quase dez metros de altura, e da rena que acompanha a decoração foi sendo gerada pela bateria do veículo, utilizando a tecnologia V2X (ou V2X-Mas Tree, do veículo para a árvore de Natal). “Ultrapassar a marca de 250 mil unidades é uma incrível conquista e demonstra a expertise que acumulamos na última década na produção de veículos elétricos. Este ano, eletrizamos totalmente a linha de modelos da fábrica, com as novas versões do Qashqai e do Juke. Por isso, iluminar a árvore de Natal com nosso veículo precursor da mobilidade elétrica é uma forma oportuna de fechar o ano”, festejou Alan Johnson, vice-presidente de Manufatura de Sunderland da Nissan. A “instalação” permanecerá aberta ao público até o início de janeiro.
Atenção nos detalhes
O final do ano chegou. E é comum as pessoas aproveitarem esta época para viajar. Somente em São Paulo, mais de 10 milhões de veículos devem sair da capital segundo dados das concessionárias que fazem a gestão da malha concedida e o próprio Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Para seguir o planejamento sem contratempos e com segurança, a Shell indica detalhes que não devem ficar de fora em uma verificação total.
– Bateria – Ela só é lembrada quando deixa o motorista na mão. Por isso, é importante se prestar atenção aos sinais. Problemas para dar partida, luz dos faróis com perda de intensidade ou o rádio falhando são indícios de que está na hora de trocar a bateria.
– Combustíveis – A “idade” média da frota de automóveis no país é a maior desde 1995. Para esses modelos, uma boa opção é o uso de combustível aditivado.
– Filtros –Todos os carros têm três filtros básicos: de ar, de óleo e de combustível, além dos veículos equipados com ar-condicionado, que contam com um filtro específico para a função. Em média, eles duram entre 10 mil e 15 mil quilômetros.
– Freios – O fluido transmite a pressão do pedal para as rodas. Por isso, é fundamental que esteja sempre no nível correto.
– Óleo do motor – É essencial que esteja dentro do nível, do máximo de quilometragem e de prazo. Isso gira em torno de seis meses a um ano.
– Pneus – Devem receber atenção periodicamente. Pneus bem calibrados e com o alinhamento e balanceamento em dia evitam o desgaste irregular e excessivo. O recomendado é que a cada 10 mil quilômetros se faça o alinhamento, o balanceamento e o rodízio entre os pneus.
– Radiador – É o responsável por manter o motor refrigerado, evitando o derretimento de peças e seu mau funcionamento. O indicado é que o motor trabalhe com temperatura na faixa dos 90°C. Em carros mais antigos, é ideal fazer essa checagem diariamente, com o motor ainda frio.
Na rota da lucratividade
Conforme a Ford América do Sul, a empresa apresentou lucratividade em 2022. Desde o terceiro trimestre de 2021, após suspender a produção no Brasil, a marca registrou resultado positivo, com o acumulado de janeiro a setembro somando cerca de US$ 300 milhões. A companhia vinha fechando o ano “no vermelho” desde 2013, mas após a reestruturação na região conseguiu recuperar a solidez. Um dos movimentos para readequar sua operação sul-americana foi o portfólio mais enxuto, que direcionou a companhia aos segmentos com desempenho mais consistente na região. Por outro lado, a Ford não deixou de ser produtora no continente: a picape Ranger ainda é fabricada em General Pacheco, Argentina, com boa dose de conteúdo de fornecedores brasileiros, e o utilitário Transit, na fábrica da Nordex, no Uruguai. Em 2023, a marca norte-americana trará ao Brasil os elétricos Transit e Mustang Mach-E, uma configuração híbrida da picape Maverick, uma atualização na SUV Territory, a F-150 e a Ranger renovada.
Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação
Veja Também: