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Versatilidade é o ponto forte do novo Scudo, o utilitário que a Fiat lançou no final de junho deste ano, com quase 800 unidades vendidas até novembro. Embora seja um clone de seus “irmãos” do Grupo Stellantis Peugeot Jumpy e Citroën Expert, o Scudo caiu como uma luva para os clientes que precisam de um veículo leve, ágil e eficiente. Ele não é tão compacto quanto o furgão Fiorino (3,3 metros cúbicos de capacidade de carga) nem tão grande quanto o Ducato (oito a 15 m3), que já fazem parte do portfólio de veículos comerciais da Fiat. O Scudo mede 5,3 metros de comprimento e 1,94 metro de altura, tem capacidade de carga de 6,1 m³, transporta objetos de até 2,8 metros de comprimento e uma tonelada e meia de peso e pode ser conduzido por motoristas com CNH categoria B. Fabricado desde 1995 na Europa, o novo furgão médio substituiu o Doblò Cargo, e tornou-se o primeiro modelo da Fiat a adotar uma arquitetura de origem Peugeot no mercado brasileiro.

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O modelo vem equipado com o motor 1.5 turbodiesel, que estreia na Fiat. O propulsor tem 120 cavalos de potência e 30,5 kgfm de torque. O modelo está à venda em três versões – Cargo, Multiuso e elétrica –, com preços a partir de R$ 194 mil. Montado no Uruguai, na mesma linha de montagem do Jumpy e do Expert, o Scudo Cargo pretende oferecer bons custos operacionais para atender às mais variadas aplicações de transporte urbano, de transformações e de customizações.  

Primeiras Impressões

Entre dois mundos

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Em dez dias com o Scudo Cargo – customizado para transporte de hortifrutigranjeiros –, foi possível se certificar de que trata-se de um veículo multiuso, com bom desempenho e conforto de um carro de passeio. Preparado para transportar frutas e legumes, ele conta com um poderoso sistema de refrigeração no compartimento de carga. Com piso plano, porta lateral direita corrediça e de trás com ângulo de abertura de 180 graus, todas dotadas de sistema de travamento, o Scudo facilita o carregamento. O espaço de transporte mantém os produtos protegidos da luz e do calor, pois não tem janelas envidraçadas. Devidamente customizado, o Scudo Cargo pode ser uma ambulância, carregar animais de pet shops, ser uma oficina móvel e um posto de serviços sobre rodas.

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O Scudo Cargo tem bom conforto para duas pessoas. Com dirigibilidade consistente, conta com motor 1.5 turbodiesel bem assessorado pelo câmbio manual de 6 marchas, com alavanca curta localizada no painel e engates macios e precisos. O tanque de 69 litros garante uma autonomia média de 800 quilômetros. Durante os dez dias de testes em percurso misto, alcançou a surpreendente média de 13,1 km/l. O utilitário tem tanquinho para AdBlue (mistura de água e uréia – equivalente ao Arla 32) para tratar os gases de exaustão.

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O painel do Scudo é moderno, com quadro de instrumentos digital de 3,5 polegadas e computador de bordo. O modelo conta com função start/stop, suspensão independente nas quatro rodas, piloto automático, posição de dirigir elevada, ajustes de banco, cinto e volante e bom isolamento acústico. O Scudo Cargo tem ainda um item muito interessante para quem trabalha por um longo período de tempo: o alerta de fadiga. Com ele, um aviso no painel é dado caso o motorista esteja rodando há mais de duas horas e apresente sinais de cansaço.

Por Ricardo Panessa, do portal “Transporta Brasil”, especial para aAutoMotrix – Fotos: Divulgação

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