A linha 2019 da Spin desembarca esse mês nas concessionárias de todo o Brasil. A minivan da Chevrolet ostenta uma remodelação estética ampla e generalizada, já antecipada pelas imagens da versão Activ divulgadas no final de junho. São diversas mudanças significativas no design externo e no interior, com o objetivo de acrescentar sofisticação e realçar a vocação multifuncional do veículo. A nova família Spin é oferecida em quatro versões: a inédita LS (R$ 63.990) com câmbio mecânico, como modelo de entrada, a LT (R$ 68.890 na manual e R$ 69.990 na automática), a LTZ (R$ 78.490 na mecânica e R$ 81.990 na automática) e a Activ7 (R$ 79.990 e R$ 83.490 com a segunda fileira de bancos corrediça, ambas automáticas) – a LTZ e a Activ são as topos de linha do modelo. Para todas as versões disponíveis, o motor é sempre o mesmo que já equipava o modelo anteriormente – um 1.8 bicombustível de 111 cavalos de potência abastecido com etanol e 17,7 kgfm de torque. Tanto a transmissão mecânica quanto a automática têm seis velocidades.
As configurações mais chamativas e com apelo diferenciado são a LTZ e a Activ7. A primeira realça o requinte de acabamento externo e interno, com cromados na moldura da grade do radiador, no friso traseiro e nas exclusivas rodas de 16 polegadas. Primeira a revelar a “cara” da nova linha, a Activ7 marca presença com o estilo aventureiro, sem deixar de lado a sofisticação. A mudança mais evidente em relação à versão aventureira do modelo anterior está no estepe, que saiu da tampa do bagageiro e foi para baixo do assoalho do porta-malas, como é em todo o restante da linha. Além disso, como o nome indica, a versão Active7 da minivan incorporou a terceira fileira de bancos e agora também leva sete pessoas – no modelo anterior, eram apenas cinco passageiros.
Segundo os engenheiros General Motors, uma nova calibração na transmissão automática conferiu à Spin 2019 mudanças de marchas com relação mais uniforme e trocas suaves, sem solavancos. Conforme dados do fabricante, a versão aventureira tem aceleração de zero a 100 km/h em 11,3 segundos, consumo na cidade de 10,3 km/l (gasolina) e 7 km/l (etanol) e na estrada de 12 km/l e 8,3 km/l, respectivamente com os mesmos combustíveis. Como em toda a família, a economia adicional da nova Spin vem da sexta marcha – que permite manter velocidades de cruzeiro mais elevadas com giros mais baixos – e também das aletas da grade do radiador, exclusivas da versão Active7, que abrem e fecham automaticamente conforme a velocidade do veículo para melhorar a aerodinâmica. Os números da LTZ são de 10,2 segundos na aceleração de zero a 100 km/h, 10,4 km/l (gasolina) e 7,8 km/l (etanol) no uso urbano e 13,2 km/l e 9 km/l no rodoviário.
A nova Spin herda os ângulos mais agudos dos novos utilitários esportivos da marca norte-americana, em especial do Equinox e do Tracker. Para aumentar o coeficiente aerodinâmico e contribuir para a eficiência energética, o capô da nova Spin é mais inclinado, os faróis mais afilados com ganho de luz diurna de leds, formando um conjunto elegante com o para-choque frontal. A traseira teve alterações mais perceptíveis, com um aerofólio afixado na parte de cima da tampa do porta-malas, lanternas envolventes e bipartidas, também seguindo a tendência utilizada nos utilitários esportivos da Chevrolet. No entanto, a maior mudança visual não somente na parte de trás mas em todo o veículo está na janela da porta doos, que movem o assento 5 centímetros para a frente e 6 centímetros para trás, distribuindo o espaço segundo as necessidades dos ocupantes e da bagagem. Nas versões de 5 lugares, a minivan tem porta-malas para 710 litros de capacidade de carga. Esse espaço, naturalmente, cai bastante nas versões com a terceira fila de bancos.
No interior, o maior ganho em sofisticação está na versão LTZ. Segundo a marca, foram empregados na versão materiais mais nobres no acabamento e adotadas tecnologias usadas em segmento superiores, que proporcionaram revestimentos dos assentos e do volante com mais qualidade e costura pespontada. O painel ganhou mais mostradores, um novo computador de bordo e “pegou emprestado” o quadro de instrumentos do Tracker. Para melhorar a ergonomia, foram atualizados as saídas do ar-condicionado, o porta-luvas, a moldura da central multimídia e os comandos dos vidros, das travas e dos retrovisores elétricos.
A nova Spin incorpora itens de série como ar-condicionado, direção com assistência elétrica e travas e vidros elétricos com acionamento por controle remoto por meio da chave de ignição. As versões LTZ e Activ trazem ainda câmera de ré com linhas guias, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, ajuste de altura dos faróis e luz de posição em leds. Em termos de conectividade e entretenimento, a minivan vem com o sistema multimídia MyLink compatível com Android Auto ou Apple CarPlay. Como opcional, traz o já conhecido sistema de telemática OnStar, que além dos serviços de conectividade, informações de segurança contra roubo ou furto que facilitam a recuperação do veículo pela polícia, agora é capaz de alertar o condutor sobre eventual esquecimento de passageiros e objetos no interior antes de o veículo ser trancado. A nova família da minivan da Chevrolet tem oito opções de cores – Preto Ouro Negro, Branco Summit, Prata Switchblade, Cinza Satin Steel, Cinza Graphite, Azul Blue Eyes, Azul Caribe (exclusiva da LTZ) e Amarelo Stone (somente na Activ).