Depois de muitos adiamentos, em dezembro de 2020, a Renault fez o lançamento oficial da Alaskan no mercado argentino. A picape produzida na fábrica de Santa Isabel, na cidade de Córdoba, foi projetada em conjunto com a Nissan Frontier e a descontinuada Mercedes-Benz Classe X. Inicialmente, o plano era comercializar a Alaskan também no Brasil, porém, a crise de vendas causada pela pandemia fez a Renault anunciar que ela seria vendida apenas na Argentina. Contudo, como a marca francesa foi uma das mais atingidas pela retração de vendas no mercado brasileiro e as picapes médias são o segmento que menos perdeu vendas no país, o lançamento no mercado brasileiro tornou-se mais provável – e pode acontecer já em 2023. Na Argentina, a picape média da Renault oferece oito versões. Compartilha não apenas a aparência robusta como os motores com a Frontier, fabricada na mesma unidade industrial em Córdoba. Um deles é o 2.3 turbodiesel com 160 cavalos e 41 kgfm de torque e outro motor é um 2.3 biturbodiesel com 190 cavalos e 45,9 kgfm.
Em sua versão básica Confort, a Alaskan vem com rodas de aço de 16 polegadas (255/70 R16), banco do motorista regulável em seis direções, luzes diurnas (DRL), imobilizador de partida, controle de estabilidade, Hill Start Assist e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas de criança. Na configuração Emotion, acrescenta assistência na descida (apenas na versão 4×4), alarme antirroubo, rodas de alumínio de 16 polegadas (255/70 R16) e espelhos externos com controle elétrico. As versões Intense adicionam retrovisores cromados e rebatíveis automaticamente, estribos, auxiliares de neblina dianteiros, faróis automáticos, sistema IVI Multimedia com tela sensível ao toque de 8 polegadas, câmera e sensores de estacionamento traseiros, controle de cruzeiro com comandos no volante, ar-condicionado automático bizona e duas tomadas de 12V. A configuração topo de linha Iconic incorpora barras de teto longitudinais, santantônio cromado, capota marítima, faróis de leds, rodas de alumínio de 18 polegadas (255/60 R18), para-choque dianteiro com aplique cromado, airbags frontais, laterais e de cortina, câmera 360 graus, chave inteligente, teto solar elétrico, botão start&stop, bancos de couro aquecidos, apoio de braço central revestido de couro e banco do motorista ajustável em oito posições com apoio lombar. (colaborou Edmundo Dantas/AutoMotrix)
Primeiras Impressões
Proposta básica
(Buenos Aires/Argentina) – A versão Confort da picape da Renault é pensada para o trabalho. Carece de “babados”, mas oferece força e resistência. A versão compensa a falta de luxo e sofisticação com força e resistência. Por fora, o modelo parece robusto e imponente. Sem linhas refinadas, a enorme grade abriga o logotipo da Renault ao centro. Não há detalhes cromados, exceto pelo friso no estilo “sorriso” localizado sob a grade. Os faróis de neblina são emoldurados por um quadrado tridimensional preto, que acaba formando uma frente imponente. Nas laterais, há rodas de aço e uma hegemonia cromática. O preto surge nos puxadores, em uma pequena moldura nos vidros e no logotipo indicador do motor. Não há estribos, grade de teto ou santantônio. Na parte de trás, apare e o nome do modelo na porta da caçamba, feito de um plástico cromado como o losango da Renault. O para-choque traseiro é em preto, e as lanternas estão localizadas nas laterais com desenho vertical. Não há qualquer tipo de opcional na Alaskan Confort.
O interior é bastante despojado, com óbvias semelhanças com a Frontier. O volante multifuncional, ajustável apenas em altura, por exemplo, é quase igual ao da picape da Nissan. O sistema de áudio tem leitor de CD, caso haja algum nostálgico interessado. Não há display no console central, remetendo aos padrões de design de anos atrás, quando os veículos não tinham essa tecnologia. O espaço interno é muito bom, não apenas na frente mas também no banco traseiro. Os assentos são confortáveis e têm estofamento em tecido. Há grande espaço para as pernas, com uma altura do teto generosa. Os retrovisores externos não têm ajuste elétrico nem mecânico. Quem quiser fazer isso, terá de usar os dedos para encontrar a posição mais desejada.
A Alaskan Confort é movida por um motor 2.3 turbodiesel com 160 cavalos e 41 kgfm de torque. O resto da gama oferece o mesmo motor, mas com turbo duplo. Na Confort, está associado a uma transmissão automática de 6 velocidades e tração 4×4. A Confort tem a maior capacidade de carga da família, com 1.115 ante 982 quilos da topo de linha. Ao rodar, a picape é bastante barulhenta e saltitante. Tem um desempenho melhor em estradas ruins do que nas ruas da cidade. A picape acelera de zero a 100 km/h em 12 segundos e pode chegar a 178 km/h.
A versão Confort traz somente ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, rádio com CD-player e Bluetooth, tomada 12V, porta USB, travamento central das portas por controle remoto e estofamento em tecido. No que diz respeito à segurança, está quase tão equipado como o resto da gama. Dois airbags, freios com ABS e EBD, frenagem de emergência e assistentes de partida em subidas, controle de estabilidade e de tração, Isofix, imobilizador de partida antirroubo, diferencial autobloc, ante e aviso de não colocação de cinto de segurança nos bancos dianteiros. Não há qualquer tipo de opcional na Alaskan Confort.
Por Martín Echaide, do “Minuto Motor”/Argentina,especial para a AutoMotrix – Fotos: Divulgação
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