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Investida híbrida

Após o lançamento de três 100% elétricos, a BYD dá um novo passo na sua “invasão” no mercado brasileiro. Com o Song Plus DM-i, a marca chinesa inaugura no Brasil sua fase de modelos híbridos plug-in. O SUV chega com preço de R$ 269.990, disponível em cinco opções de cores: Emperor Red (vermelho), Delan Black (preto), Time Grey (cinza), Snow White (branco) e Dome Blue (azul). O Song Plus DM-i é equipado com um motor 1.5 a gasolina de 110 cavalos de potência a 6 mil rpm e torque de 13,5 kgfm a 4.500 rpm e um elétrico de 179 cavalos e 31,6 kgfm. De acordo com a BYD, o carro acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos e conta com autonomia 100% elétrica de 51 quilômetros com carga total da bateria. Já no modo híbrido, ultrapassa os mil quilômetros. A tecnologia DM-i é capaz de mesclar os modos de utilização do veículo automaticamente. Para curtas distâncias, escolhe o sistema elétrico, enquanto para trechos mais longos aciona o modo híbrido, unindo os dois tipos de motores.

Crescimento do elétrico

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No vigésimo aniversário da chegada à América Latina, a Mini anuncia o marco de 125 mil unidades vendidas na região nesse período. O veículo de número 125 mil foi um Mini Cooper SE 100% elétrico vendido na Colômbia para um cliente que comprou seu segundo modelo da fabricante britânica. Conforme a marca, os preferidos no mercado latino-americano – incluindo evidentemente o Brasil – são, pela ordem, o Mini Cooper SE e o Countryman, por ser a primeira versão “esticada” do carro, acompanhados dos Mini Cooper de duas e quatro portas e o conversível e da linha esportiva John Cooper Works. “A Mini tem se caracterizado como uma marca que valoriza as diferenças e o otimismo de seus usuários, sempre oferecendo qualidade, estilo individual, tecnologia e design inovadores. Tudo isso nos posiciona como a marca preferida de quem busca um veículo que reflita sua personalidade marcante e única, além da atual crescente procura pela versão elétrica”, comemorou Ricardo Humphrey, diretor da Mini para a América Latina. 

Agora, vem

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A Chevrolet promove a contagem regressiva para finalmente mostrar a nova Montana, prometida para o dia 1º de dezembro. O evento pela internet marcará também o início da pré-venda da nova geração da picape compacta, que deve vir maior em comparação à versão anterior. Os interessados em adquirir a picape podem fazer o cadastro no site da Chevrolet. Os inscritos poderão reservar o veículo com uma hora de antecedência em relação à abertura oficial da pré-venda. O site traz ainda um “teaser” da traseira da nova Montana. É a primeira vez que detalhes do design dessa parte do veículo são mostrados oficialmente. A Montana estreará um novo conceito de picape e será o próximo integrante da família de veículos global da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações dos Onix e Onix Plus (sedã) e Tracker. A nova Montana será equipada com o motor 1.2 turbo de três cilindros, com 133 cavalos e 21 kgfm de torque – o mesmo do utilitário esportivo Tracker – acoplado ao câmbio automático de 6 marchas. 

Passou raspando

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O Latin NCAP divulgou os resultados da Fiat Strada versão de quatro portas. Segundo o instituto de aferição independente, a proteção oferecida à cabeça e ao pescoço do motorista e do passageiro da frente foi boa. A proteção proporcionada ao peito do motorista foi média, enquanto a do peito do passageiro foi considerada satisfatória. A estrutura do habitáculo foi classificada instável e incapaz de suportar cargas maiores. No teste de impacto lateral, a cabeça do motorista recebeu proteção adequada, enquanto o tórax ganhou nota média. No impacto contra um poste, a proteção oferecida à cabeça e ao peito do condutor foi considerada ruim e o airbag lateral foi acionado de forma incorreta. O Latin NCAP divulgou que os testes foram feitos com o veículo a uma velocidade de 85 km/h. A picape não oferece aviso de cinto de segurança (SBR) nem limitador de velocidade de acordo o requisitos do Latin NCAP, mas conta com um ESC padrão.

Novo na praça

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A francesa Motul – uma das mais tradicionais marcas de óleos automotivos do mundo – anuncia o lançamento do X-Tech Clean 5W-30, com fabricação no Brasil. Trata-se do segundo óleo para motores de carros da linha X-Tech, que tem como proposta atender às exigências de uma significativa fatia do mercado de veículos com demanda de um lubrificante mais específico, mais compatível com motores a diesel. O X-Tech Clean 5W-30 pode ser usado também em propulsores a gasolina ou flex com catalisadores de três vias (TWC). “O lançamento é destinado a veículos que têm um sistema de gases de escapamento diferente dos demais, exigindo um lubrificante de especificação diferenciada, e para quem busca um produto de alto desempenho e vida útil do motor mais longa”, explica Mariano Perez, gerente-geral da Motul Brasil.

Posto à prova

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O SUV elétrico Seres 3 está sendo avaliado por motoristas e passageiros da 99, uma das maiores empresas de aplicativos de transporte do Brasil. Com porte indicado para quem precisa de um automóvel tanto para uso urbano quanto rodoviário – com 4,38 metros de comprimento, 1,85 metro de largura, 1,65 metro de altura e 318 litros de capacidade do porta-malas –, o Seres 3 tem motor dianteiro com 163 cavalos (120 kW) de potência e autonomia de 300 quilômetros pelo ciclo WLTP. O tempo de carregamento em estações rápidas é de 38 minutos para 80% da capacidade da bateria. Em termos de desempenho, o SUV acelera de zero a 100 km/h em 8,9 segundos e chega a 160 km/h. “Os carros da Seres já passaram por milhares de quilômetros de testes no Brasil. O Seres 3, especificamente, oferece informações adicionais por se tratar de um uso urbano severo e contínuo com motoristas diferentes. Essas informações poderão ser usadas para aprimorar o produto oferecido pela fabricante a seus clientes comuns”, revela Domingos Boragina, diretor de Marketing da Seres do Brasil. 

Otimismo sustentável

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A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2022 (COP 27) iniciou de forma diferente para o Brasil. Na edição anterior o país participou de forma apenas amena e não assinando nem mesmo a carta de compromisso para o fim dos carros a combustão. Desta vez, o Brasil já atua de forma mais incisiva, com um grupo escolhido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev – empresa de soluções para a eletromobilidade –, o avanço dos estudos e das discussões da Conferência deve trazer surpresas. “Quando tratamos da mobilidade elétrica, lembramos da recente aprovação do Parlamento Europeu em relação ao fim dos carros movidos a combustíveis fósseis. Esse foi um grande passo para o mundo, que teve como semente o evento da ONU em 2021”, destaca David. Entre os destaques do evento deste ano, está o plano de compensação para os países em desenvolvimento, apresentado pelos Estados Unidos. O enviado do país anunciou uma iniciativa global de créditos de carbono para países que fizerem a transição para formas mistas de energia.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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