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Para demandas distintas

A BMW coloca mais um elétrico no mercado brasileiro. Com preços a partir de R$ 496.950, o i4 chega disponível nas versões eDrive40 e M50. A primeira, mais focada em autonomia, tem 340 cavalos de potência (250kW) e 43,5 kgfm de torque. Com esse conjunto, acelera de zero a 100 km/h em 5,7 segundos, com uma bateria de 80,7 kWh que proporciona até 590 quilômetros de autonomia. Já a M50 prioriza um desempenho mais esportivo. São 544 cavalos (400kW) de potência e 79,5 kgfm, que conferem uma aceleração até os 100 km/h em apenas 3,9 segundos, mesma do M3. A bateria tem os mesmos 80,7 kWh, mas o carro tem dois motores e uma autonomia de 510 quilômetros. “Para a BMW, o futuro é elétrico, circular e digital. O lançamento do i4 reforça a nossa estratégia de que, até 2030, o mercado de carros premium será pelo menos 50% elétrico”, promete Aksel Krieger, CEO e presidente do BMW Group Brasil. 

Colateral

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De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), foram produzidas em outubro 206 mil unidades entre carros de passeio, comerciais leves, caminhões, ônibus e implementos agrícolas e rodoviários, uma alta de 15,1% sobre o mesmo mês do ano passado e leve queda – de 0,8% – em relação a setembro. Novamente, houve algumas paralisações de fábricas por falta de componentes, além de paradas no dia 31 por conta de bloqueios em estradas por eleitores do candidato derrotado na eleição presidencial, insatisfeitos com os resultados revelados pelas urnas. Já a produção acumulada de 1,962 milhão de unidades superou em 7,1% o volume dos dez primeiros meses de 2021. “O ritmo diário de vendas vinha mantendo viés de alta, mas foi interrompido por conta das manifestações do último dia do mês. Sem essa questão, a média diária ficaria em torno de 9,5 mil unidades, porém, ficou em 9 mil”, explicou Márcio de Lima Leite, presidente da Anafavea.

O último dos térmicos?

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A Automobili Lamborghini está prestes a apresentar o novo Huracán Sterrato, o primeiro superesportivo concebido para oferecer o máximo de performance no asfalto e no off-road severo. O veículo ainda não está à venda. Os dados de consumo de combustível e desempenho estão em fase de homologação. Como já foi mostrado algumas vezes este ano, o Sterrato seria o último modelo da Lamborghini a ter um motor 100% a combustão. A fabricante de Sant’Agata Bolognese revelou em 2019 um conceito com a nomenclatura Sterrato em configuração cupê. Aquele conceito tinha sistema de esterçamento das quatro rodas e uma carroceria robusta com reforços na parte inferior e uma placa de proteção traseira que também tinha a função de difusor.

Edição de estilo

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Desembarcam no Brasil as versões Style Edition dos Porsche 718 Boxster e 718 Cayman, com preços sugeridos de R$ 519 mil e de R$ 539 mil, respectivamente. Os dois modelos têm motor central. Em termos de trem de força e chassi, os Style Edition são iguais. Ambos são equipados com o motor boxer de 2,0 litros turbo de 220 kW (300 cavalos) de potência e 38,5 kgfm de torque, associado à transmissão PDK de dupla embreagem com 7 marchas, com aceleração de zero a 100 km/h em 4,7 segundos e velocidade máxima de 275 km/h. O 718 Boxster e o Cayman Style Edition trazem de série itens como faróis principais bixenônio com luzes diurnas de leds, Park Assist dianteiro e traseiro com câmera de ré, espelhamento para Apple CarPlay, controle de cruzeiro, retrovisores externos e interno com escurecimento automático, volante multifuncional em couro liso com função de aquecimento, climatização automática de duas zonas e revestimento interior em couro preto com costuras contrastantes em giz.

Zero por aluguel

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A possibilidade de ter um zero-quilômetro na modalidade aluguel está se tornando “febre” no Brasil. A Kinto, empresa de mobilidade da Toyota, anuncia a ação “Black November” em seu serviço Kinto Share, de aluguel e compartilhamento de veículos. Durante todo o mês de novembro, a campanha oferece descontos aos clientes que fecharem pacotes com cinco ou sete diárias de modelos Toyota ou Lexus. O serviço de compartilhamento pode ser contratado via aplicativo Kinto Share Latam, disponível para Android e iOS, em todo o território nacional. Nessa modalidade, o cliente pode optar por alugar modelos por horas, dias e até um mês, com seguro, suporte técnico vinte e quatro horas em todos os dias da semana, assistência em viagem e manutenção inclusos. Recentemente, a empresa lançou também a solução em assinaturas de seminovos da Toyota, com baixa quilometragem e preços 25% mais acessíveis em comparação aos zero-quilômetro. 

Olho na bateria “comum

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Um dos problemas mais frequentes em termos de manutenção veicular está relacionado à bateria. É importante fazer uma checagem geral no automóvel. Para ajudar o motorista, o GetNinjas – aplicativo de contratação de serviços – separou cinco dicas de como cuidar da bateria do carro “comum”, não do elétrico:
1. Colocar o carro para andar – Quanto mais o carro roda, mais a bateria dura. Se a bateria ficar sem uso por um longo período de tempo, ocorre o processo químico conhecido como sulfatação, que diminui a vida útil da peça. O recomendado é que se ligue o motor uma vez por semana por pelo menos cinco minutos.
2. Atenção antes de dar partida – Não deixar equipamentos ligados no momento da partida – como faróis, rádio e ar-condicionado. A bateria é a fonte de energia para todos os equipamentos elétricos do carro.
3. A capacidade da bateria – Verificar a capacidade suportada pela bateria e pelo alternador antes de instalar algum aparelho novo. Evitar a colocação de acessórios não originais.
4. Fazer revisões preventivas – Se a bateria apresentar algum sinal de falha, como sons incomuns ou dificuldade na hora de dar partida, é bom correr para uma oficina de confiança.
5. Cuidado na escolha do alternador – O equipamento serve para transformar energia mecânica em elétrica. Por isso, é fundamental escolher um alternador que tenha a mesma amperagem da bateria.

Arco-íris eletrônico

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A revista “Time” elegeu o BMW iX Flow, apresentado na CES deste ano, em Las Vegas, como uma das melhores invenções tecnológicas de 2022. O modelo tem capacidade de variar a tonalidade da carroceria de acordo com o desejo do motorista. Chamada de E Ink, a tecnologia permite uma série de personalizações. Tudo funciona por meio de uma tecnologia normalmente utilizada nas telas de e-Books. A pintura do iX Flow é composta por milhões de microcápsulas, com diâmetro equivalente à espessura de um fio de cabelo humano. Cada uma dessas microcápsulas contém pigmentos brancos – com carga negativa – e pigmentos pretos – com carga positiva. Dependendo da configuração escolhida, basta um estímulo por meio de um campo elétrico para que os pigmentos se acumulem na superfície da microcápsula para dar à carroceria a tonalidade desejada. O protótipo ainda não tem previsão de entrar em produção de série.

Por Daniel Dias/AutoMotrix – Fotos: Divulgação

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